Buscar

Apol 2 Relacoes Trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
O dirigente sindical possui estabilidade da relação de emprego, assegurada pela Constituição da República/88, significando que não pode ser demitido.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente se for eleito e no período de duração de seu mandato.
	
	B
	Desde o registro de sua chapa, e sendo eleito, até um ano após o término de seu mandato, tendo que ficar à disposição de seu empregador durante todo o período pelo menos a metade de sua jornada diária de trabalho.
	
	C
	Desde o registro de sua candidatura, e sendo eleito, até um ano após o término de seu mandato.
Você acertou!
A alternativa “c” está correta, o diploma constitucional veda em seu artigo 8º, inciso VIII, a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
	
	D
	Desde o registro de sua chapa, e sendo eleito, até o último dia de seu mandato.
	
	E
	Desde o registro de sua chapa, e não sendo eleito, durante o primeiro ano após o pleito.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
Após a aplicação do tratamento estatístico dos dados coletados na pesquisa salarial, parte-se para a elaboraçãoda política  salarial da empresa. Sobre a política salarial, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Uma vez definida, a política salarial não pode ser alterada.
 
II - São algumas variáveis para a definição da política salarial: benefícios salariais, estímulos e incentivos ao desempenho aos colaboradores.
 
III - A promoção vertical ocorre quando há alteração na descrição do cargo.
 
IV - A promoção horizontal é representada pelo aumento salarial concedido por aprimoramento profissional.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e IV;
	
	B
	Apenas a afirmação I;
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV;
Você acertou!
 
	Uma vez definida, a política salarial não pode ser alterada. De acordo com Moreno (2014, p.199), a política salarial não é estática, é dinâmica e evolui, aperfeiçoando com sua aplicação em situações que se modificam com rapidez. Portanto, afirmativa incorreta.
	São algumas variáveis para a definição da política salarial: benefícios salariais, estímulos e incentivos ao desempenho aos colaboradores. De acordo com Moreno (2014, p.199) cita que os benefícios sociais, estímulos e incentivos ao desempenho dedicado dos empregados e oportunidades de crescimento profissional são mais alguns aspectos importantes da política salarial. Portanto, afirmativa correta.
	A promoção vertical ocorre quando há alteração na descrição do cargo. De acordo com Moreno (2014, p.201), a promoção vertical é quando ocorre a passagem para um cargo de grau superior. Portanto afirmativa incorreta.
	A promoção horizontal é representada pelo aumento salarial concedido por aprimoramento profissional. De acordo com Moreno (2014, p.199) a promoção horizonta é configurada quando ocorre um aumento salarial concedido por mérito – aprimoramento profissional. Portanto, afirmativa correta.
 
Alternativa correta: C
	
	D
	Apenas a afirmação III;
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Lars e James trabalham no departamento de gestão de pessoas empresa Savóia. Os dois foram comunicados que seus salários seriam alterados após a última reunião da diretoria. Lars finalizou um curso de pós graduação em gestão de pessoas, enquanto que James foi promovido de assistente em administração para supervisor de gestão de pessoas. Sobre a situação, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Lars e James tiveram seus salários reajustados pelo mesmo motivo: reclassificação de cargo.
II - Lars teve aumento salarial, pois foi promovido horizontalmente na empresa.
III - James teve aumento salarial, pois foi promovido horizontalmente na empresa.
IV- James e Lars tiveram aumento salarial, pois foram promovidos tanto horizontalmente quanto verticalmente.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmações II e III;
	
	B
	Apenas a afirmação I;
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV;
	
	D
	Apenas a afirmação II;
Você acertou!
I. Lars e James tiveram seus salários reajustados pelo mesmo motivo: reclassificação de cargo. De acordo com Moreno (2014, p.201) a reclassificação de cargo ocorre quando há alteração na descrição/escopo do cargo – aumento de grau, o que não ocorre na situação de Lars e James, Portanto afirmativa incorreta.
II. Lars teve aumento salarial pois foi promovido horizontalmente na empresa. De acordo com Moreno (2014, p.201) a promoção horizontal representa o aumento salarial concedido pelo mérito, aprimoramento profissional, o que ocorre na situação relatada, portanto afirmativa correta.
III. James teve aumento salarial pois foi promovido horizontalmente na empresa. De acordo com Moreno (2014, p.201) a promoção horizontal representa o aumento salarial concedido pelo mérito, aprimoramento profissional, o que não ocorre na situação relatada, portanto afirmativa incorreta.
IV. James e Lars tiveram aumento salarial pois foram promovidos tanto horizontalmente quanto verticalmente. De acordo com Moreno (2014, p.201) a promoção vertical ocorre quando o aumento é concedido na passagem para um cargo de nível superior, que ocorre apenas com James. Portanto afirmativa incorreta
Alternativa correta: D
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários
Nós nos conhecemos, conhecemos o mundo em que vivemos e nos posicionamos estrategicamente para sobreviver na sociedade.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Em estratégia empresarial, cruzamos informações sobre o ambiente interno e o ambiente externo à empresa. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente externo à empresa.
Você acertou!
Em estratégia empresarial, cruzamos informações sobre o ambiente interno e o ambiente externo à empresa. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente externo à empresa. (Guia 03)
	
	B
	Em estratégia empresarial, utilizamos, somente, informações sobre o ambiente interno à empresa. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente interno à empresa.
	
	C
	Em estratégia empresarial, utilizamos informações, somente, sobre o ambiente externo à empresa. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente externo à empresa.
	
	D
	Em estratégia empresarial, cruzamos informações sobre o ambiente externo e o mercado internacional. O estudo sobre o funcionamento dos mercados diz respeito ao ambiente interno à empresa.
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
Sabemos que os princípios basilares do Direito do Trabalho, visam acima de tudo a preservação dos direitos do trabalhador frente a sua hipossuficiência na relação laboral, tanto da esfera individual, quanto da esfera coletiva. O Princípio da Unicidade Sindical, sendo um desses princípios também prevê determinada proteção ao empregado. 
Analise as respostas abaixo e assinale a que melhor explica o princípio em evidência.
Nota: 20.0
	
	A
	É proibido em uma mesma base territorial mais de um sindicato representativo de uma mesma categoria profissional.
Você acertou!
A alternativa “a” está correta, o diploma constitucional veda em seu artigo 8º, inciso II, a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município. Dessa forma, as demais respostas são falsas, pois entende-se como base territorial a área de um Município e a convenção coletiva de trabalho não tem a prerrogativa de fixar disposição contrária
à Constituição Federal. Ao mesmo tempo em que, tendo o empregado dois empregos em segmentos diferentes, terá automaticamente vinculo em duas entidades de classe e a regra para o sindicato único vale tanto para o empregado, quanto para o empregador.
	
	B
	A base territorial de que trata o princípio da unicidade sindical é corresponde a um Estado-Membro.
	
	C
	Desde que devidamente ajustado em convenção coletiva de trabalho as categorias envolvidas podem criar tantas entidades de classe, quanto quiserem.
	
	D
	Pelo princípio da unicidade sindical, também chamado de sindicato único, pode-se entender que tendo o empregado mais de um emprego, independentemente de ser em segmentos distintos, terá que escolher somente um sindicato para representá-lo.
	
	E
	Somente o empregador poderá se filiar a mais de uma entidade representativa de sua categoria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais