Buscar

Apol 1 Relacoes Trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Cargos e Salários
Este é o problema (?), ou a pergunta, da Ciência Econômica: a escassez dos recursos para atender as necessidades ilimitadas. Por isso, estamos o tempo todo diante de situações decisórias e precisamos escolher entre as possibilidades que temos diante de cada caso cotidiano de decisão.
 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina, somente, a ação coletiva em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições tecnológicas da humanidade.
	
	B
	A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual em seus aspectos mais estreitamente ligados à restrição do uso das condições tecnológicas.
	
	C
	A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições materiais do bem-estar.
Você acertou!
A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições materiais do bem-estar. (Guia de estudo aula 01)
	
	D
	A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação subjetiva em seus aspectos ligados à restrição do uso das condições materiais e tecnológicas.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
A administração de cargos trata de assuntos relativos aos Recursos Humanos, principalmente no que tange a função, cargos, descrição de cargo, requisitos mínimos, valor relativo, valor absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho.
Com base no material apresentado, nas aulas e nos seus estudos, qual das definições abaixo corresponde à de FUNÇÃO?
Nota: 0.0
	
	A
	Conjunto de responsabilidades atribuídas a uma pessoa;
	
	B
	Conjunto de tarefas atribuídas a uma pessoa;
	
	C
	Conjunto de atividades atribuídas a uma pessoa;
	
	D
	Conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa;
Função é um substantivo feminino que indica um cargo, um exercício, uma missão, uma incumbência, uma utilidade, um entendimento. Para o RH a função é o conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa.
 
	
	E
	Conjunto de procedimentos atribuídos a uma pessoa.
Questão 3/5 - Relações Trabalhistas
A relação trabalhista entre o empregador e o empregado pode ser analisada em diversas situações, tais como em contratos com profissionais, estagiários e aprendizes. Sobre as relações trabalhistas, analise as afirmativas a seguir:
I. A relação entre o empregador e o estagiário cria vínculo empregatício.
II. O registro do estágio é facultativo na Carteira de Trabalho do estagiário.
III. O exame admissional é de responsabilidade do empregado, podendo ser apresentado durante o período de experiência.
IV. O contrato de estágio entre o indivíduo e o empregador é celebrado através do Termo de Compromisso de Estágio.
 
Estão CORRETAS as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas
Você acertou!
	A relação entre o empregador e o estagiário cria vínculo empregatício.
	O registro do estágio é facultativo na Carteira de Trabalho do estagiário.
	O exame admissional é de responsabilidade apenas do empregado, podendo ser apresentado durante o período de experiência.
	O contrato de estágio entre o indivíduo e o empregador é celebrado através do Termo de Compromisso de Estágio.
 De acordo com a rota de estudos, sobre a relação de trabalho do estagiário, traz que o Ofício-Circular nº 2 – MTE/99 dispensa a anotação do estágio na Carteira de Trabalho, uma vez que o contrato é celebrado Termo de Compromisso de Estágio e inexiste vínculo empregatício. Portanto as afirmativas I está incorreta e ela valida as afirmativas II e IV. Ainda de acordo com a rota de estudos, A Norma Regulamentadora nº 07 determina que o exame admissional deve ser realizado antes que o trabalhador assuma as suas atividades, invalidando assim a afirmativa III.
 Afirmativa correta: C
 
	
	D
	Afirmativa III, apenas.
	
	E
	Afirmativa IV, apenas.
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários
A empresa Everest está atuando no ramo de distribuição de alimentos há mais de 15 anos, tendo como sede a cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Possui um nível de colaborados mais operacionais e, portanto nunca investiu em uma política de remuneração ou mesmo em nenhum planejamento voltado para uma administração de cargos e salários. 
Na Everest foi contratado um novo gestor de Recursos Humanos – O Sr. Jorge de Souza, que está pretendendo implantar o plano de cargos e salários, como forma de motivar e incentivar os colaboradores, pois tem percebido que o grupo está com baixo desempenho e reclamando das condições que a empresa tem disponibilizado a eles.
Apesar da ação do Sr. Jorge ter o intuito de melhoria para todos, ele tem pela frente uma grande missão, a de convencer os diretores da empresa e ter o consentimento para implantação do plano. Nestes últimos dias, ele tem ouvido que a diretoria tem reclamado da alta taxa de impostos, da crise econômica, da concorrência acirrada, da exigência do mercado e dos clientes que têm influenciado negativamente no desempenho da empresa.
Embora, com todas essas queixas do estratégico, o Sr. Jorge acredita que a implantação de um plano de cargos e salários seria salutar para Everest. 
Em sua opinião quais os argumentos abaixo deveriam ser utilizados pelo Sr. Jorge para convencer a sua diretoria? 
I – Mostrar que o Plano de Cargos e Salários irá contribuir para a consolidação da estrutura organizacional da Empresa. 
II – Que por meio do plano de cargos e salários poderá ser definida as atribuições e responsabilidadesde cada cargo. 
III – Garantir a permanência e melhor aproveitamento dos recursos humanos da empresa, por meio da aplicação de uma política salarial mais justa. 
IV – Que por meio da análise dos cargos e salários será possível a Everest, rever, fundir e eliminar cargos desnecessários, gerando economia.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas estão Corretas.
	
	B
	Apenas a alternativa IV está Incorreta.
	
	C
	As alternativas I e II estão incorretas.
	
	D
	As alternativas I, II, IV estão Corretas.
Nenhum plano de cargos e Salários poderá garantir à permanência de um empregado a empresa. Poderá sim, ser um fator motivacional que trabalhará em favor da retenção dos talentos, mas não garante a permanência. E uma política salarial mais justa não é garantia de que o funcionário permaneça na organização.
	
	E
	As alternativas I e IV estão Incorretas.
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
Somos sabedores de que o direito do trabalho em nosso País teve uma evolução muito tímida ao longo dos tempos e que somente a partir da promulgação da Constituição Federal/88 o trabalhador viu garantidas suas maiores vitórias trabalhistas. A Constituição de 1988, intitulada de “Constituição Cidadã”, garantiu e consolidou no bojo de suas previsões, a maioria dos direitos trabalhistas, e em algumas situações quase que os regulamentando, tarefa própria da legislação infraconstitucional.
Você certamente já ouviu falar dessa particularidade de nossa atual constituição federal, pois é assunto de várias discussões jurídicas e é chamada de:
Nota: 0.0
	
	A
	A constitucionalização do direito do trabalho.
A alternativa “a” está correta, termo comumente utilizado pelos juristas, principalmente após a promulgação da Constituição de 1988, quando condiciona muitas das normas de condutas especialmente das relações entre os particulares, e particularmente na relação laboral, dando-lhes o crivo constitucional. Os direitos e garantias do cidadão, bem como, os direitos sociais e trabalhistas são também dispostos
pela CF/88, mas não particularizando a discussão acerca da constitucionalização do direito trabalhista. E por mais que se pareça com uma regulamentação do direito laboral, a CF/88 não se presta para isso, sendo tarefa da legislação infraconstitucional.
	
	B
	Princípio da segurança jurídica.
	
	C
	Direitos e garantias do cidadão.                   
	
	D
	Direitos sociais e trabalhistas.
	
	E
	A regulamentação constitucional do direito laboral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais