A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PADRÕES GRASP (II)

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão
	
	
	
	O General Responsability Assignment Software Pattener que define a responsabilidade: Comportamentos com o mesmo nome mas que fazem operações deferentes. Trata-se de?
		
	
	Information Expert
	
	Pure Fabrication
	
	High Coesion
	 
	Polymorphis
	
	Indirection
	
Explicação:
Polymorphism (Polimorfismo) - através de uma interface única, eu possa encapsular vários comportamentos.
De acordo com o princípio do polimorfismo, a responsabilidade de definir a variação dos comportamentos com base no tipo é atribuída ao tipo para o qual essa variação ocorre. Isto é conseguido utilizando operações polimórficas.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dado o diagrama de sequência identifique o padrão GRASP
		
	
	Information Expert
	
	Indirection
	 
	Controller
	
	Pure Fabrication
	
	Polymorphis
	
Explicação:
O padrão controlador atribui a responsabilidade de manipular eventos do sistema para uma classe que não seja de interface do usuário (UI) que representa o cenário global ou cenário de caso de uso. Um objeto controlador é um objeto de interface não-usuário, responsável por receber ou manipular um evento do sistema.
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação à arquitetura MVC, considere: I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negócio que governam o acesso e atualização destes dados. II. O VIEW acessa os dados da empresa através do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. É de responsabilidade do VIEW manter a consistência em sua apresentação, quando o MODEL é alterado. III. O CONTROLLER traduz as interações do VIEW em ações a serem executadas pelo MODEL. Com base na interação do usuário e no resultado das ações do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada. IV. Permite uma única VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um fluxo de comunicação sequencial. Está correto o que se afirma em
		
	 
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
Explicação:
A afirmativa IV é incorreta porque o padrão de arquitetura MVC (Model-View-Controller) é uma combinação de padrões centrada no padrão Observer e consiste de três participantes:
Model: representa os dados da aplicação e regras de negócio associadas com os dados. Notifica o View sobre alterações.
View: é um Observer para o Model. Notifica o Controller sobre eventos iniciados pelo usuário e lê dados do Model.
Controller: é um Observer para o View. Encapsula lógica de controle que afeta o Model e seleciona View.
O MVC é utilizado em muitos projetos devido à arquitetura que possui, o que possibilita a divisão do projeto em camadas muito bem definidas. Cada uma delas, o Model, o Controller e a View, executa o que lhe é definido e nada mais do que isso.
A utilização do padrão MVC trás como benefício isolar as regras de negócios da lógica de apresentação, a interface com o usuário. Isto possibilita a existência de várias interfaces com o usuário que podem ser modificadas sem que haja a necessidade da alteração das regras de negócios, proporcionando assim muito mais flexibilidade e oportunidades de reuso das classes.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Paradigma Orientado a Objetos com os padrões de responsabilidades GRASP definem que a melhor técnica de programação POO é:
		
	
	Desenvolver as classes com a menor coesão e maior acoplamento possível.
	
	Desenvolver as classes sem coesão e com acoplamento.
	 
	Desenvolver as classes com a maior coesão e menor acoplamento possível.
	
	Desenvolver as classes com a menor coesão e menor acoplamento possível.
	
	Desenvolver as classes com a maior coesão e maior acoplamento possível.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(CESPE - 2010 - INMETRO) A coesão e o acoplamento são formas de se avaliar se a segmentação de um sistema em módulos ou em componentes foi eficiente. 
Acerca da aplicação desses princípios, assinale a opção correta.
		
	
	Um benefício da alta coesão é permitir realizar a manutenção em um módulo sem se preocupar com os detalhes internos dos demais módulos.
	 
	Os componentes ou os módulos devem ser fortemente coesos e fracamente acoplados.
	
	O baixo acoplamento pode melhorar a manutebilidade dos sistemas, pois ele está associado à criação de módulos como se fossem caixas-pretas.
	
	A modularização do programa em partes especializadas pode aumentar a qualidade desses componentes, mas pode prejudicar o seu reaproveitamento em outros programas.
	
	Os componentes ou os módulos devem apresentar baixa coesão e um alto grau de acoplamento.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que está relacionada com o padrão GRASP utilizado para conectar a camada de interface com o usuário e a camada de negócios da aplicação?
		
	
	Coesão alta
	
	Especialista da informação
	
	Polimorfismo
	
	Baixo acoplamento
	 
	Controlador
	
Explicação:
Alguns padrões da família GRASP: Expert, Creator, High Coesion, Low Coupling, Controller, ou seja: Especialista; Criador; Baixo Acoplamento (Acoplamento Fraco).
Um controlador (controller) é o primeiro objeto além da camada de interface com o usuário que é responsável por receber ou tratar uma mensagem de operação do sistema. De forma mais simples, este é um padrão de projeto de delegação, pois, normalmente um controlador deve delegar a outros objetos o serviço que precisa ser feito; ele coordena ou controla a atividade.
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual padrão GRASP tem como um de seus objetivos minimizar o impacto na camada de negócio referente às alterações nos requisitos da interface com o usuário?
		
	
	Especialista da Informação
	
	Indireção
	 
	Controlador
	
	Mediador
	
	Alta Coesão
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos padrões GRASP, Pressman (2006) explica que a coesão implica que um componente ou classe encapsule somente os atributos e operações muito relacionadas a si e com a classe do componente ou classe propriamente dito.
Relacione os tipos de coesão com a sua real definição:
1- Ocorre quando um módulo executa um e somente um cálculo, e então retorna o resultado.
2- Todas as operações que tem acesso aos mesmos dados são definidas dentro de uma classe.
3- Ocorre quando uma camada de mais alto nível tem acesso a serviços de camadas mais baixas, mas camadas mais baixas, não tem acesso a camadas mais altas.
		
	
	1- FUNCIONAL, 2- EM CAMADA, 3- COMUCACIONAL.
	
	1- COMUCACIONAL, 2- EM CAMADA, 3- FUNCIONAL.
	 
	1- FUNCIONAL, 2- COMUCACIONAL, 3- EM CAMADA.
	
	1- COMUCACIONAL, 2- FUNCIONAL, 3- EM CAMADA.
	
	1- EM CAMADA, 2- FUNCIONAL, 3- COMUCACIONAL.
	
Explicação:
Essa resposta está CORRETA, porque corresponde exatamente a cada uma das definições dos tipos de Coesão determinada por Presman.