Buscar

Avaliação » GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0659_AV_201301859672 » GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	 1a Questão (Ref.: 201302100387)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal 6938/81, e sua principal regulamentação é dada pela Resolução CONAMA 237/97. No processo de Licenciamento Ambiental,
		
	 
	a Licença de Instalação é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
	
	o prazo de validade da Licença Prévia (LP) deverá ser maior que o estabelecido pelo cronograma de elaboração dos projetos relativos ao empreendimento, ficando definido um mínimo de 5 (cinco) anos.
	
	compete ao Órgão de Controle Ambiental Estadual o licenciamento ambiental de atividades que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da CNEN.
	
	o prazo máximo de análise e parecer de cada modalidade de licença, bem como para a formulação de exigências complementares, de projetos em que foi solicitada, no Termo de Referência, a elaboração de um EIA/RIMA é de 24 (vinte e quatro) meses.
	 
	os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, isto é, ou em nível federal, ou em nível estadual, ou em nível municipal, no caso de impacto local e de delegação do Estado por instrumento legal.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301987909)
	
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.
		
	
	Ecologia, veterinária e relações internacionais.
	
	Ecologia, tecnologia e segurança.
	 
	Saúde humana, segurança e ecologia.
	 
	Comércio, segurança e meio ambiente.
	
	Informação, saúde humana e tecnologia.
	
	 3a Questão (Ref.: 201302033624)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Quando pensamos no manejo e manutenção dos recursos naturais, sabemos que um mesmo recurso pode trazer benefícios ecológicos e também benefícios econômicos. Assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, benefícios ou serviços ecológicos importantes para a manutenção de em uma floresta.
		
	
	Armazenamento de carbono atmosférico, geração de empregos e retirada de lenha.
	
	Redução da erosão do solo, retirada de madeira e mineração.
	 
	Purificação do ar, redução da erosão do solo, influências no clima local e regional.
	
	Fornecimento de numerosos habitats para animais selvagens, recreação e retirada de lenha.
	
	Purificação da água, fornecimento de polpa para fabricação de papel e recreação.
	 4a Questão (Ref.: 201302010449)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Para facilitar a navegação, diversas formas de intervenção nos cursos da água são possíveis. Acerca desse assunto e das consequências ambientais de cada tipo de intervenção, julgue os itens a seguir.
		
	 
	Em áreas contaminadas por metais pesados, a dragagem do leito do rio para aumento da profundidade do canal pode causar profundos impactos na saúde pública.
	 
	Caso uma obra de retificação de cursos de água esteja integrada ao Programa de Aceleração do Crescimento, deve ser dispensada a avaliação de impacto ambiental.
	 
	Obras de retificação de cursos de água não interferem na elevação do leito em regiões de estuário.
	 
	Com a retificação do rio, prevê-se, a médio prazo, um aumento na concentração de hidrocarbonetos aromáticos em suas águas.
	 
	A retificação de rios traz benefícios econômicos e sociais para a população e, portanto, não há possibilidade de resistência a essa intervenção.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301987974)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Descreva o significado da numeração de uma placa de identificação de transporte de produtos perigosos. Exemplifique.
	Gabarito: O número localizado na parte superior da placa indica o Número de Risco e o número localizada na parte inferior da placa identifica o Produto, número ONU. Exemplo: parte superior = 33 (nº de risco) e parte inferior = 1210 (nº ONU)
	
	 6a Questão (Ref.: 201301987902)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Após estudo dos Riscos Ambientais, inicia-se o processo de Gerenciamento. Para tanto definimos estratégias a seguir. Indique a opção que corresponde ao processo de Gerenciamento de Riscos Ambientais.
		
	
	Estudo de toxidade, seleção da remediação e revisão do monitoramento.
	
	Escolha de alternativas, monitoramento e estudo da exposição.
	 
	Escolha de alternativas, seleção da remediação e implatação de projeto de remediação.
	
	Identificação, caracterização e desenvolvimento de alternativas.
	 
	Caracterização do risco, implantação da remediação e identificação do perigo.
	
	 7a Questão (Ref.: 201302038245)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os resultados das pesquisas sobre a dinâmica e o desenvolvimento dos ecossistemas podem ser usados para o planejamento e manejo ambiental. Considerando-se o manejo para a restauração de uma área primitivamente florestal que foi degradada por agricultura mecanizada, pode-se afirmar que
		
	 
	se trata de um processo dirigido de sucessão secundária. 
	
	devem ser usadas espécies de plantas climáxicas e resistentes ao pastejo. 
	
	os predadores devem ser introduzidos desde o início do processo.
	
	a biomassa vegetal e animal apresentarão crescimento ilimitado. 
	
	todas as espécies de plantas devem ser heliófitas e resistentes à seca.
 
	 8a Questão (Ref.: 201302031786)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A superexploração de aqüíferos é a extração de água subterrânea que ultrapassa os limites de produção das reservas reguladoras ou ativas do aqüífero, iniciando um processo de rebaixamento do nível potenciométrico que irá provocar danos ao meio ambiente ou para o próprio recurso. Para evitar a exaustão do aqüífero, recomenda-se que a água subterrânea:
		
	
	seja retirada apenas por alguns anos e jamais de forma permanente.
	
	seja explorada por ser um recurso renovável, sem a necessidade de um sistema de gerenciamento e de monitoramento específico.
	
	seja retirada por muitos anos, desde que de forma intermitente, sempre em volumes variáveis e condicionada a estudos prévios do volume armazenado no subsolo e das condições climáticas e geológicas de reposição.
	 
	seja retirada de forma permanente e em volumes constantes, por muitos anos, desde que esteja condicionada a estudos prévios do volume armazenado no subsolo e das condições climáticas e geológicas de reposição.
	
	não seja explorada por ser um recurso de valor inestimável para a sobrevivência das espécies no planeta.
	
	 9a Questão (Ref.: 201302033142)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Para que uma mutação se fixe na população, é necessário que ela aumente o fitness dos organismos. Essas mutações ocorrem por alterações discretas na sequência do DNA, onde cada nucleotídeo pode mudar para uma das outras 3 sequências possíveis. Cada mutação pode ser vista como passos em uma caminhada adaptativa que termina quando uma sequência tem mais fitness que todas as outras. Sobre o modelo descrito, considere as afirmativas abaixo. I - Os passos adaptativos são dados de acordo com uma regra complexa, sendo o primeiro passo sempre o mais adaptativo. II - Evidências experimentais mostram que micro-organismos podem regular o primeiro passo para que ele seja o mais adaptativo. III - A sequência selvagem é uma sequência aleatória. Está correto APENAS o que se afirma em
		
	
	I e III.
	
	I.
	 
	I e II.
	
	III.
	
	II e III.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301984440)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Como são feitos os programas de monitoramento de riscos? Cite a principal importância dele no gerenciamento de riscosambientais.
	
Gabarito: Devem ser delineados para cada risco potencial e ser realistas o suficiente ao adotarem níveis de sensibilidade que produzam alertas. Uma das maneiras de delinear essas estratégias de monitoramento é simular uma situação específica que se deseja evitar e, então, avaliar se, com os erros é possível, pelo monitoramento, evitar a situação indesejável prevista. Ele também é muito importante para que haja o acompanhamento dos resultados efetivos etapa por etapa, possibilitando mudanças de planos ao longo do tempo para um melhor resultado do gerenciamento.
	
	 11a Questão (Ref.: 201301984433)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Quanto a ambiente, podemos dizer que é correto afirmar:
		
	
	Ambiente é tudo o que cerca a Terra: planetas, estrelas e asteróides, somente.
	
	Ambiente está relacionado a exploração de recursos minerais pelo homem
	 
	Ambiente é tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação.
	
	Ambiente é a vizinhança que cerca nossa residência, relacionada a áreas verdes.
	
	Ambiente não inclui o meio sócio-cultural do homem e muito menos a relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo mesmo.

Outros materiais