Buscar

Avaliação Normalizações Ambientais 11-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0662_AV_201307113281 » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	 1a Questão (Ref.: 201307217232)
	
	A Ciência ainda não tem solução para todos os problemas nem respostas para todas as questões que envolvem as atividades humanas e, portanto, aos impactos ambientais que essas atividades podem produzir. Com o fim de proteger o meio ambiente, os estados devem aplicar amplamente o critério de precaução conforme as suas capacidades.
Como então podemos identificar o princípio da cautela ou da precaução?
		
	Gabarito: Resposta típica: Aquele que recomenda que não se deve fazer intervenções no meio ambiente antes de ter a certeza de que elas não serão adversas para o mesmo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O princípio da cautela ou precaução é aquele que recomenda que não se deve fazer intervenções no meio ambiente antes de ter a certeza de que elas não serão adversas para o mesmo.
	
	 2a Questão (Ref.: 201307374939)
	
	Em novembro de 1990, a Câmara de Comércio Internacional definiu os princípios da gestão ambiental, com o objetivo de auxiliar as empresas a melhorarem seus desempenhos ambientais. Com relação a natureza e características desses princípios, podemos afirmar, EXCETO:
		
	 
	Prioridade no enfoque - este princípio tem como prioridade considerar as repercussões financeiras antes de dar início a alguma atividade ou até mesmo antes de abandonar alguma atividade.
	
	Educação de pessoal - este princípio, o importante é educar, treinar e motivar seu pessoal, a fim de que possam desempenhar suas tarefas de forma competente em relação ao ambiente.
	
	Prioridade organizacional - este princípio reconhece que a questão ambiental está entre as prioridades principais nas empresas.
	
	Orientação ao consumidor - a empresa deve ser transparente, dando informações claras e precisas sobre o produto ou serviço colocado no mercado de consumo, com relação a manuseio, à utilização, a descarte, a transporte, à armazenagem etc.
	
	Gestão integrada - este princípio determina que as políticas, os programas e as práticas ambientais estejam integrados a todos os negócios.
	
	 3a Questão (Ref.: 201307374834)
	
	Em 1981, foi criada a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente ¿ Lei nº 6.938. Essa Lei responsabilizava aquele que poluía o meio ambiente, obrigando-o a pagar indenização referente aos danos ambientais que causasse, independente de culpa. Até o final do século XX muitos outros instrumentos legais foram criados, com relação a tais instrumentos e suas características, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	Em 1995, entrou em vigor a Lei sobre Engenharia Genética ¿ Lei nº 8.974, que estabelece normas sobre como cultivar, manipular e transportar organismos modificados.
	
	Em 1988, entrou em vigor a Lei de Crimes Ambientais ¿ Lei nº 9.605, que trata das sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	No ano de 1988, foi criada a Constituição Federal. Lei que abriu portas na evolução da questão ambiental, dedicando um capítulo para o tema meio ambiente: o Capítulo VI do Título VIII.
	 
	A partir da Constituição Federal, somente as autoridades públicas devem proteger e defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
	
	Em 1989, surgiram diversas leis, tais como a Lei de Agrotóxicos ¿ Lei nº 7.802 e a Lei de Exploração Mineral ¿ Lei nº 7.805.
	
	 4a Questão (Ref.: 201307374851)
	
	Nossas vidas são pautadas por normas e por regras. Disso resulta a necessidade de normalização. Em relação ao processo de surgimento da normalização no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A normalização traz segurança e precisão tanto para aquele que adquire um produto ou utiliza um serviço quanto para aquele que fabrica, produz ou comercializa.
	
	Com o passar do tempo, houve a necessidade de se ter independência entre as unidades de medida e as grandezas naturais. Dessa forma, passou-se a adotar um sistema de medições.
	 
	Antigamente, nas sociedades, o homem utilizava métodos muito mais adequados para fazer as medições, tais como: pernas, braços, mãos, dedos etc.
	
	Com a Revolução Industrial, a normalização passou a ser tratada de forma sistemática, surgindo a necessidade de racionalizar a produção na indústria.
	
	No Brasil, as normas são fruto de um processo de consenso nos diferentes fóruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	 5a Questão (Ref.: 201307374958)
	
	O Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) tem como função estabelecer uma estrutura de certificação. Esse sistema foi instituído pelo CONMETRO e serve como um instrumento para o desenvolvimento industrial. Considerando os organismos que formam o SBC e suas características de funcionamento, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	O INMETRO representa o SBC nos foros nacionais, regionais e internacionais, visando ao reconhecimento internacional desse Sistema.
	
	A certificação voluntária é de decisão exclusiva daquele a solicita, ou seja, da empresa que fabrica o produto ou fornece o serviço.
	
	Fazem parte do SBC o Comitê Brasileiro de Certificação (CBAC), o INMETRO e os Organismos de Certificação Credenciados (OCCs).
	 
	Os Organismos de Certificação Credenciados (OCCs) são entidades que conduzem e concedem a certificação de conformidade, somente na área de gestão ambiental, em empresas privadas do setor industrial.
	
	No âmbito do Comitê Brasileiro de Certificação (CBAC), organizam-se as comissões técnicas, que elaboram e analisam programas de certificação de conformidade.
	
	 6a Questão (Ref.: 201307374878)
	
	O Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO) é órgão normativo do SINMETRO, presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e atua por meio de Comitês Técnicos. Com relação a composição e as competências do órgão, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	É constituído pelos seguintes membros: o Ministro de Estado, o Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e os Presidente das Instituições - ABNT, CNI e IDEC.
	
	Formular e supervisionar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação da qualidade de produtos industriais.
	 
	Estabelecer normas referentes a materiais e produtos industriais, contudo não fixa critérios e procedimentos para certificação da qualidade de materiais e produtos industriais.
	
	Fixar critérios e procedimentos para aplicação das penalidades no caso de infração a dispositivo da legislação referente à metrologia, à normalização industrial, à certificação da qualidade de produtos industriais e aos atos normativos dela decorrentes.
	
	Estimular as atividades de normalização voluntária no país e coordena a participação nacional nas atividades internacionais de metrologia, normalização e certificação de qualidade.
	
	 7a Questão (Ref.: 201307250972)
	
	Sobre a organização Iso, marque a alternativa correta:
		
	 
	Todas estão corretas
	
	É a maior organização internacional
	
	É o maior desenvolvedor do mundo
	 
	É a maior organização no tocante a desenvolvimento de normas
	
	É o maior editor de padrões internacionais
	
	 8a Questão (Ref.: 201307389543)
	
	“Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” é o conceito de:
		
	
	Prevenção de Poluição.
	
	Impacto Ambiental
	 
	Aspecto Ambiental.
	
	Política Ambiental.
	 
	Planejamento Ambiental.
	
	 9a Questão (Ref.: 201307285159)
	
	Explique a diferença entre área de controle e área de influência do ponto de vista de um Sistema de Gestão Ambiental.
		
	Gabarito: Os conceitos de áreade controle e de influencia estão relacionados à gestão de aspectos e impactos. Área de controle é aquela que está sob o controle direto da organização, ou seja, a organização tem total autonomia para tomar a decisão em relação às ocorrências na sua área de controle. A área de influência não está sob o controle direto da organização, mas por meio de relações estabelecidas como: patrocínio, parceria, relação com clientes/consumidores ela pode influenciar uma decisão que seja tomada por outro. Assim, adicionalmente aos aspectos ambientais que pode controlar diretamente, a organização deve também considerar aspectos que possa influenciar, como, por exemplo, aqueles associados a bens e serviços por ela utilizados e produtos e serviços que ela forneça. A 14001 aponta algumas diretrizes para avaliar controle e influência. Porém, em todas as circunstâncias, é a organização que determina o grau de controle, bem como os aspectos que ela possa influenciar. O controle e a influência sobre os aspectos ambientais dos produtos fornecidos a uma organização pode variar, significativamente, dependendo da situação do mercado e dos seus fornecedores. Uma organização que é responsável pelo projeto de seu próprio produto pode influenciar tais aspectos significativamente através da alteração, por exemplo, de um único material de entrada, enquanto que uma organização que necessite fornecer de acordo com especificações de produto externamente determinadas, pode ter pouca escolha. Em relação aos produtos fornecidos, reconhece-se que as organizações podem ter controle limitado sobre o uso e a disposição final de seus produtos, por exemplo, pelos usuários. Contudo, as organizações podem considerar, quando exequível, a comunicação de mecanismos adequados de manuseio e disposição a esses usuários, de modo a exercer influência.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os conceitos de área de controle e de influencia estão relacionados à gestão de aspectos e impactos. Área de controle é aquela que está sob o controle direto da organização, ou seja, a organização tem total autonomia para tomar a decisão em relação às ocorrências na sua área de controle. A área de influência não está sob o controle direto da organização, mas por meio de relações estabelecidas como: patrocínio, parceria, relação com clientes/consumidores ela pode influenciar uma decisão que seja tomada por outro.
	
	 10a Questão (Ref.: 201307389554)
	
	São características do perfil de um auditor EXCETO:
		
	
	Saber separar o trivial do importante.
	
	Evitar atitudes bruscas e não amistosas.
	
	Ser atento, concentrado e observador.
	
	Ter disciplina na coleta de informação.
	 
	Descartar a necessidade de atualização.

Outros materiais