portfólio Acion. Eletrô.
5 pág.

portfólio Acion. Eletrô.


DisciplinaAcionamentos Eletrônicos37 materiais127 seguidores
Pré-visualização1 página
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL 
Engenharia mecâtronica \u2013 4°semestre
reginaldo da silva quintania - 203612014
Portfólio 01 acionamentos eletrônicos
Motores Trifásicos
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
Reginaldo da silva quintania
Portfólio 01 acionamentos eletrônicos
Motores Trifásicos
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecâtronica da Faculdade ENIAC para a disciplina Acionamentos Eletrônicos.
Prof. Esp. Eduardo D\u2019Elia
Guarulhos
2015
.............................................................................................................
2- Motores Trifásicos
Os motores trifásicos são os mais utilizado na indústria, isto em função das várias vantagens que possuem, como: vida útil longa, facilidade de ligação e controle, etc.
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes, estator e rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado  entreferro. O estator constitui a parte estática, o rotor a parte móvel.
2.1- Motor de indução com rotor gaiola de esquilo.
Consiste de barras de cobre, de grande seção, unidas em cada extremidade por um anel. Não há necessidade de isolamento entre o núcleo do rotor e as barras. O entreferro entre o rotor e o estator é muito pequeno, para se obter a máxima intensidade de campo.
2.2- Motor de rotor bobinado.
É envolvido por um enrolamento isolado. Os enrolamentos de fase são trazidos para o exterior através de três anéis coletores, estes somados as escovas constituem uma forma de ligar resistências variáveis externas. Elas proporcionam um meio para aumentar a resistência do rotor durante a partida, melhorando suas características. As resistências variáveis, também permitem controlar a corrente e a velocidade do motor.
2.3- Motor trifásico com freio
O motofreio é composto pelo motor acoplado a um freio monodisco,o sistema é ativado atráves de um eletroímã, este funciona energizado com tensão C.C. quando o motor está em operação, esta tensão é fornecida por uma ponte retificadora.
Frenagem lenta: A alimentação da ponte retificadora é feita diretamente pelos bornes do motor.
Frenagem Média: Intercala-se um contato para interrupção da tensão de alimentação da ponte retificadora. É essencial que este seja um contato auxiliar do próprio contator que comanda o motor, para garantir que se ligue e desligue o freio simultaneamente com o motor.
Frenagem Rápida: Alimenta-se a ponte retificadora através da rede com corrente alternada. A alimentação de corrente contínua da ponte é interligada de forma auxiliar normalmente aberto ao contator de comando do motor.
.............................................................................................................
Conclusão
Para o desenvolvimento deste portfólio, tivemos que pesquisar e nos aprofundar bastante em motores e seus variados modelos, com está pesquisa aumentamos nosso conhecimento e descobrimos propridades, vantagens, particularidades, rendimento, vida útil e inúmeras utilidades para os diversos modelos tipos e modelos de motores.