Buscar

placas tectonicas nicole (1)

Prévia do material em texto

Escola estadual jardim esperança
Placas Tectônicas
Placa tectônica Norte-Americana 
O que são Placas tectônicas ?
 Placas tectônicas ou placas litosféricas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da Terra. Esses “blocos” estão em constante movimento, podendo formar zonas de convergência de placas (colisão de diferentes placas) ou zonas de divergência de placas (as placas se afastam umas das outras). Esses processos são responsáveis por fenômenos como, por exemplo, os terremotos e a expansão de oceanos.
 
O que é terremoto?
 Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.
Placa Tectônica Norte-Americana:
 Placa Norte-Americana com 70 milhões de quilômetros quadrados, esse “bloco” abrange a América do Norte, América Central e a Groelândia, além de uma parte do Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Forma uma zona de convergência com a placa do Pacífico.
 A Placa Norte-Americana é uma das seis principais placas tectônicas do planeta.
 O limite entre esta placa e a placa do Pacífico é o limite conservativo (as placas deslizam, horizontalmente, uma em relação à outra).
Movimento mais recente na placa tectônica Norte-Americana:
 O terremoto que atingiu a costa leste dos Estados Unidos no dia 28/08/2013 é considerado o mais recente, e não foi comum. Apesar de a região ser alvo constante de pequenos tremores, um abalo de magnitude 5,9 na escala Richter só ocorre a cada 50 anos.
 
O movimento da placa tectônica Norte-America:
 É realmente raro acontecer um temor ou um terremoto na América do Norte, pois o movimento das placas tectônicas Norte-Americana são muito raros para começar um grande tremor para até mesmo chegar ao um terremoto como diz a frase a seguir que "É uma estimativa. Quanto mais forte o terremoto, mais raro ele é.“, isto pode ser uma justificativa para as placas tectônicas Norte-Americana. 
Aluno(a):
Nicole Solange da Silva Oliveira
1ºC 
Professora :
Denise

Continue navegando