revisaoav2
17 pág.

revisaoav2


DisciplinaAdministração e Mercado de Traba75 materiais63 seguidores
Pré-visualização1 página
Administração e o Mercado de Trabalho
Kelly Cristina 
Vieira
Revisão 2
*
Gestor
*
*
Sistema de Trabalho de Elevado Desempenho
Combinação de práticas e estrutura de processos de gestão de pessoas que maximizam o conhecimento, as habilidades, o compromisso e a flexibilidade dos funcionários. E sua composição se dá por partes inter-relacionadas de princípios básicos, que se complementam para atingir as metas da empresa. 
*
*
Sistema de Trabalho de Elevado Desempenho
A integração interna ocorre quando todos os subsistemas de RH trabalham de maneira articulada.
A integração externa se dá à medida que os subsistemas de RH dentro do processo de trabalho de alto desempenho sustentam e apoiam as estratégias de negócio da empresa. 
*
*
Estrutura organizacional
*
Inter-relação
*
Estrutura organizacional
Organização certa é utopia, o que existe são organizações cada uma com pontos fortes, distintas e com aplicações específicas. Uma estrutura organizacional é adequada para determinadas tarefas em determinadas condições e determinadas épocas. 
*
*
Gestão Empresarial
*
*
Estrutura organizacional
Os modelos mecanicistas de gestão são como esqueletos, coisas mortas: podem ser manipulados e controlados por pessoas adestradas, mas não conseguem transcender a si mesmos. 
*
*
Estrutura organizacional
O modelo de gestão orgânico metamorfoseia e incorpora na cultura empresarial as qualidades e características típicas de um ser vivo, passando a responder com agilidade e flexibilidade às necessidades do mundo externo, usando a intuição com a razão nas decisões e enfrentando as dificuldades de forma criativa. 
*
*
Indivíduo
O homem é um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades, e opera como um sistema capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente (família, amigos e empresa). 
*
*
Integração Organização-Indivíduo
A estrutura organizacional envolve elementos estruturais e sociais denominado, respectivamente, organização formal \u2013 refere-se à divisão de tarefas e ao poder de controle, e organização informal \u2013 diz respeito às relações estabelecidas dentro do ambiente corporativo.
*
*
Integração Organização-Indivíduo
Precisa entender as empresas como organismos vivos, a partir de uma abordagem integrativa dos níveis que a compõe \u2013 recursos, processos, relações e identidade \u2013 pelo fato de que são criadas, idealizadas a imagem e semelhança dos seres humanos: nascem, se desenvolvem e perpetuam ou morrem.
*
*
Integração Organização-Indivíduo
A Gestão Viva humaniza as relações no dia a dia, garantindo o contato face a face entre as pessoas e quebra a barreira de contato com a gerência. Possibilita que as decisões estejam mais próximas das operações, visto que as pessoas estão envolvidas no processo decisório, nos objetivos e metas de sua unidade de negócio.
*
*
Administração
*
*
História
Os cursos de Administração no Brasil são recentes (1952) se comparado com o EUA (1881). O surgimento se deu pela necessidade de desenvolvimento da formação social brasileira do qual se tornou imprescindível à presença de profissionais com as funções de controlar, analisar e planejar as atividades corporativas.
*
*
História
O impulso a expansão dos cursos de Administração ocorreu com participação da rede privada de ensino superior, que na década de 1980, correspondia a 79% dos alunos com a concentração nas regiões Sudeste e Sul.
*
*
Atuação
A formação dos administradores precisa contemplar metodologias ajustadas a novas formas de organizações. Precisam ser preparados para atuar em associações de bairro, cooperativas, pequenas empresas e startups o que requer combinações entre técnicas consagradas e as inovadoras.
*