Buscar

ATIVIDADE Capítulo 10 do livro Administração: teoria e prática no contexto brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TURMA 2018.1 -2N1234
ALUNA: 
Luciana Gonçalves Henrique da Cruz – Matrícula 20180059057
Atividade do Capítulo 10
1. Que razões estiveram na origem da crise da Natura no final da década de 1990? Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base para a criação da nova linha de produtos?
Através de pesquisas, descobriu-se que as razões do declínio nas vendas que a empresa não apresentava em mais de 30 anos no mercado, era falta de novidades na linha de produtos que não possuíam um diferencial estratégico com relação aos da concorrência. E, devido à abertura comercial no Brasil em meados de 1990, houve um aumento de produtos concorrentes aos dela no mercado. Além dessas razões, a questão do preço dos produtos serem considerados elevados por grande parte das consumidoras.
A partir daí seus administradores perceberam a necessidade de investimento maciço em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos na sua linha, reformular a estratégia da empresa e desenvolver um marketing inteligente para alcançar os objetivos organizacionais. E também, baseados em pesquisa, precisavam baratear seu produtos de uso diário, aproveitar a biodiversidade da fauna e flora brasileiras. Outro fator relevante para a criação de novos produtos foi a ampla rede de consultoras da empresa que auxiliou na coleta de informações e sugestões, podendo agrupar em seguimentos distintos de mercado, divididos por idade, classe social e perfil das compras, visto que elas, as consultoras, tinham um contato direto e personalizado com as consumidoras.
2. Qual foi o canal utilizado pela Natura para distribuir seus produtos? Por que a Natura optou por esse canal em detrimento de outros canais de distribuição tradicionais?8
9
A rede de consultoras é o grande canal de distribuição de seus produtos. Além de contato direto com o consumidor, possibilitando uma maior fidelização e frequência nas vendas, essa rede repassa sugestões e reclamações à área de criação de novos produtos.
3. Como você definiria a estratégia de comunicação adotada pela empresa? Quais são os principais veículos promocionais utilizados?
A empresa adotou uma estratégia diferente ao usar a biodiversidade brasileira, mundialmente conhecida, a preocupação com a sustentabilidade ambiental e socioeconômica, muito em voga, o que fez com que ela ao invés de promover produtos como antes, agora promovia um conceito! O que é mais vendável e valorizado tanto no mercado nacional como no exterior.
Os principais veículos utilizados foram:
*A aquisição do laboratório Flora Medicinal, que criado em 1912 e especializado em medicina natural, fitoterapia e farmacologia, foi de grande avanço rápido no desenvolvimento de novos produtos, devido às pesquisas e estudos já realizados pelo laboratório, poupando muito tempo à Natura nessa nova estratégia.
*Veiculação de uma série de campanhas publicitárias em revistas de grande circulação e nas maiores redes de televisão, dando especial atenção à parte de marketing.
4. A estratégia de internacionalização utiliza um sistema de vendas diferente do usado domesticamente. Quais as razões dessa mudança na política de distribuição?
	O sistema de vendas por consultoras não seria boa opção para a internacionalização porque as distribuidoras se encontravam ocupadas vendendo outras marcas. Então a Natura, após pesquisas e testes com consumidoras potenciais na França, na Inglaterra e Estados Unidos, e definindo a linha Ekos como carro-chefe, passou a vender seus produtos em lojas de varejo da própria empresa ou em lojas associadas dos países.
5. Como a Natura procura adequar sua estratégia de marketing às exigências das sociedades contemporâneas? 
	Ela estuda o mercado e busca soluções inovadoras, como a linha Ekos, por exemplo, que se mostrou bem adequada à situação de desenvolvimento sustentável, à demanda dos consumidores por novidades e sua satisfação como cliente, além de formar parcerias com comunidades dando ensinamento e capacitação e garantindo sustentabilidade.

Outros materiais