A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM

Pré-visualização | Página 4 de 7

exclusivamente por dinheiro.
	
Explicação:
A experiência de Hawthorne trouxe para a administração a preocupação com os aspectos psicológicos e sociológicos.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Qual foi uma das maiores preocupações de Frederick W. Taylor, no que se refere ao seu trabalho junto aos operários?
	
	
	
	Preocupou-se com os investimento na área das técnicas
	
	
	Preocupou-se com as técnicas operacionais e racionalização gerencial
	
	
	Preocupou-se com as técnicas de racionalização
	
	
	Preocupou-se com a racionalização do trabalho gerencial
	
	
	Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos
	
Explicação:
O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Os procedimentos operacionais padrão (POP´s) representam um dos principais instrumentos da gestão da qualidade. A estratégia de padronizar procedimentos e instrumentos não é prática nova na administração. Ela foi inaugurada pela:
	
	
	
	Teoria comportamental
	
	
	Teoria Clássica
	
	
	Teoria da gestão da qualidade total
	
	
	Teoria burocrática
	
	
	Administração científica
	
Explicação:
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"Vadiagem sistemática por parte dos operários, que vem de uma época imemoriável e que era disseminada universalmente entre os trabalhadores".  Este probelma foi identificado pelo seguinte teórico da administração:
	
	
	
	Elton Mayo
	
	
	Max Weber
	
	
	F. Taylor
	
	
	Henry Fayol
	
	
	Adam Smith
	
Explicação:
Além desse F.Taylor identificou mais 2 problemas principais:
2 - Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. 
3 - Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A estrutura organizacional se refere a como um grupo é formado, suas funções e hierarquia. A teoria da administração que primeiramente preconizou a adequação da estrutura como principal forma de garantir bons resultados para a administração foi a:
	
	
	
	Teoria clássica
	
	
	Teoria estruturalista
	
	
	Teoria burocrática
	
	
	Administração científica
	
	
	Teoria das relações humanas
	
Explicação:
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Por que Frederick W. Taylor via a necessidade urgente de organizar as empresas seguindo métodos científicos na Administração?
	
	
	
	Para garantir a produção a mínimo custo.
	
	
	Para garantir a produção de máxima com alto custo.
	
	
	Para garantir o pagamento dos operários após a produção.
	
	
	Para uma organização processual com produção.
	
	
	Para garantir a execução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.
	
Explicação:
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. 
Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		No período conhecido como segunda fase de Frederick W. Taylor foi identificada a necessidade de mudanças após Taylor observar três tipos de problemas principais na área de produção. Relacione estes problemas?
	
	
	
	Vadiagem sistemática por parte dos operários; falta de uniformidade das técnicas; falta de uniformidade dos métodos de trabalho.
	
	
	Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
	
	
	Vadiagem sistemática por parte dos supervisores; desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
	
	
	Vadiagem sistemática por parte dos supervisores; pouco conhecimento, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; falta de interesse
	
	
	Vadiagem sistemática por parte dos operários; desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho
	
Explicação:
Taylor possuía uma visão negativa do trabalhador o qual denominou Homo economicus: Tende a vadiagem sistemática , só trabalha por dinheiro e mediante cobrança.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		"Foi o pai da Teoria da Gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros". Este texto refere-se a:
	
	
	
	F. Taylor
	
	
	Henry Fayol
	
	
	Herbert Simon
	
	
	Henry Ford
	
	
	Adam Smith
	
Explicação:
Henri Fayol foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
	
	
		
	
		1.
		Qual é principal característica da teoria das relações humanas
	
	
	
	Seu caráter mecanicista
	
	
	Sua baixa aplicabilidade
	
	
	ênfase nos aspectos psicológicos e sociológicos do trabalho
	
	
	A relatividade da motivação humana
	
	
	Valorização excessiva das regras e normas
	
Explicação:
A teoria das relações humanas foi desenvolvida a partir da experiência de Hawthorne (1927-1932) que detectou a grande influência dos aspectos psicológicos e sociológicos no ambiente do trabalho.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Quais foram às conclusões de Frederick W. Taylor ao analisar os processos de trabalho de cada operário?
	
	
	
	Concluiu que cada trabalhador produzia alem do esperado, no que se refere a equipamentos. E, cada funcionário trabalhava de acordo com o que o colega trabalhava.
	
	
	Concluiu que todo funcionário trabalhava de acordo com o que o colega produzia. E, gerava mais custo para empresa.
	
	
	Concluiu que cada trabalhador produzia mais do que eles tinham a disposição, quanto a equipamentos e potencial.
	
	
	Concluiu que cada trabalhador só produzia o que era necessário, quanto a equipamentos e potencial.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.