Buscar

Questões Abertas

Prévia do material em texto

Unidade 1
Na Unidade 1, o autor descreve os fundamentos da qualidade comparando dois automóveis: um Fusca e uma Ferrari. Sob outra ótica, ele apresenta a visão de qualidade de um trabalhador que luta para comprar seu primeiro automóvel.
Com base nessa afirmativa, explique as principais definições de qualidade nas quais o Fusca apresenta qualidades superiores à Ferrari, baseando-se no “Quadro 1 - Definição de qualidade”, presente na Unidade 1 do livro da disciplina. Demonstre seus pontos e argumentos quanto ao fato.
Resposta: Se analisarmos a situação diante da afirmativa de se tratar de um trabalhador buscando comprar o seu primeiro veículo, podemos citar as qualidades apresentadas pelo Fusca nos itens abaixo: 
Atender perfeitamente: Diante das necessidades iniciais do trabalhador quando o mesmo pensa em adquirir um veículo, que seria facilitar o seu deslocamento, pode ser dito que o Fusca atende perfeitamente essa demanda;
Confiável: O Fusca estando com as manutenções em dia será um veículo confiável e não deixará o trabalhador na mão;
Acessível: O Fusca apresenta um preço acessível para um trabalhador que busca o seu primeiro veículo;
Segurança: Seguindo a mesma linha do campo confiável, com manutenções em dia o Fusca não irá oferecer riscos ao trabalhador;
Oportunamente: Por se tratar de um veículo antigo, com fabricação nacional e com boa durabilidade, é muito fácil se encontrar um Fusca para comprar;
Assistência: Novamente, questões de manutenção e assistência para o Fusca são bem amplas devido a popularidade do veículo.
Diante das características citadas o Fusca é uma opção muito mais viável devido a questão do custo-benefício do produto. É lógico que uma Ferrari é um carro de qualidade, mas para a situação e acima de tudo a realidade de um trabalhador o Fusca é de longe a melhor opção.
Unidade 3
Você já deve ter visto algumas definições para produtividade. Em economia, por exemplo, podemos definir a produtividade como a relação entre aquilo que é produzido e os meios empregados para a produção (mão de obra, materiais, energia, etc.).
De um modo geral, associe a produtividade à eficiência e ao tempo na qualidade.
Resposta: A relação entre produtividade, eficiência e tempo no âmbito da qualidade se dá devido ao fato de que um sistema de produção devidamente eficaz será aquele que obter o resultado pretendido dentro de um menor período de tempo. Diante desse conceito temos que quanto mais investimentos em qualidade no processo, menor serão os custos, e maior a produtividade do processo em questão.
Unidade 5
Em geral, o propósito de uma auditoria de Qualidade é determinar se a empresa está cumprindo com o seu programa de Qualidade ou se precisa fazer alterações em suas práticas de negócios. As auditorias de Qualidade podem ser classificadas em internas e externas. DEFINA esses dois tipos de auditoria.
Resposta: 
Auditoria Interna: São auditorias que ocorrem quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos. É conhecida também como auditoria de primeira parte.
Auditoria Externa: A auditoria da qualidade externa (conhecida como de segunda e terceira parte) é independente e exercida por um auditor externo que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados. Normalmente, o auditor externo funciona como um consultor e tem sua atenção voltada para a confiabilidade dos registros contábeis. 
Unidade 7
DEFINA Garantia da Qualidade e CITE seus objetivos. 
Resposta: A garantia da qualidade é uma função da empresa que tem como finalidade confirmar que todas as atividades estão sendo conduzidas da forma requerida. Sendo assim garantia de qualidade é qualquer processo sistemático destinado a verificar se os produtos e serviços estão conforme os requisitos
especificados. 
Os objetivos da Garantia da Qualidade são: 
Aumentar a confiança do cliente;
Melhorar a credibilidade da empresa;
Melhorar os processos de trabalho e a eficiência;
Permitir que uma empresa seja mais competitiva que os concorrentes

Outros materiais