Buscar

atividade na Tecnologia da Informação 1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A inteligência artificial está crescendo de forma surpreendente nos últimos anos, e sua utilização no planejamento estratégico das empresas, é algo esperado com entusiasmo. Uma pesquisa realizada pelo World Economic Forum (2015) com 800 principais executivos e especialistas de Tecnologia da Informação e Comunicação mapeou as entregas tecnológicas passíveis de ocorrer até 2025. Para quase metade desses respondentes, são nesses próximos anos que o mundo verá:
Escolha uma:
a. A mudança na utilização de softwares inteligentes, pelos empresários e executivos.
b. A primeira máquina de inteligência artificial com assento no conselho executivo de uma grande indústria.
c. A oportunidade de expansão tecnológica nas diversas áreas da empresa.
d. A criação de mecanismos industriais, movidos a base de tecnologias futurísticas.
Para quase metade desses respondentes, são nesses próximos anos que o mundo verá a primeira máquina de inteligência artificial com assento no conselho executivo de uma grande indústria. (Livro da disciplina, capítulo 1, item 1.1.).
e. A demissão em massa de profissionais de tecnologia da informação.
Feedback
A resposta correta é: A primeira máquina de inteligência artificial com assento no conselho executivo de uma grande indústria..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, novas técnicas de simulação virtual, estão sendo empregadas aos processos produtivos industriais. Um processo produtivo digitalizado é especialmente útil nessa nova cadeia de fornecedores integrados digitalmente. As informações completas de um processo de trabalho podem ser transmitidas instantaneamente aos outros participantes desse processo. Permite-se, assim, que fornecedores não fiquem mais limitados geograficamente. Um elemento fundamental dessa nova configuração da cadeia produtiva é:
Escolha uma:
a. A aplicação de softwares dedicados.
b. A dimensão da tecnologia disponível atual.
c. A troca das máquinas de simulação virtual.
d. A utilização de equipamentos modernos.
e. A impressora 3D.
Um elemento fundamental dessa nova configuração da cadeia produtiva é a impressora 3D. Uma impressora 3D (um verdadeiro centro de produção) fabrica o item físico necessário, com insumos locais. (Livro da disciplina, capítulo 1, item 1.2.).
Feedback
A resposta correta é: A impressora 3D..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sabemos que o desenvolvimento tecnológico está em constante crescimento, e sua utilização no mundo atual faz parte do processo de inovação tecnológica. É muito provável que a inteligência artificial seja o ápice de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Segundo Reis (2008), há um nexo entre alguns elementos que fazem parte deste processo: Dados, informação, conhecimento e tecnologia. Com base nestas informações, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. (___) Dado é o valor em si desprovido de qualquer interpretação.
II. (___) Informação é o resultado de uma associação de dados, permitindo algum tipo mínimo de entendimento ou aplicação na prática.
III. (___) Conhecimento diz respeito à capacidade de usar diferentes tipos de informação para entender e decidir sobre algo.
IV. (___) Sabedoria ajuda a ganhar vida.
Escolha uma:
a. F – F – V – V.
b. V – V – F – V.
c. F – V – F – F.
d. V – F – F – V.
e. V – V – V – F.
As alternativas I, II e III estão corretas. Quanto à sabedoria, emprestam-se as palavras de François de La Rochefoucauld, moralista francês do século XVII: “Não confunda conhecimento e sabedoria. Enquanto o primeiro ajuda a ganhar a vida, a segunda ensina a viver” (LA ROCHEFOUCAULD, 1892). (Livro da disciplina, capítulo 1, item 1.1.).
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – F..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os robôs não são mais meramente entidades físicas, mecânicas e de aparência metalizada, muito pelo contrário, graças à tecnologia da informação sua utilização está em pleno crescimento e sendo aplicada de diversas formas. Já há algum tempo, os mais poderosos robôs recebem o nome de bots. Bot é um diminutivo de robot, e é o termo que se adotou para nomear as entidades virtuais em ambiente on-line. Enquanto os robôs físicos convencionais se justificam principalmente como meios de substituição de força e precisão humana, os bots são empregados para:
Escolha uma:
a. Trabalhar diretamente no desenvolvimento de novas ações robóticas
b. Atuar como memória virtual, melhorando o desempenho do sistema.
c. Desenvolver comandos práticos e autônomos na criação de programas.
d. Lidar com atividades rotineiras em ambiente digital.
Os bots são empregados para lidar com atividades rotineiras em ambiente digital (mais uma vez, com capacidade incomparavelmente superior a um ser humano fazendo a mesma atividade). (Livro da disciplina, capítulo 1, item 1.1.).
e. Criar mecanismos de correção progressiva em sistemas informatizados.
Feedback
A resposta correta é: Lidar com atividades rotineiras em ambiente digital..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A segurança na área de TI é uma preocupação presente no cotidiano de todos que utilizam a tecnologia. Armazenar dados, realizar transações on-line e compartilhar dados pessoais, são alguns exemplos claros de perigo neste mundo virtual. Ambientes de computação em nuvem costumam ser altamente seguros, mas não existe segurança total ou absoluta. Como boa prática, usuários podem criptografar dados que são processados ou armazenados dentro da nuvem, para evitar acesso não autorizado. De acordo com a CSA (2010), instituição sem fins lucrativos voltada à promoção das melhores práticas de segurança para computação em nuvem, as três principais ameaças na nuvem são:
Escolha uma:
a. Wannacry.
b. Disclosure.
c. Mishra.
d. Zissis.
e. Ransomware.
O vírus Wannacry, em 2017 comprometeu o acesso de milhares de computadores pelo mundo afora, paralisando órgãos no Brasil como Ministério Público do Estado de São Paulo e INSS, além de bancos na Ucrânia, companhias petroleiras na Rússia, hospitais na Inglaterra, entre diversas outras vítimas. (Livro da disciplina, capítulo 2, item 2.3.).
Feedback
A resposta correta é: Wannacry..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Atualmente vivemos a era da arquitetura de TI orientada ao serviço. O termo EaaS (Everything as a Service) retrata exatamente nossa realidade atual, ou seja, tudo passando a ser ofertado como serviço. Existem diversos modelos de negócio, e cada um com suas particularidades e necessidades. Os provedores de soluções em nuvem oferecem seus serviços de acordo com a necessidade dos clientes. Para o NIST (2011), dessa variedade de modelos existentes três são considerados modelos padrão. Baseado nestas informações analise as informações a seguir:
I – Software as a Service (SaaS) é um modelo padrão que oferece aos seus usuários a conveniência de poder usar os aplicativos que são executados por servidores em uma infraestrutura de nuvem.
II – Platform as a Service (PaaS) não é um modelo padrão pois apenas entrega ao usuário a disponibilidade da plataforma na nuvem, para que nela sejam implantados os conteúdos ou programas criados pelo usuário.
III - Infrastructure as a Service (IaaS) é um modelo padrão que fornece ao usuário uma capacidade bastante ampla, em termos de se providenciar processamento, armazenamento, redes e outros recursos de computação fundamentais, em que o usuário pode implantar e executar software como bem desejar.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas alternativa II é verdadeira.
b. As alternativas I e II são falsas.
c. As alternativas II e III são falsas.
d. Apenas alternativa I é verdadeira.
Alternativas I e III são verdadeiras. Software as a Service (SaaS) – é traduzido por software como um serviço. A conveniência fornecida ao usuário é poder usar os aplicativos que sãoexecutados por servidores em uma infraestrutura de nuvem. Isso tem grande relevância principalmente no caso de aplicativos que seriam demasiadamente pesados para uma execução local (exigindo muito do hardware). Platform as a Service (PaaS) – é traduzido por plataforma como um serviço. Nesse caso, o que se entrega ao usuário é a disponibilidade da plataforma na nuvem, para que nela sejam implantados os conteúdos ou programas criados pelo usuário, ou por ele adquiridos, pelo uso de linguagens de programação, bibliotecas, serviços e ferramentas disponibilizados pelo provedor. (Livro da disciplina, capítulo 2, item 2.2.).
e. As alternativas I e III são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I e III são verdadeiras..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Vivemos em um mundo repleto de inovações e novidades na área da tecnologia e virtualização. A computação em nuvem, por exemplo, cresce de maneira incrível, e não está limitada apenas a uma coletividade de computadores, mas sim a rede como um todo. O novo paradigma computacional, não se limita mais a experiência de sentar em frente a um microcomputador, mas levar a computação em todas as ações de nosso cotidiano. Diversos dispositivos acompanham a rotina das pessoas praticamente nas 24 horas do dia, auxiliando em todo tipo de tarefa. Um dispositivo desenvolvido e aplicado em uma camiseta cuja estampa é um detector wi-fi funcional, recebe o nome de:
Escolha uma:
a. Smartwatches.
b. Wearable.
Existem camisetas cuja estampa é um detector wi-fi funcional, apresentando número de conexões disponíveis e medição de nível de intensidade de sinal. Esse é apenas um exemplo da frente conhecida por wearable (os computadores “vestíveis”). (Livro da disciplina, capítulo 2, item 2.1.).
c. Smartthings.
d. Slimsoft.
e. SoftwareOn.
Feedback
A resposta correta é: Wearable..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de computação em nuvem, apesar de parecer algo moderno ou atual, acontece a muito tempo. Desde 1960, estes conceitos de compartilhamento de tempo foram popularizados pela antiga tecnologia RJE (Remote Job Entry). Em meados de 1980, proliferam os computadores para uso doméstico, ainda sem grande capacidade para atuação em rede. Após este período, empresas de telecomunicações, que até então ofertavam redes dedicadas de dados ponto-a-ponto, começaram a oferecer serviços de rede privada virtual (VPN), alternativa com qualidade equivalente de serviço, porém a um custo muito menor. Este serviço passou a ser oferecido aos clientes no ano de:
Escolha uma:
a. 1994.
b. 1998.
c. 1992.
d. 2000.
e. 1990.
Foi a partir de 1990 que as empresas de telecomunicações, que até então ofertavam redes dedicadas de dados ponto-a-ponto, começaram a oferecer serviços de rede privada virtual (VPN), alternativa com qualidade equivalente de serviço, porém a um custo muito menor. (Livro da disciplina, capítulo 2, item 2.1.).
Feedback
A resposta correta é: 1990..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Já há alguns anos, as tradicionais marcas globais, algumas delas até mesmo centenárias, começaram a organizar estratégias à altura para aproveitar, da melhor forma, o movimento irreversível de digitalização de processos de trabalho. Nesse contexto, escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Embora a tecnologia da informação e comunicação (TIC), tenha grande importância para as organizações, muitos executivos não são responsáveis por estratégias de transição dos modelos convencionais de negócio para negócios digitalizados.
Muitos executivos são responsáveis por estratégias de transição dos modelos convencionais de negócio para negócios digitais, ou digitalizados. Livro da disciplina, capítulo 1, item 2.
b. Começa a perder sentido, financeiramente falando, explorar o produto ou o posicionamento tradicional.
c. Muitas grandes corporações possuem cargos do mais alto escalão executivo voltados para a Indústria 4.0.
d. Estão cada vez mais em voga posições como VP (Vice-Presidência) de Inovação e Transformação Digital.
e. As empresas se surpreendem com a possibilidade de monetizar com as possibilidades digitais.
Feedback
A resposta correta é: Embora a tecnologia da informação e comunicação (TIC), tenha grande importância para as organizações, muitos executivos não são responsáveis por estratégias de transição dos modelos convencionais de negócio para negócios digitalizados..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dado, informação e conhecimento possuem relação direta com a indústria 4.0. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Conhecimento diz respeito à capacidade de usar diferentes tipos de informação para entender e decidir sobre algo.
Conhecimento diz respeito à capacidade de usar diferentes tipos de informação para entender e decidir sobre algo. (altura de 12 metros, capacidade de 45 pessoas, ângulo de 23 graus). Livro da disciplina, capítulo 1, item 1.
b. Dado é um valor que permite alguma interpretação.
c. Informação e dado não permitem tomada de decisão.
d. Conhecimento resulta de um conjunto de dados sem nenhuma relação.
e. Informação é resultado de uma associação de dados, mas não permite aplicação prática.
Feedback
A resposta correta é: Conhecimento diz respeito à capacidade de usar diferentes tipos de informação para entender e decidir sobre algo..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes