Buscar

Atividade pratica supervisionada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esse termo propriocepção foi descrito a princípio em 1906 por sherrington, mesmo sendo muito utilizado no ambiente de reabilitação podemos vê uma grande falta de conhecimento entre os profissionais ao conceito da propriocepção ao fundamento fisiológico, influência da lesão, importância da estabilidade articular e técnicas de exercício. A propriocepção e mal aplicada como sinônimo de sentido de posição articular, estabilidade articular dinâmica, sensação somática e equilíbrio. Prevalecendo como um dos termos mais mal aplicado nos componentes dos sistemas sensório motor.
Sugere-se que está auxilia para estabelecer o equilíbrio postural, estabilidade articular e para diversas sensações periféricas conscientes, classificado como sensações musculares. 
Sherrington a descreveu para referenciar as informações trazidas dos proprioceptores situados no campo proprioceptivo. 
O autor relatou 4 submodalidades de sensações musculares, movimento ativo e passivo, resistência ao movimento e postura, que corresponde ao termo de posição articular, sinestesia e sentido de resistência.
De modo atual a propriocepção e definida como o conjunto de informações trazidas com origem das articulações, músculos, tendões e outros tecidos que faz parte do sistema nervoso central (SNC) para processamentos, e influencia as respostas reflexas e o controle motor voluntario.
Ela contribui para o controle postural, estabilidade articular e muitas sensações conscientes. É importante compreender que a propriocepção limita-se somente no estimulo mecânico e sua transdução em estímulos neurais, não influenciado com o processo no SNC e na resposta motora.
A propriocepção inclui todas as informações mecânicas, causadas pelos mecanorreceptores dolorosos originados pelos nocirreceptores térmicos originados pelos termorreceptores é participa de um sistema classificado como sistema somato-sensório.
As informações são originarias dos receptores musculares e tendíneos,denominado fuso muscular e órgão tendinoso de golgi e receptores localizados nos ligamentos, capsula articular , meniscos e tecidos cutâneos.

Outros materiais