Buscar

ABORD SOCIO DA V E DO CRIME A8 V1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ABORD. SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0900_EX_A8_201804099911_V1 
	25/10/2018 11:19:45 (Finalizada)
	Aluno(a): FABIANO DE SOUZA LOUREIRO
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST0900 - ABORD. SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME 
	201804099911
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando ocorre agressão física entre alunos e professores; quando alunos vandalizam o patrimônio escolar; quando ocorre a violência física ou verbal entre alunos, estamos abordando que tipo de violência ?
		
	
	socioescolar.
	
	família escola.
	
	Na escola.
	 
	Da escola.
	
	Extra escolar.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a opção correta . É fundamental tratar a escola como um lugar onde se deve aprender a ser tolerante e solidário; um lugar para se aprender que a vida cotidiana é cheia de conflitos, mas que há formas de resolvê-los com respeito e sem partir para __________________________.
		
	
	O racismo.
	 
	A violência.
	
	A exclusão social.
	
	A homofobia.
	
	A criminalidade.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A violência da organização e da prática pedagógica pode ser entendida como sendo:
		
	
	Não há que se falar em violência/autoritarismo na prática pedagógica em virtude de estarmos diante de uma instituição que precisa manter a ordem e a padronização.
	 
	A pluralidade das ações e relações na escola, quando forçadas pela lógica da homogeneização das práticas educativas, conteúdos, relações, avaliações e alunos, pode ter como consequência a explosão da indisciplina e violência.
	
	Uma prática que não passa despercebida quando analisamos a prática da violência no âmbito escolar.
	
	A disciplina imposta aos alunos homogeniza a prática pedagógica no que diz respeito às interpretações sociais da ordem.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A violência simbólica em ambiente escolar pode ser definida como sendo:
		
	
	A visão preponderante de que, na escola, é necessária a conjugação dos alunos aos professores, onde todos seriam responsáveis pela transmissão de conhecimento e disciplina entre si, o que tornará a forma ou prática que eles exercerão para alcançar este objetivo bastante diversificada.
	 
	A visão preponderante de que, na escola, é necessária a submissão dos alunos aos professores, onde estes últimos seriam responsáveis pela transmissão de conhecimento e disciplina aos primeiros, independente da forma ou prática que eles exercerão para alcançar este objetivo.
	
	A visão preponderante de que, na escola, é necessária a submissão dos professores aos alunos, onde estes últimos seriam responsáveis pela transmissão de conhecimento e disciplina aos primeiros, independente da forma ou prática que eles exercerão para alcançar este objetivo.
	
	A visão preponderante de que, na escola, não é necessária a submissão dos alunos aos professores, onde estes últimos seriam responsáveis pela transmissão de conhecimento e disciplina aos primeiros, o que vai depender da forma ou prática que eles exercerão para alcançar este objetivo.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a temática violência e escola, podemos afirmar que:
		
	 
	A violência na escola é aquela que ocorre no ambiente escolar sem estar vinculada a práticas pedagógicas.
	
	Não há formas de realização concretas da violência no âmbito escolar.
	
	A violência na escola está vinculada a experiências pedagógicas.
	
	Não podemos fazer generalizações sobre a prática da violência que é feita na escola por insuficiência de dados.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O bullying é um fenômeno que já está consolidado no Brasil. Em recente pesquisa em ambiente escolar no Brasil, vimos que cerca de 34,5% dos meninos já sofreram com essa prática. Tendo em vista a expressividade do fenômeno, aponte a alternativa correta:
		
	 
	O fenômeno do ciberbullying é a realização do bullying na internet.
	
	O fenômeno do bullying é um fenômeno característico das periferias das nossas cidades.
	
	A prática de bullying não atinge os ambientes virtuais e as redes sociais.
	
	O bullying tem uma dimensão unicamente física, não atingindo matrizes psicológicas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito de bullying, assinale a opção correta
		
	
	 A interação entre vítima e agressor é caracterizada por equilíbrio de poder e presença de reciprocidade, ficando a vítima de igual para igual diante de seu adversário
	
	Trata-se de um fenômeno que pouco minterfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional de crianças e adolescentes, visto que pode ser percebido como forma de brincadeira
	
	Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.
	
	O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja por uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista
	 
	Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores
	
Explicação:
O bullying é um fenômeno que interfere na vida escolar do aluno, diminuindo a concentração, aumentando a vontade de faltar às aulas, dentre outros sintomas. Por meio dessa prática, os agressores gostam de intimidar os considerados mais fracos e esses por sua vez ficam cada vez mais sem força de reagir. Um episódio de humilhação, constrangimento, retaliação etc ocorrido de forma isolada e única não se configura como bullying
 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O bullying é uma prática constante nos ambientes escolares. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
		
	
	Os danos emanados dessa prática não interferirão em esferas emocionais e a relação entre o bullying e a pessoa oprimida está pautada no poder do opressor e na ausência de reação daquele que sofre.
	
	Os danos emanados dessa prática só interferirão em esferas emocionais e a relação entre o bullying e a pessoa oprimida está pautada no poder do opressor e na ausência de reação daquele que sofre.
	
	Os danos emanados dessa prática só interferirão em esferas físicas e a relação entre o bullying e a pessoa oprimida está pautada no poder do opressor e na ausência de reação daquele que sofre.
	 
	Os danos emanados dessa prática interferirão em esferas emocionais e físicas e a relação entre o bullying e a pessoa oprimida está pautada no poder do opressor e na ausência de reação daquele que sofre.

Outros materiais