Buscar

Abordagens Pedagógicas

Prévia do material em texto

SIMULADO  DIDÁTICA
	
	Simulado: CEL03 2014_SM_201405000619 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a):  LAURINDA 
	Matrícula: 201405000619
	Des DESempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 04/12/2014 08:31:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405024111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a Abordagem correspondente à postura da escola: A escola deve começar a ensinar a criança a observar; ensinar às crianças liberdade de ação, trabalho em grupo.
		
	
	política-histórica
	 
	técnica-comportamental
	 
	escolanovista-cognitivista
	
	tradicional-erudita
	
	sociocultural
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405023698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro de uma concepção pedagógica baseada na psico-genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na prática, significa:
		
	
	que o aluno é interativo, portanto, confrontando dialeticamente o conhecimento espontâneo e científico e buscando a superação.
	
	que o aluno é sujeito crítico, portanto, polemizando a temática de estudo.
	
	que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, portanto, articulando o saber popular ao científico, visando à libertação da condição de opressão.
	
	que o aluno é sujeito passivo, portanto, assistindo a aulas teóricas e dissertativas.
	 
	que o aluno é sujeito ativo, portanto, participando da aula passeio e no laboratório, constatando na prática a teoria.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405024095)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Segundo Paulo Freire, "Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da __________ sobre a __________".
		
	
	reflexão assistida / consciência dos fatos
	
	prática empírica / teoria e o conhecimento científico
	
	reflexão espontânea / teoria e prática
	 
	reflexão crítica / teoria e prática
	
	experiência / prática espontânea
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405023711)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
		
	 
	reproduzam o conhecimento científico
	 
	critiquem a realidade social posta
	
	observem os fenômenos naturais
	
	atendam acriticamente às exigências do mercado
	
	aceitem a ordem social
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405024112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a Abordagem correspondente à postura da escola: Educação de caráter amplo e não só restrito à escola; a escola deve ser um local onde seja possível o crescimento do professor e dos alunos.
		
	
	tecnicista
	
	comportamental
	 
	sociocultural
	
	tradicional
	
	cognitivista
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405023715)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Legitimar a ideologia dominante a partir do seguinte pensamento: "eu sou incapaz e, portanto, sou responsável pelo meu fracasso ou sucesso escolar e na vida", está de acordo com uma concepção de educação que compreende o homem como:
		
	
	sujeito da história.
	
	protagonista social.
	 
	mero objeto condicionado.
	
	político e cultural
	 
	cidadão emancipado.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405024104)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o professor desmitifica os fatos e questiona junto ao aluno a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos sujeitos educativos analise seu conteúdo e produza cultura, podemos dizer que o professor fundamenta suas ações na abordagem:
		
	 
	sociocultural
	
	cognitivista
	
	humanista
	
	tradicional
	
	escolanovista
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405024101)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores.
		
	 
	Perpetuados por uma sociedade antidemocrática e de cunho segregador.
	 
	Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
	
	Permeados por ideais de competitividade.
	
	Morais e comportamentos condescendentes para com a deficiência do outro.
	
	Econômicos, como a ascensão social e profissional.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405039294)
	
	A didática da escola nova também denominada de pedagogia ativa e pragmática, a partir da década de 30, foi considerada uma evolução na educação, uma vez que veio a superar a didática tradicional de ensino. A partir do enunciado da questão, argumente a favor da prática pedagógógica escolanovista, mostrando sentido para sua aplicação no universo escolar.
		
	
Sua Resposta: nnn
	
Compare com a sua resposta: O professor não fica preso à dissertação, ele propõe aulas práticas em que o aluno deixa a condição de sujeito passivo e se torna ativo (sujeito cognoscente), estabelecendo uma relação direta entre indivíduo-meio, se debruçando sobre o objeto de estudos, fazendo pesquisa, solucionando problemas, constatando na prática, no concreto, o conceito teórico. Isso traz motivação ao aluno, fazer aulas passeio e aulas em laboratórios.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405039285)
	
	É comum a substituição da palavra prática pela palavra práxis no contexto educacional; e ao se fazer a substituição, pensa-se estar resolvendo um problema teórico ao se colocar em prática o conhecimento científico. A prática, aqui, nesse sentido, é concebida como prática utilitária, isto é, aquela que é usada para satisfazer necessidades imedidatas da vida cotidiana. A práxis, por sua vez, corresponde:
		
	
Sua Resposta: nnnn
	
Compare com a sua resposta: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer, a prática pela prática e sim uma prática, uma ação docente refletida, fundametnada, consciente da realidade educacional, envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes