A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Asp Antropologicos

Pré-visualização | Página 1 de 12

1a Questão
	
	
	
	
	É fato que antropologia estuda a cultura e sua relação para a formação humana. Desta forma, sabemos que cada sociedade traz seus valores, seus ritos, seus hábitos, seus códigos simbólicos, suas leis. Para que haja a formação do sujeito social, temos a endoculturação, o processo de aprendizagem constante, ou seja:
	
	
	a cultura faz um papel secundário na convivência social.
	
	as sociedades têm culturas iguais, por isso temos a mesma formação.
	 
	como cada sociedade tem sua cultura, teremos formações específicas dos sujeitos sociais.
	
	os sujeitos sociais nascem com valores inatos, devido os códigos genéticos.
	
	o aprendizado se dá apenas de maneira espontânea.
	
Explicação: é importante saber que como cada sociedade possui uma construção cultural seu acervo de valores, regras, costumes são diferentes o que constitui diferentes culturas e, assim, diferentes sujeitos sociais.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(Cf. UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
	
	
	Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
	
	Egocentrismo: prioriza a si não enxergando a necessidades de outros indivíduos em relação às suas.
	
	Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
	 
	Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
	
	Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É corriqueiro ouvirmos dizer que devido ao Brasil ser um país tropical, o clima quente leva as pessoas a terem mais preguiça, não trabalharem direito ou viverem no ócio, e que essa seria a causa de nosso subdesenvolvimento. Essa perspectiva é típica de uma corrente de pensamento na Antropologia.
Assinale a alternativa que corresponde a essa corrente de pensamento:
	
	
	determinismo econômico
	
	determinismo social
	
	determinismo cultural
	
	determinismo biológico
	 
	determinismo geográfico
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Augusto Comte na segunda metade do século XIX. O tema central de sua obra é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento; a classificação e a hierarquização das ciências, da mais simples à mais complexa, já que para ele a ordem é necessária ao progresso; e a reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial. Com base no texto e nas discussões em sala de aula, marque a alternativa que demonstra quais são os Três Estados:
	
	 
	Teológico, Metafísico e Positivo
	
	Teológico, Metafíisico e Filosófico
	
	Teológico, Filosoófico e Metafísico
	
	Teológico, Positivo e Massivo
	
	Metafísico, Teológico e Contemporâneo
	
Explicação: Comte devotou-se a Sociologia, uma palavra que ele elaborou para descrever a ciência da sociedade. Ele acreditava que sua principal contribuição foi a teoria de que a humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual: o teológico, o metafísico e o positivo
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	¿Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro¿. (LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1993). Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações a seguir:
	
	
	III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria.
	 
	I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas.
	
	II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado.
	
	IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares.
	
	v - todas as opções estão corretas
	
Explicação:
 
 
Segundo o professor Roque Laraia as chamadas sociedades primitivas ou tribais não são inferiores e não devem ser tratadas como piores ou melhores que a nossa sociedade, dita moderna. Toda cultura tem sua lógica própria. O erro comum, que chamamos de etnocentrismo, consiste em tentar transferir a lógica da nossa cultura sobre a do outro. As sociedades ditas primitivas, não são inferiores, são diferentes e são tão eficientes quanto qualquer outra. O que existe, de fato, são diferenças de tecnologia, educação, socialização entre outras.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Estabelecer um padrão de sociedade considerada como modelo é uma das premissas da Antropologia:
	
	
	Sionista.
	
	Marxista
	
	Maniqueísta
	 
	Evolucionista.
	
	Revolucionista
	
Explicação:
O evolucionismo pressupunha a existência de uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que representa uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo:
	
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como único válido, o que faz rever os princípios de seu próprio grupo
	
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes , tomando como princípio o respeito à alteridade
	
	Está centrado na idéia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partlhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos
	 
	Percebe a realidade a partir de referências advindas de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsiderando a alteridade e percebendo os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
Explicação:
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O antropólogo Edward Burnett Tylor definiu Cultura, em 1871, como: todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que:
	
	
	O termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar, a seu idioma.
	
	A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente. 
	
	A cultura de um povo se caracteriza por sua dimensão individual, jamais coletiva.
	 
	A cultura passa