A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Asp Antropologicos

Pré-visualização | Página 6 de 12

os fatos sociais deveriam ser tratados como ¿coisas¿, no sentido de serem individualizados e observáveis. Ele distinguiu três características dos fatos sociais:
Coerção social - Exterioridade aos indivíduos - Generalidade
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
	
	
	Solidariedade Social
	 
	Educação
	
	Sociedade
	
	Fato Social
	
	Divisão Social do Trabalho
	
Explicação:
Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas. Para ele, era necessário articular a pedagogia à sociologia, uma vez que a escola teria como finalidade suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pelo sociedade e que seriam aplicáveis à mesma.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para Durkheim , o controle social é fundamental para o funcionamento e equilíbrio do sistema social. O ser humano é egoísta e precisa ser moldado para se integrar à sociedade. Ele afirma que o indivíduo egoísta se transforma em altruísta no processo de socialização que se dá através da educação. (Sociologia da educação _ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA segundo Durkeim.
	
	
	Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade
	 
	Devemos educar nossos filhos de acordo com as regras e os costumes que queremos
	
	Os costumes e as regras são transmitidos no processo educacional
	
	Não existe uma educação única para que todos aprendam a ser membros da sociedade
	
	A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha
	
Explicação:
 
 Justificativa: é uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar. Dunkheim considerou ainda, que os costumes e as idéias que determinam o tipo de educação necessária à sociedade, não é criado individualmente, em grande parte é obra das gerações passadas.
Segundo Émile Durkheim existem várias formas de controle social. Essas formas são fundamentais para o bom funcionamento e equilíbrio de todo o sistema social. Os processos de socialização, família, escola, trabalho, por exemplo, fortalecem esses laços . Principamente a educação, sistemática e assitemática, exerce esse poder na vida do indivíduo. 
 
	1a Questão
	
	
	
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:
	
	
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	 
	Karl Marx
	
	Antonio Gramsci
	
	Max Weber
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de dupla expropriação, uma vez que teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e, também, o saber relacionado a ela. Segundo Marx, este processo representaria um quadro de:
	
	
	injustiça social.
	
	ilegalidade.
	
	apropriação indébita.
	
	roubo qualificado.
	 
	alienação.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São justamente as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes. A transformação de um tipo de sociedade para outro, ou de um modo de produção a outro, se dá por meio dos conflitos abertos entre a classe dominante e as classes exploradas num determinado período. Diante da afirmativa, para Marx o que é a história humana?
	
	
	É a história da sociologia.
	
	É a história da construção do conhecimento.
	
	É a história do processo industrial.
	
	É a história da religiosidade.
	 
	É a história das lutas entre as classes.
	
Explicação:
A luta de classes, segundo Karl Marx, só acabará com o fim do capitalismo e com o fim das classes sociais.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto a seguir. Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. (MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006)
Baseado no texto, assinale a afirmação verdadeira:
	
	
	A história não é feita pelo passado, e sim pelas circunstâncias das escolhas.
	
	A história permite perceber que a realidade depende unicamente das escolhas dos homens.
	 
	A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.
	
	O passado não interfere nos processos sociais.
	
	A história não é construída pelos homens porque ela é predefinida pelo destino.
	
Explicação:
Marx dava muita importância a como a forma como a história se desenvolve deve ser compreendida a partir das condições materiais de existência, e que somente a partir delas (do mundo concreto, do mundo da ação) é que o podemos pensar.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de
	
	 
	Karl Marx
	
	Antonio Gramsci
	
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	
	Max Weber
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Existem várias definições para a palavra ideologia, mas Karl Marx em sua obra A ideologia alemã, elabora seu conceito de ideologia. O que significa este conceito segundo Marx?
	
	
	Uma ideologia é uma visão abrangente, uma maneira de olhar as coisas como em várias tendências filosóficas, ou um conjunto de ideias.
	 
	A ideologia é um conceito crítico. É a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência. Isso ocorre segundo interesses que nem sempre são conscientes ou voluntários.
	
	Ciência proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.
	
	Ciência das ideias, muitas vezes associada a doutrinas ou mitos, a movimentos políticos ou culturais.
	
	Ideologia é um movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a solidariedade e a justiça
	
Explicação: O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. (...) No marxismo posterior

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.