A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Asp Antropologicos

Pré-visualização | Página 8 de 12

crítico, diferente da terminologia criada por de Tracy (ciência precisa, empírica). Ideologia é a consciência deformada da realidade, uma ilusão ou falsa consciência, a realidade é invertida e as ideias surgem como o verdadeiro motor da vida real.
	1a Questão
	
	
	
	As ruas do Centro do Rio de Janeiro amanheceram cobertas de lixo neste domingo de carnaval, 02/03/14, devido à greve deflagrada por um grupo de garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, reajuste salarial, vale-refeição e pagamento de hora extra. Com isso, as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso, além do Largo da Carioca e da Lapa, ainda estão com montanhas de garrafas, latas, sacos plásticos e restos de comida por conta dos blocos que desfilaram pela região no sábado. Os banheiros químicos instalados na região também estão sujos. Os garis recebem atualmente salários em torno de R$ 900,00 e vales refeições de R$ 12,00 (Publicado no Estadão On-Line em 02 de março de 2014). Com base na tipologia de classificação das ações sociais, desenvolvida por Max Weber, a greve dos garis no Rio de Janeiro pode ser classificada como uma
	
	
	ação social racional com relação a valores.
	
	ação social tradicional.
	 
	ação social racional relacionada a fins.
	
	ação social carismática.
	 
	ação social afetiva.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão".
A qual ação social Weber está se referindo?
	
	 
	Ação social racional com relação ao regular.
	
	Ação social racional com relação a valores.
	 
	Ação social afetiva.
	
	Ação social.
	
	Ação social racional com relação aos fins.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade capitalista, a educação se encontra diretamente relacionada à estratificação social e à transmissão de conhecimento especializado. O tipo de educação que predomina na sociedade capitalista, segundo seria a Pedagogia do Treinamento que se caracterizaria por um tipo de prática de ensino destinada a produção um de conhecimento especializado e voltado para o mercado de trabalho.
O uso do conceito "Pedagogia do Treinamento" se aplica a:
	
	
	Émile Durkheim
	 
	Lévi-Strauss
	
	August Comte
	 
	Max Weber
	
	Karl Marx
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o pensamento sociológico de Max Weber, podemos afirmar que: I- O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos. II- A ação social é o objeto de investigação de Weber. A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre e estes muitas vezes escapam ao controle e à previsão do agente. III- A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes permite o entendimento das diferenças sociais que são de gênese e formação e não de estágios de evolução. O conhecimento histórico é, portanto, um poderoso instrumento para o cientista social. IV- Para Weber, o cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições sendo impossível descartar-se de suas prenoções como propunha Durkheim. Existe sempre certa parcialidade na análise sociológica, intrínseca à pesquisa. Uma vez iniciado o estudo, o cientista deve se conduzir pela busca da maior objetividade na análise dos acontecimentos, longe de suas crenças e ideias pessoais.
	
	 
	Todas estão incorretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	
Explicação:
Todas estão corretas, o enunciado desta questão é um bom resumo para o estudo do pensamento de Weber.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Weber,  a sociedade se apresenta como uma grande teia formada por diversos tipos de ações sociais. A identificação do sentido subjetivo dessas ações, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou àquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva.   Segundo Max Weber "Ação Social é"?
	
	 
	toda conduta humana quando relacionada somente às questões de ordem política e ao comportamento individual.
	 
	todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado.
	
	todo tipo de conduta humana relacionada às manifestações espontâneas dos indivíduos nos grupos sociais que fazem parte.
	
	todo tipo de conduta humana envolvendo as relações sociais restritamente no cotidiano escolar e familiar.
	
	toda conduta humana relacionada somente aos grupos sociais que são responsáveis pela educação dos indivíduos.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"São aquelas cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores. Ex.: participar de uma manifestação em defesa da natureza ou em prol dos direitos humanos, ou entrar para a universidade porque a família considera este um ponto importante".
Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber?
	
	
	ação social religiosa e mítica
	
	ação social racional com relação a fins
	 
	ação social racional com relação a valores
	
	ação social tradicional
	 
	ação social afetiva
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nos anos 30 entra em vigor a Legislação trabalhista que estabeleceu mudanças nas condições de trabalho. Neste período a educação foi efetivada para privilegiar que setor econômico?
	
	
	Comercial de importação.
	
	Pecuária.
	
	Terciário.
	
	Agricultura.
	 
	Industrial.
	
Explicação:
A educação foi repensada e algumas alterações foram feitas durante o governo Vargas, embora sem se dar conta da extinção do modelo classista e excludente que vigora até os dias atuais. A estrutura educacional, na prática, produz e reproduz a força e o trabalho para o setor industrial, bem como concorre para a manutenção da sociedade de classes, fazendo com que cada classe continue em seu lugar.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na visão de Weber, a ação social é:
	
	
	Todo tipo de ação humana relacionada aos animais.
	
	Todo tipo de ação humana relacionada ao mundo.
	
	Qualquer ação humana.
	 
	Todo tipo de ação humana relacionada a outros indivíduos.
	
	Ação humana específica na educação.
	1a Questão
	
	
	
	Weber defende que a sociedade capitalista provoca um ¿desencantamento do mundo¿. Este movimento implicaria em crescente abandono de concepções místicas e tradicionais sobre a realidade. O que ele quis dizer com essa expressão?
 I. Que a vida moderna trás uma série de problemas que provocam angustia, depressão e a perda da fé.
 II. Que a partir da Modernidade progressivamente abandonam-se as explicações "fantasiosas" para essas coisas em favor de um conhecimento racional e científico sobre a realidade.
 III. Que o modelo de produção capitalista exige a superação de costumes e tradições e uma organização racional do trabalho e da vida social.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Quanto mais complexa a sociedade, mais conflitiva tende a ser a interação entre os indivíduos e grupos,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.