A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Asp Antropologicos

Pré-visualização | Página 9 de 12

uma vez que maiores serão as "constelações de interesses" que se contrapõem e maior também a necessidade de regulamentá-los. (...) Para resumir em poucas palavras: uns mandam, outros obedecem e a esse processo Weber chama de dominação." (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. P. 63.)
Marque a ÚNICA opção que apresenta os conceitos relativos aos tipos de dominação legítima, estabelecidos por Max Weber.
	
	
	
	
	Dominação tradicional, dominação moral, dominação racional legal.
	 
	Dominação tradicional, dominação carismática, dominação racional legal.
	
	Dominação social, dominação moral e dominação tradicional.
	
	Dominação carismática, dominação tradicional, dominação pela força.
	
	Dominação tradicional, dominação moral, dominação carismática.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual nome é dado por Weber para a educação voltada para o capitalismo ?
	
	 
	Pedagogia do Treinamento.
	
	Pedagogia do Capital.
	
	Pedagogia do Cultivo.
	
	Pedagogia do Cultivo e Treinamento.
	
	Pedagogia de Weber.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia o depoimento de um aluno do EJA (Educação de Jovens e Adulto) e marque a ÚNICA opção correta.
"Hoje, para mim, a educação é tudo, pois a cada dia que passa o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e temos que nos adaptar para que no futuro consigamos um trabalho (...)". (Estudante,17anos) Extraído de: SOARES A., Silvio O sentido da educação na escola pública contemporânea: um diálogo com Max Weber. (Disponivel em: www.estudosdotrabalho.org/)
Levando em conta as análises de Max Weber sobre a educação nas sociedades capitalistas, podemos dizer que no trecho acima:
	
	
	A educação é vista como forma de desenvolver o intelecto e aprofundar o conhecimento sobre os problemas do mundo.
	
	A educação é vista como única saída para os pobres enriquecerem e serem respeitados no mundo capitalista.
	
	A educação é vista de um conjunto de conteúdos voltados para o treinamento de indivíduos, que se profissionalizam e, depois, são explorados pelas empresas privadas.
	
	A Educação, no mundo capitalista, oferece aos indivíduos somente treinamento adequado para ingressarem no mercado de trabalho.
	 
	A educação é vista de um conjunto de conteúdos voltados para o treinamento de indivíduos, a fim de que se tornem aptos a desempenhar variadas funções tanto no Estado, quanto nas empresas privadas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No trecho abaixo Gaudêncio Frigotto, o filósofo e pedagogo brasileiro, faz dura crítica a forma como tem sido desenvolvidas as políticas de ensino profissionalizante no país. Ele denuncia que essas políticas atendem apenas aos interesses do mercado e não as finalidades próprias da educação, ou seja, a formação do cidadão. "... Em 1963, no curto governo João Goulart, em razão da carência de trabalhadores qualificados, criou-se o Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (Pipmo), que foi transitório e de curta duração. Veio o golpe civil-militar e esse programa durou dezenove anos. O que é espantoso é que, cinquenta anos depois, a grande política do Estado brasileiro na formação profissional dos jovens e adultos reedita o Pipmo, com as mesmas características, mas com um volume muito maior de recursos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Essas políticas, sem a base do ensino médio, constituem um castelo de areia. A meta até 2014 anunciada pelo Ministério da Educação é de 8 milhões de vagas, a maioria no Sistema S, especialmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com o aporte de dinheiro público do BNDES de R$ 1,5 bilhão, pavimenta-se esse castelo, mas continuaremos negando a efetiva cidadania política, econômica, social e cultural à geração presente e futura de nossa juventude. Na expressão de Florestan Fernandes, "continuaremos a ser um Brasil gigante com pés de barro". Vale dizer, um gigante econômico com uma democracia efetiva frágil e formal e uma sociedade absurdamente desigual." (Gaudêncio Frigotto, artigo publicado no Le Monde Diplomatic, em março de 2013)
 Essa forma de pensar a educação tem estreita relação com um conceito weberiano. Identifique qual proposição que melhor expressa essa correspondência:
	
	
	Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional alternativo a racionalidade da sociedade capitalista, que busca a formação do sujeito histórico e crítico, capaz de transformar a sua realidade.
	
	Refere-se a Pedagogia do Treinamento, voltada para a formação de um tipo de indivíduo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do indivíduo.
	 
	Refere-se a Pedagogia do Treinamento, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
	
	Refere-se a Pedagogia do Cultivo, voltada para a formação de um tipo de indivíduo culto a partir de uma educação de caráter abrangente, com implicações na própria qualidade de vida do indivíduo.
	
	Refere-se a Pedagogia do Oprimido, considerada como um modelo educacional imposto pela racionalidade da sociedade capitalista, que mantinha uma relação utilitarista com o conhecimento, destinada apenas à formação de quadros para o mercado de trabalho.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Dalai Lama é o dirigente máximo espiritual e político do povo tibetano. Tenzin Gyatso foi o 14º. dessa linhagem e teve uma educação primorosa. Filosofia budista, artes marciais, diplomacia, geografia, história, artes e idiomas foram apenas uma parte dos variados temas que ele estudou desde menino a fim de prepará-lo para ser o líder do Tibet. Em 1997, a história de sua vida foi adaptada para o cinema no filme "Sete anos no Tibet". Pensando nos tipos de práticas educacionais propostas por Max Weber, marque a opção a qual se pode associar a educação do Dalai Lama.
	
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a tornar os indivíduos mais conscientes das diferenças sociais, a fim de lutarem pelo que desejam.
	
	Pedagogia do cultivo, que ensina os indivíduos a agirem corretamente, segundo suas crenças, na sociedade moderna.
	 
	Pedagogia do cultivo, que visa a fornecer as informações necessárias para que as pessoas sejam cultas de acordo com a classe social a que pertencem, preparando-as, assim, para determinados comportamentos e situações.
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a formar profissionais especializados, peritos em funções específicas, de acordo com as necessidades do Estado e das empresas privadas.
	
	Pedagogia racional, que visa a formar profissionais bem sucedidos, conforme o talento de cada um.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho abaixo e responda.
 
"O título de monarca do Reino Unido é sucedido através de hereditariedade. Ao morrer, o rei (ou a rainha) deixa o lugar ao primogênito. Antigamente, só os homens tinham direito ao trono. Em 2011, por iniciativa do primeiro-ministro David Cameron, o primogênito da família real, não importando qual o gênero, pode ser o monarca desde que esteja na linha de sucessão. Só para constar, a rainha Elizabeth II tornou-se monarca do Reino Unido por não possuir irmãos. A sucessão do trono é feita imediatamente após a morte do atual monarca, sem necessidades de cerimônias ou confirmações." (http://blog.culturainglesa-ce.com.br/reino-unido/como-funciona-a-monarquia-no-reino-unido)
 
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a opção que apresenta o conceito que mais se aproxima do processo de legitimação de liderança descrito no trecho acima.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.