Buscar

Estrutura_e_Composição_da_Terra_II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O interior da Terra
100 km
350 km
2883 km
5140km
6371km
*
*
O interior da Terra
*
*
Núcleo
Acredita-se que o núcleo terrestre seja formado de duas porções, uma externa, de consistência líquida e outra interna, sólida e muito densa, composta principalmente de ferro (80%) e níquel (por isso, era antigamente chamada de nife). 
O núcleo externo tem 2.200 quilômetros de espessura e velocidade sísmica um pouco menor que o núcleo interno. Deve estar no estado líquido, porque nele não se propagam as ondas S, e as ondas P têm velocidade bem menor que no manto sólido. 
*
*
Algumas características das camadas do interior da Terra
NÚCLEO
	> Composição: Fe, Fe-Ni, menor quantidade de Si, S e outros elementos (H, O, S, C)
	> Núcleo Interno: sólido – Núcleo Externo: fundido (ambos ~composição)
	> O núcleo interno é sólido em virtude da elevadíssima pressão não permitir a fusão.
	> Densidade: provavelmente entre 9 e 11 g/cm3
*
*
MANTO
Composição: manto superior - silicatos/óxidos de Fe-Mg → olivina, piroxênio, granada (anfibólio, flogopita)
manto inferior – mais rico em Fe do que o manto superior
(admite-se que algumas rochas de erupções vulcânicas são provenientes do manto)
	
	> Constituição: Porção superior (litosfera) rígida, sobreposta a blocos rígidos envoltos em massa fundida (fusão parcial - astenosfera)
	> Densidade 5,5 g/cm3 (próximo ao núcleo) a 3,3 g/cm3 (próximo à crosta)
*
*
Manto
O manto divide-se em manto superior e manto inferior. O superior tem, logo abaixo da crosta, uma temperatura relativamente baixa (100 °C) e uma consistência similar à da camada acima, com velocidade de ondas sísmicas de 8,0 km/s. No manto inferior, porém, esta velocidade aumenta para 13,5 km/s, com temperatura bem mais alta, chegando a 2.200 ºC (3.500 °C segundo outros autores) perto do núcleo.
Essa diferença na velocidade sísmica traduz uma mudança na composição química das rochas. De fato, os minerais que compõem o manto são muito ricos em ferro e magnésio, destacando-se os piroxênios e as olivinas. As rochas dessa porção da Terra são pobres em silício e alumínio quando comparadas com as rochas da crosta.
*
*
Crostas Continental e Oceânica
*
*
A crosta continental é formada essencialmente de silicatos aluminosos (por isso era antigamente chamada de sial) e tem uma composição global semelhante à do granito. Mede 25 a 50 km de espessura e as ondas sísmicas primárias nela propagam-se a 5,5 km/s.
A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima). Tem 5 a 10 km de espessura e é mais densa que a crosta continental por conter mais ferro. As ondas sísmicas têm nela velocidade de 7 km/s.
Quase metade (47%) deste envoltório da Terra é composta de oxigênio. A crosta é formada basicamente de óxidos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, potássio e sódio. A sílica (óxido de silício) é o principal componente, e o quartzo, o mineral mais comum nela.
*
*
CROSTA
Crosta Siálica (continental) (SiO2+Al2O3)
D = 2,7-2,85 g/cm3
Composição média similar ao granito
Crosta Simática (oceânica) (SiO2+FeOT+MgO)
D = 2,85-3,1 g/cm3
Composição média equivalente ao basalto
*
*
Placas litosféricas
*
*
Placas litosféricas
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais