Buscar

Atuação do Pedagogo em ONGs de Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A disciplina Atuação do Pedagogo, nos possibilitou uma visão do trabalho do pedagogo fora da sala de aula. Dentre os temas de pesquisa propostos, optamos por investigar o trabalho exercido por pedagogos em Organizações não governamentais-Ongs (colocar em nota de rodapé: Utilizaremos a sigla ONG ao referirmo-nos às Organizações não governamentais), que desenvolvem trabalhos voltados para educação. 
Decidimos que o nosso primeiro passo seria o de ampliar o nosso entendimento sobre as ações exercidas pelas "ONGs". 
(informar o fonte que utilizaram)As ONGs trabalham como associações sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas. Pesquisamos algumas ONGs que divulgam suas ações pautadas nesse objetivo. 
As ONGs pesquisadas foram: Itau, Dom Bosco e TV Cultura. 
Vale lembrar que antes de saírmos a campo elaboramos, nas aulas, um questionário para dar um eixo norteador para todos os grupos empenhados em realizar a pesquisa em outras áreas de atuação do pedagogo, e para além disso, para que os pedagogos que atuam nessas ONGs, discutissem conosco o seu papel dentro da instituição.
Das entrevistas realizadas coletamos os seguintes dados: 
Na Fundação Itau Social o pedagogo atua em duas vertentes: na área educacional, buscando a melhoria da qualidade da educação pública e fomenta as ações complementares à escola, para assegurar o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso de crianças e jovens matriculados na escola pública; na área da saúde, objetivando modernizar as práticas administrativas e gerenciais, com vistas a capacitação e ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde.
Por meio de contato telefônico, obtivemos a informação que na Fundação Cultural Itaú não há pedagogo atuante.

Outros materiais