Buscar

O RETRATO - FOTOJORNALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O RETRATO
Um retrato é uma pintura, fotografia ou outra representação artística de uma pessoa. O mais famoso exemplo de um retrato é a La Gioconda de Leonardo da Vinci.
Os fotógrafos aprenderam com os artistas plásticos, a famosa regra dos terços, assim como os cineastas e a televisão.
No retrato clássico, a regra dos terços diz que os olhos da pessoa fotografada devem estar a altura de um terço superior, assim como a linha do horizonte na paisagem. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento. 
A pessoa deve estar com perfil parcial, costas próxima a uma das margens e frente voltada levemente para o lado maior da foto, tendo os olhos direcionados à objetiva da câmera. Olhos baixos significam depressão e tristeza, olhos altos, indicam altivez e contemplação
Franz Hals
Frans Hals (1580 - 26 de agosto 1666) foi um pintor naturalista holandês da era de ouro especialmente famoso por retratos. Ele é notável por suas pinceladas soltas de pintura, e ajudou a introduzir o estilo alegre da pintura na arte holandesa. Hals foi também fundamental na evolução da arte do retrato do século 17 do grupo.
Ele usava o "ego" o "subconsciente". Um exemplo é o célebre retrato do filósofo René Descartes e um verdadeiro exemplo de profundidade psicológica por isso o seu grande sucesso nas suas obras. Ele modificou e renovou a arte de fazer arte na sua época. Um verdadeiro célebre.
Elisabeth-Louise Vigée-Lebrun
Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun (16 de abril de 1755 - 30 Março 1842) foi uma pintora francêsa, e é reconhecida como a mulher pintora mais famosa do século XVIII. Seu estilo é geralmente considerado rococó e mostra interesse no assunto da pintura neoclássica. Vigée-Le Brun não pode ser considerada puramente Neoclassista em que ela cria em sua maioria retratos vestidos Neoclássico e não a pintura de História. Na sua escolha de cor e estilo, enquanto servindo como pintora de retratos da rainha, Vigée-Le Brun é meramente rococó.
Vermeer
Johannes Vermeer (31 de Outubro de 1632 - 15 de Dezembro de 1675) pintor holandês, também conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft. É o segundo pintor holandês mais famoso do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante uso da luz.
Ingres
Jean-Auguste Dominique Ingres (29 de Agosto de 1780, Montauban – 14 de Janeiro de 1867, Paris), celebrado pintor e desenhista francês, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. É considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX. Deixou obra notável no retrato e no nu feminino. Sua pintura tinha um acabamento técnico impecável e a qualidade de sua linha foi sempre altamente elogiada.

Outros materiais