Buscar

Atividade 5 Legislação trabalhista e previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA  
	201809092817
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Amanda, Ana, Amélia e Arlinda, amigas de infância e empregadas de diferentes empresas privadas, se reuniram para passarem juntas uma hora do dia em um estabelecimento de relaxamento direcionado para as mulheres − ¿SPA X¿. Esta reunião foi possível porque todas não estavam laborando: Amanda estava no horário destinado para refeição e descanso (intervalo intrajornada); Ana havia se casado na véspera da reunião; Amélia sofreu um aborto espontâneo cinco dias antes da reunião e Arlinda realizou prova de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior no período da manhã. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, no dia do relaxamento, estavam interrompidos os contratos de trabalho APENAS das empregadas
		
	
	Amanda, Ana e Amélia.
	
	Ana, Arlinda e Amanda.
	
	Amélia e Ana.
	
	Amélia e Arlinda.
	
	Amélia, Ana e Arlinda.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Identifique a alternativa abaixo , e , marque a alteração contratual de Suspensão.
		
	
	Licenças Remuneradas Feriados e Repouso Semanal.
	
	Licenças Remuneradas por faltas justificadas. 
	
	Licença  Maternidade.
	
	Licença  paternidade.
	
	Licenças não remuneradas.
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Amanda, Ana, Amélia e Arlinda, amigas de infância e empregadas de diferentes empresas privadas, se reuniram para passarem juntas uma hora do dia em um estabelecimento de relaxamento direcionado para as mulheres − SPA X. Esta reunião foi possível porque todas não estavam laborando: Amanda estava no horário destinado para refeição e descanso (intervalo intrajornada); Ana havia se casado na véspera da reunião; Amélia sofreu um aborto espontâneo cinco dias antes da reunião e Arlinda realizou prova de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior no período da manhã. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, no dia do relaxamento, estavam interrompidos os contratos de trabalho APENAS das empregadas
		
	
	Amanda, Ana e Amélia.
	
	Amélia e Arlinda.
	
	Amélia e Ana.
	
	Ana, Arlinda e Amanda.
	
	Amélia, Ana e Arlinda.
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Quanto as férias, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a legislação trabalhista e jurisprudência do TST: 
		
	
	É devido o pagamento em dobro da remuneração das férias, incluído o terço constitucional, com base no artigo 137 da CLT, quando ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no artigo 145 do mesmo diploma legal. 
	
	Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período concessivo tiver recebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou auxílio-doença por até 06 (seis) meses, embora descontínuos. 
	
	As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 15 (quinze) dias corridos. 
	
	Durante as férias, o empregado não poderá, em nenhuma hipótese, prestar serviços a outro empregador. 
	
	Os dias de férias gozadas após o período legal de concessão deverão ser remunerados de forma simples, se não ultrapassado a totalidade do período concessivo. (art. 137, CLT). 
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Definindo Jornada de Trabalho que é o período durante o qual o trabalhador está à disposição da sua empresa, e este tempo está estabelecido no Direito do Trabalho. E que cada país possui sua própria regulamentação para a quantidade de horas na jornada de trabalho, seus limites e considerações específicas as funções exercidas pelos empregados como motoristas, presta seu labor no período de:
		
	
	de 05(cinco) horas diárias previstas pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica
	
	de 08 (oito) horas diárias previstas pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica.
	
	de 06 (seis) horas diárias previstas pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica.
	
	de 07 (sete) horas diárias previstas pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica.
	
	de 04 (quatro) horas diárias previstas pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica.
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições: 
		
	
	Por revogação de normas internas.
	
	Por norma interna da empresa. 
	
	Por mútuo consentimento, mesmo que resultem, direta e indiretamente, prejuízo ao empregado. garantia.
	
	Por determinação exclusiva do empregador. 
	
	Por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Nerva, empregada da empresa A, celebrou acordo de compensação de horas com sua empregadora, amparada pela Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria. Três meses após, Nerva foi dispensada sem justa causa, sem que tenha ocorrido a compensação integral da jornada extraordinária que laborou. Neste caso, Nerva
		
	
	terá direito a uma indenização pré-fixada na Consolidação das Leis do Trabalho em 5 salários mínimos. 
	
	terá direito a uma indenização pré-fixada na Consolidação das Leis do Trabalho em 5 salários a serem recebidos na data da rescisão.
	
	terá direito a uma indenização pré-fixada na Consolidação das Leis do Trabalho em 12 salários mínimos a serem recebidos na data da rescisão
	
	não terá direito ao pagamento das horas extras não compensadas em razão da rescisão do contrato de trabalho. 
	
	terá direito ao pagamento das horas extras não compensadas que será calculado sobre a remuneração na data da rescisão
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A empresa Tudo Limpo atua no ramo de prestação de serviços gerais, a maioria dos seus trabalhadores têm jornada diurna, mas existem algumas vagas para jornada noturna.O empregado da Empresa Tudo Limpo Ltda que realizar um trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de: 
		
	
	40% (quarenta por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
	
	50% (cinquenta por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
	
	30% (trinta por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
	
	10% (dez por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
	
	20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna

Outros materiais

Outros materiais