Buscar

avaliando aprendizado de direito empresarial II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com a clássica definição do jurista italiano Cesare Vivante, expressa no art. 887 do Código Civil, título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele mencionado. A respeito da classificação dos títulos de crédito analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.
I. Os títulos de crédito devem sempre atender em sua emissão a um padrão obrigatório, de modelo vinculado quanto à disposição formal dos elementos essenciais à sua criação.
II. Quanto à circulação, os títulos são ao portador ou nominativos, subdividindo-se estes em à ordem e não à ordem.
III. Quanto à estrutura, os títulos de crédito se classificam em ordem de pagamento e promessa de pagamento; na ordem, o sacador do título de crédito manda que o sacado pague determinada importância, enquanto na promessa o sacador assume o compromisso de pagar o valor do título.
 
	
	
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	
	2a Questão (Ref.:201504243061)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A duplicata é um título de crédito emitido por seu credor originário, com base em uma fatura, para documentar o crédito originado de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços, sobre tal título de crédito é incorreto afirmar: 
	
	
	A) A emissão de duplicata pelo vendedor é facultativa, no entanto, quando ele opta pelo saque deve obrigatoriamente escriturar o Livro de Registro de Duplicatas.
	
	E) A duplicata é um titulo de crédito que possui um regime jurídico próprio que é a lei n. 5. 474/68
	
	D) A perda ou extravio da duplicata obrigará o vendedor a extrair triplicata, que terá os mesmos efeitos e requisitos e obedecerá às mesmas formalidades daquela.
	 
	C) A fatura juntamente com o protesto do boleto bancário é suficiente para a cobrança da duplicara numa ação cambial.
	
	B) No aceite presumido basta a juntada do comprovante de entrega das mercadorias e do instrumento de protesto.
	
	
	3a Questão (Ref.:201504368816)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VUNESP - TJ-RS2018 (questão adaptada) - Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de título de crédito disposto no artigo 887 do Código Civil.
	
	
	(A) O título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito autônomo nele contido, que somente produz efeito se preenchidos os requisitos legais.
	
	(C) O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito nele contido, produz efeito independentemente de preenchidos os requisitos legais.
	
	(E) O título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal nele contido, que produz seus efeitos independentemente de preenchidos os requisitos legais.
	
	(B) O título de crédito, documento dispensável ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.
	 
	(D) O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenchidos os requisitos da lei.
	
	
	4a Questão (Ref.:201504278706)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o tema Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial, e considerando a Lei nº 11.101/2005, marque a afirmação correta.
	
	 
	A Lei nº 11.101/2005 não se aplica a empresa pública e sociedade de economia mista.  
	
	As sociedades cooperativas que pedirem recuperação judicial poderão pedir a aplicação do plano especial.
	
	Até mesmo as obrigações a título gratuito são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência.  
	
	Os créditos trabalhistas cedidos a terceiros conservam sua natureza de oriundos da legislação do trabalho e mantém sua preferência na classificação dos créditos na falência. 
	
	O juiz fixará o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial. No entanto, por se tratar de verba alimentar, mesmo em caso de desaprovação de suas contas, o administrador judicial terá direito a essa remuneração.
	
	
	5a Questão (Ref.:201502505591)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Através desse tipo de contrato, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas. Essa definição se refere a que tipo de contrato empresarial?
	
	 
	Contrato de corretagem.
	
	Contrato de distribuição.
	
	Contrato de depósito.
	
	Contrato de comissão.
	
	Contrato de agência.

Outros materiais