Buscar

Avaliação Final Objetiva. NOÇOES ATUARIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Quando tratamos da formação de preços, não podemos nos esquecer da incidência dos impostos. No seguro, os impostos estão representados pelo IOC - Imposto sobre Operações de Crédito, câmbio e seguro, ou IOF - operações relativas a títulos e valores mobiliários. Sobre o IOF, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Incide em todas as operações de exportação.
	 b)
	Incide em todas as operações de crédito.
	 c)
	Incide em todas as operações de seguros.
	 d)
	Incide em todas as operações de resseguro.
	2.
	A estruturação de programas de previdencia privada aos disponibilizados pelos governos é um tema relativamente novo. No final do século XVIII e início do século XIX, ocorreram algumas tentativas, porém foi em 1904 que os fundos de pensão tiveram seu marco inicial, com o surgimento da Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco do Brasil, que atualmente é denominada Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), foi criada por alguns funcionários do banco. Sobre o seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Garantir apenas aos filhos um seguro privado após a morte dos pais.
	 b)
	Proporcionar aos funcionários o recebimento do PPR - Programa de Participação nos Resultados.
	 c)
	Canalizar aos herdeiros o resíduo financeiro deixado pelo representante legal.
	 d)
	Proporcionar aos seus dependentes o pagamento de uma pensão, a contar do seu falecimento.
	3.
	A previdência social surgiu há muitos anos, durante o governo de Otto von Bismarck, na Alemanha. Ela surgiu da insatisfação dos trabalhadores. Na época, o retorno financeiro em troca do trabalho realizado era mínimo, praticamente um trabalho escravizado. A exploração se desenvolveu ainda mais com as mudanças sociais e econômicas dos séculos XVII e XIX. Diante disto, criou-se a previdência social que assegurava o futuro dos trabalhadores e também os abonava diante de qualquer acidente de trabalho. Essas mudanças foram bastante significativas e trouxeram segurança. Sobre os motivos que justificam a decisão do governo pela previdência social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A revolta dos operários diante das mudanças realizadas pelo governo alemão.
	 b)
	A falta de segurança para trabalhadores que operavam máquinas e a baixa remuneração poderiam trazer revoltas sociais incontroláveis.
	 c)
	O amparo ao operador inválido.
	 d)
	A evasão de operários da cidade para áreas rurais.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.
	4.
	As atividades na área de seguros necessitam segregar os seguros por classificação de risco, que é o agrupamento correspondente ao objeto do seguro, sob o aspecto físico ou moral, no qual o risco deverá ser incluído. De acordo com a classificação dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco do empreendimento.
II- Risco do negócio.
III- Risco país.
IV- Risco cambial.
(    ) Está relacionado com o risco cambial, devido às variações cambiais existentes na política financeira internacional. Também pode ser encontrado sob a denominação de risco internacional.
(    ) É o chamado risco estabelecido, e está relacionado com as decisões e conduta do empreendimento pelos seus gestores. 
(    ) É aquele relacionado às decisões econômicas, de legislação, entre outras que emanam no governo de um determinado país e que podem alterar substancialmente a situação interna (no mercado nacional) de tal forma a afetar as organizações que nele mantêm negócios.
(    ) É o tipo de risco que pode afetar todas as empresas em determinado segmento de atuação, pois pertence ao próprio segmento das atividades. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	I - III - IV - II.
	5.
	Se o valor matemático do risco é uma medida de frequência relativa de sinistros obtida pela relação entre o número de sinistros ocorridos e o número de riscos pesquisados, identifique o valor matemático do risco de uma amostra com 30 edifícios residenciais segurados, dos quais apenas três prédios ocorreram sinistros:
	 a)
	1%.
	 b)
	10%.
	 c)
	45%.
	 d)
	90%.
	6.
	Conforme menciona Boschetti (2009 apud GERBER, 2010), a Previdência na forma que conhecemos teve seu início na Alemanha quando foram promulgadas leis de seguro obrigatório contra acidentes do trabalho. Esta legislação de seguros sociais está voltada à proteção dos trabalhadores que apresentam crescente insatisfação oriunda da relação capital versus trabalho que se estabeleceram a partir das transformações sociais e econômicas surgidas no século XVIII e XIX. Este processo causou grande impacto na vida das pessoas e teve como característica marcante a exploração do trabalho pelo capital que provocou intensas reações da classe trabalhadora. Sobre os fatos que caracterizaram esse período, analise as sentenças a seguir:
I- As relações de trabalho e dominação foram transformadas radicalmente com o advento da Revolução Industrial e o modelo de produção voltada ao capitalismo.
II- Grandes concentrações rurais e trabalho intelectual refletiram nas relações sociais e estilo de vida.
III- Expansão do movimento político e do ideário socialista.
IV- Grandes concentrações urbanas e trabalho precário decorrentes da industrialização refletiram nas relações sociais e no estilo de vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GERBER, Luiza Maria Lorenzini. Políticas sociais: saúde, previdência e assistência social. Indaial: UNIASSELVI, 2010.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O risco causa perdas, de vidas ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Assim, estritamente falando, risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo e que pode ser expresso em termos monetários. Esse evento pode ser totalmente incerto, como a queda de um raio, ou certo, mas acontecendo em data incerta, como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. É nesse momento que o seguro se torna importante. De acordo com os aspectos dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco sistemático.
II- Risco não sistemático.
III- Risco econômico.
(    ) É aquele inerente ao próprio investimento, que pode ser minimizado pela diversificação no momento do investimento.
(    ) Existe mais em função de decisões que afetam o ambiente em termos de demanda e que podem interferir na rentabilidade do investimento.
(    ) É aquele inerente ao mercado, ou seja, dificilmente se poderá fugir de sua presença em qualquer tipo de investimento. É um risco que dificilmente se conseguirá minimizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	8.
	Na área de seguros, o perito atuarial precisa elaborar um documento técnico registrado no Instituto Brasileiro de Atuária, contendo as características gerais do plano de aposentadoria, com bases técnicas e as fórmulas de cálculo utilizadas para este documento. No que se refere ao parecer atuarial sobre o plano de aposentadoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Objetivo do parecer.
II- Características do plano.
III- Participantes.
(    ) Esse item do parecer atuarial está relacionado à descrição exata da abrangência da análise e ao que ela se propõe para a sua aplicabilidade. 
(    ) Esse item está relacionado com o que indica quem são os beneficiários do plano, em números e em dados qualitativos que permitam o conhecimento da carteira analisadae a avaliação das capacidades de aportes de recursos ao longo do tempo.
(    ) Está relacionado em especificar o detalhamento das condições para o início do plano previdenciário e identificar os possíveis valores para os recebimentos depois de finalizadas as capitalizações. Permite identificar se o plano prevê uma renda vitalícia ou não. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.
	9.
	A solvência das empresas é demonstrada pela capacidade que a empresa tem em saldar os seus compromissos. Para isso, deve haver muita cautela nos controles, tanto internos quanto externos, sejam eles os realizados por auditorias independentes ou pelo órgão regulamentador e fiscalizador. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
                                                                  
(    ) Devemos comprar seguros de companhia com vigor financeiro duvidoso, assim conseguiremos prêmios mais baixos.
(    ) É obrigação dos corretores de seguros avaliar a solvência e solidez financeira das seguradoras com quem fazem negócios.                                                 
(    ) Companhias com balanços fortes e resultados fracos precisam fazer mudanças em suas organizações para continuar a crescer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	10.
	Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma técnica de gerenciamento de risco que consiste em identificar os eventos perigosos, suas causas e suas consequências. Descreve-se como preliminar porque ela é utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo em questão. Um dos parâmetros utilizados nesta técnica é a frequência ou probabilidade de ocorrência dos acidentes, que possuem uma categoria. Com relação às categorias e sua descrição, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Extremamente remota.
II- Remota.
III- Improvável.
IV- Provável.
V- Frequente.
(    ) Esperado ocorrer várias vezes durante a vida útil do processo ou instalação.
(    ) Pouco provável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
(    ) Não esperado ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
(    ) Esperado ocorrer até uma vez durante a vida útil do processo ou instalação.
(    ) Conceitualmente possível, mas extremamente improvável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - V - II - I.
	 b)
	V - I - III - II - IV.
	 c)
	V - III - II - IV - I.
	 d)
	IV - II - V - I - III.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.

Outros materiais