Buscar

Exercício de Fixação - Fundamento de Economia - Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – FUNDAMENTOS DE ECONOMIA – AULA 01
1
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa é
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A pobreza
	
	
	O controle dos bens produzidos
	
	
	A estrutura de mercado de uma economia
	
	
	A escassez
	
	
	A taxação daqueles que recebem toda e qualquer espécie de renda
	
	
		2.
		No estudo dos fundamentos da economia, o conceito de Custo de Oportunidade é um dos mais representativos, estando diretamente relacionado a questão da escassez. Como podemos defini-lo?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Os custos relativos aos gastos realizados na oportunidade de produção escolhida, representando os recursos com os fatores de produção que foram empregados.
	
	
	Ao se produzir dois bens quaisquer, A e B, por exemplo, são necessários diferentes fatores de produção, que se denominam: custos de oportunidade.
	
	
	São os custos com todos fatores de produção considerados básicos às atividades empresariais: energia elétrica, combustíveis e trabalho.
	
	
	O somatório de todos os fatores de produção que foram empregados nas mais diferentes atividades produtivas, tanto na produção dos bens X, quanto nos bens Y.
	
	
	O custo relativo as alternativas não produzidas, pois ao se decidir alocar os fatores de produção em um bem X, estes se tornam indisponíveis para serem empregados na produção de outro bem Y.
	
	
		3.
		A macroeconomia é uma das duas grandes áreas de estudo da economia, que tem nos grandes agregados econômicos um dos seus objetos de análise. A partir do nosso conteúdo didático, diferencie Macroeconomia de Microeconomia.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A microeconomia estuda os grandes agregados econômicos como, por exemplo, o mercado de bens e serviços como um todo e o mercado de trabalho. Enquanto a macroeconomia estuda o comportamento das grandes unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
	
	
	A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como, por exemplo, a renda, o produto nacional e o nível geral de preços. Enquanto a microeconomia estuda o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
	
	
	A macroeconomia tem como objeto de estudo o comportamento da inflação e dos seus impactos sobre os mercados de bens específicos e das grandes empresas, enquanto a microeconomia analisa a formação de preços para os mercados das pequenas e médias empresas.
	
	
	A microeconomia estuda o comportamento das grandes empresas como, por exemplo, as que atuam como grandes empregadoras e determinam o mercado de trabalho. Enquanto a macroeconomia estuda o comportamento das economias nacionais e do produto gerado no mercado internacional.
	
	
	A macroeconomia estuda as grandes empresas como um todo, analisando a determinação e o comportamento da renda e do produto total gerado por estas grandes unidades de produção. Enquanto a microeconomia estuda o comportamento das pequenas unidades de produção e das unidades econômicas individuais.
	
	
		4.
		Em uma aula de Fundamentos de Economia, o docente e os alunos discutiam sobre algumas questões como: Alimentação, Empregabilidade e questões que envolvem a Sustentabilidade. Então, a Ciência Econômica possui como objetivo principal?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A Economia é muito importante para a questão geopolítica, estuda a relação da exploração do homem pelo homem, além de doenças pandêmicas e problemas financeiros.
	
	
	A Economia é muito importante para a questão da extinção dos animais e plantas, estuda a falta de emprego, o índice de analfabetos e os excludentes digitais.
	
	
	O objetivo principal da atividade econômica é o de atender as necessidades humanas.  Hoje pode-se ampliar esse conceito para as necessidades do planeta, visando a sustentabilidade.
	
	
	O objetivo principal é a Educação do povo, visando a sustentabilidade. Além é claro a questão do aquecimento Global.
	
	
	O objetivo principal da Economia é a questão Financeira, ou seja, a crescente falta de desemprego e a poluição dos Rios e Mares.
	
	
		5.
		Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade , a fim de satisfazer as necessidades humanas. Esta definição contém vários conceitos importantes. São eles a saber:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	distribuição ,abundância, produção, necessidades, infraestrutura, água.
	
	
	escassez ,produção, portos e aeroportos, água, luz, escolha.
	
	
	escolha, escassez, atividades, necessidades, distribuição, estradas.
	
	
	escolha, escassez,necessidades,recursos,produção,distribuição.
	
	
	escolha, abundância, atividades, produção, distribuição, lucro.
	
	
		6.
		A atividade econômica cumpre um objetivo principal, que corresponde a :
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Proporcionar lucro aos empresários mesmo sem atender as necessidades da sociedade.
	
	
	Proporcionar emprego a todos os que que desejem trabalhar.
	
	
	Render tributos ao governo, que é o encarregado de atender tudo que a sociedade necessitar.
	
	
	Atender as necessidades humanas, considerando a sustentabilidade do planeta.
	
	
	Gerar lucros para as empresas mesmo que sejam empresas estatais.

Outros materiais