EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A AP2
2 pág.

EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A AP2


DisciplinaPsicologi411 materiais201 seguidores
Pré-visualização1 página
EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A AP2
O que diz a Teoria Sócio-Histórica sobre a inserção do sujeito nos grupos sociais?
A Teoria Sócio-Histórica considera que o social está constituído pelo mundo de regras e significações que as pessoas estruturam através das relações com outras pessoas significativas do seu grupo. Já que a pessoa se encontra enraizada em um determinado grupo social, cujos interesses foram desenvolvidos historicamente em relação com outras pessoas e grupos, o que irá mobilizar seu comportamento será o resultado da configuração dos motivos pessoais e interpessoais desse grupo social.
Comente a afirmativa sobe a qual somos nós que fazemos nossa leitura do mundo de modo singular: 
Precisamos administrar a diversidade entre os trabalhadores de uma forma a respeitarmos as perspectivas e contribuições individuais de cada um. Portanto, tratar a diversidade na organização é considerar que as pessoas são diferentes porque percebem o mundo de forma singular.
De que maneira a Percepção do Gestor irá influenciar sua relação com seus funcionários?
O administrador precisa estar ciente,de que a forma perceber,assim também como o modo de pensar,agir e sentir dos trabalhadores são compartilhados nas organizações,logo configuram um conjunto ,uma Cultura nas organizações.
De acordo com a percepção podemos afirmar que para a implantação de mudanças, é fundamental a mudança cultural,vista como um desafio para organizações,já que requer um primeiro passo na direção da criação de novas valores,crenças e atitudes.
O que significa Modelação do Comportamento para a Teoria da Aprendizagem? 
A modelagem do comportamento acontece reforçando sistematicamente cada passo sucessivo que move o indivíduo mais para perto da resposta desejada. O reforço aumentaria à medida que as respostas se aproximassem mais do comportamento desejado. A modelagem envolve reforços graduais, até alcançarmos o comportamento final desejado. Ex: Horário de chegada do empregado.
Comente a afirmativa de Vygotsky:
\u201cO sujeito produtor de conhecimento não é um mero receptáculo que absorve e contempla o real\u201d
O sujeito produtor é ativo que em sua relação com o mundo, com seu objeto de estudo, reconstrói (no seu pensamento) este mundo. O conhecimento envolve sempre uma atividade, um fazer, um atuar do homem no social em interação com outros indivíduos.
Qual a diferença entre Grupo e Equipe?
Grupo - é um conjunto de pessoas que compartilham crenças e valores.
Equipe - é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem riscos. A equipe é um grupo com funcionamento qualificado.
Qual a diferença entre a Liderança Situacional e as demais teorias sobre Liderança?
Liderança situacional é compreendida como um fenômeno que depende do líder, dos seguidores e da situação.
Teoria do Traço \u2013 parte do principio de que os líderes possuem características de personalidade que os auxiliam em seu papel. Acreditava que o indivíduo já nasce líder.
Teoria dos Estilos de Liderança - Defende que as pessoas podem ser preparadas para exercer o papel de líder. Essa teoria surgiu com o movimento humanista na administração que se voltou para as relações interpessoais. Com esta mesma proposta tivemos a Teoria das Relações Humanas e seu objetivo é usar o líder para conseguir de forma cooperativa que os liderados (trabalhadores) desenvolvam suas tarefas de produção e, ao mesmo tempo, oportunizem o desenvolvimento pessoal. Os conflitos dessas duas teorias deram origem à caracterização de dois estilos de liderança:
 Autocrático: orientado para a produção onde o líder diz para seus liderados o que devem fazer e como fazê-lo. 
 Democrático: preocupado com as relações interpessoais, na Teoria das Relações Humanas. Aqui o líder compartilha suas responsabilidades de liderança, envolvendo os liderados no planejamento e na execução das tarefas
Todo Gestor é necessariamente um Líder? Explique:
O fato do gestor ter uma posição que lhe assegura algum poder não lhe confere automaticamente o lugar de líder. Ele só se tornará um líder reconhecido se tiver capacidade de influenciar pessoas fora da estrutura formal da organização.