Buscar

Av GESTÃO DE PROCESSO NOV_14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	Turma: 9028/AD
	�
	 1a Questão (Ref.: 201408292551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma análise profunda do processo que gera um modelo de seu funcionamento com a finalidade de melhorar o desempenho das operações é chamada de:
	
	
	melhoria contínua
	
	determinante de métodos
	
	normalização
	 
	modelagem de processo
	
	excelência operacional
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201408286928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as características dos processos, quando comparado com as características das hierarquias, podemos afirmar: I- As hierarquias têm um desenvolvimento muito mais dinâmico e natural do que os processos, obtendo melhores resultados para os clientes. II- Os processos oferecem barreiras naturais, enquanto as hierarquias atravessam toda a organização, ou seja, elas são catalisadoras para agregar valores. III- Nos processos, em razão da estrutura ordenada de atividades sequenciadas de trabalho, suas entradas e saídas são facilmente identificadas, gerando produtos e/ou serviços. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	I, II e III.
	 
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201408108671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão por processo tem como um dos princípios fundamentais à sua implantação uma gestão horizontalizada, tendo como principais fatores para sua consecução:
	
	
	Foco no relacionameto hierárquico; Integração vertical; Foco centrado na competição interna e integração dos objetivos pessoais.
	
	Foco no interrelacionamento; Integração entre as lideranças; Foco centrado no concorrente e integração entre subordinados.
	 
	Foco no interrelacionamento; Integração entre as funções; Foco centrado nos clientes e integração entre metas e objetivos.
	
	Foco no individualismo; Separação hierárquica das funções; Foco centrado nos fornecedores e separação dos objetivos das metas.
	
	Foco no interrelacionamento; Integração das autoridades; Foco centrado na concorrência e separação dos objetivos e metas por área de importância.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201408068852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controle dos processo tem o objetivo de informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, além de alimentar o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Desta forma, escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle:
	
	
	A função de finanças pode usar como informação para o controle: índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez.
	
	As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção.
	
	O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional;
	
	Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas;
	 
	Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento;
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201408289253)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas empresas trabalham com visão funcional e outras com visão via processos. Quais os atributos mais utilizados pela visão por processos:
	
	
	Foco na chefia; estilo participativo.
	 
	Estilo participativo; relacionamento primário do cliente ao fornecedor.
	
	Relacionamento primário de cadeia de comando; objetiva a redução de custos.
	
	Objetiva a prevenção de custos; foco na chefia.
	
	Relacionamento primário do cliente ao fornecedor; orientação hierárquica.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201408129112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A modelagem de processos dispõe de ferramentas que objetivam o mapeamento dos processos como forma de alcance da melhoria contínua, dentre elas o fluxograma que oferece condições ao usuário de:
	
	
	Estabelecer graficamente uma sequência qualquer da entrada de insumos, processo de transformação e das saídas visando o controle do retrabalho;
	
	Estabelecer uma sequência aleatória de tarefas, detalhando apenas os passos mais importantes, de modo a criar condições a melhoria contínua;
	 
	Estabelecer graficamente uma sequência lógica de processos, de forma detalhada oferecendo condições de visualização das ações e de possíveis desvios;
	
	Representação gráfica de forma não detalhada de uma sequência lógica de processo;
	
	Representação gráfica de forma detalhada dos fornecedores, entradas, saídas e indicadores de desempenho para o controle do sistema operacional;
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201408287360)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na busca pelo aperfeiçoamento do processo de Manutenção de Geladeiras, pertencente a uma empresa especializada em refrigeração, foi realizado inicialmente o levantamento dos elementos que o compõe. Nesse levantamento, foi relacionada a Ordem de Serviço, documento muito importante para o processo, já que detalha o tipo de manutenção que será realizada e outras informações necessárias para execução da manutenção. Desta forma, podemos classificar esse documento como
	
	 
	Entrada para o Processo
	
	Cliente para o Processo
	
	Fornecedor para o Processo
	
	Transformação do Processo
	
	Processamento da atividade
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201408291186)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as expressões abaixo, indique a opção falsa.
	
	
	Indicadores de eficácia e de desempenho do processo são indicadores de processo
	 
	Indicadores de qualidade e de desempenho do produto são indicadores de processo
	 
	Indicadores de eficácia e de direção são indicadores de processo
	
	Indicadores de eficiência e de produtividade são indicadores de processo
	
	Indicadores de qualidade e de capacidade são indicadores de processo
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201408124484)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a relação existente entre as Normas ISO e a Abordagem por Processos (Gestão por Processos)?
	
	
Resposta: Com processos a visão que se tem da organização é melhor para que possa aplicar as normas ISO, e ter uma melhora na qualidade da empresa, proteção ao consumir, principalmente na questão de saúde, cria uma concorrência concorrência justa, melhora comercio interno e internacional, proteção ao meio ambiente.
	
Gabarito: Segundo Takashina (2001), as Normas ISO descrevem os caminhos que a organização deve seguir para Gerir por Processos. Trazem, em seu bojo, as evidências necessárias a esse tipo de gestão, que vão desde a definição do processo em busca do resultado, até a descrição das atividades que os compõem, passando pela identificação dos clientes internos e externos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Segundo Takashina (2001), as Normas ISO descrevem os caminhos que a organização deve seguir para Gerir por Processos. Trazem, em seu bojo, as evidências necessárias a esse tipo de gestão, que vão desde a definição do processo em busca do resultado, até a descrição das atividades que os compõem, passando pela identificação dos clientes internos e externos.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201408080006)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Um processo pode ser dividido em uma família de causas: insumos, equipamentos, informações do processo ou medidas, condições ambientais, pessoas e métodos ou procedimentos.(6 M). Vamos considerar uma empresa: a lavanderia que tem um efeito(serviço prestado): roupa lavada, seca e passada. O processo "lavanderia" é divisivel em outros processos menores, que formam o fluxos do serviço, exemplos de processos da "lavanderia": processo de recebimentoda roupa suja, processo de lavagem, processo de secagem,processo de passagem, e processo de entrega da roupa lavada, seca e passada.
1. Agrupar os processos da lavanderia pela família de causas apresentada acima. Insumos: Água, Energia Elétrica, Cabides, Sabão em pó, Sabão líquido, Amaciante, plásticos. Pessoas: Produtividade, condições Físicas( desconforto, doenças) Condição Emocional (motivação), Treinamento. Condições Ambientais: Limpeza, Umidade, Iluminação, Temperatura. Equipamentos:Secadoras, Máquinas de lavar(filtros), Mesas de passar. Métodos(procedimentos) Limpeza dos equipamentos, controle de secagem, Controle da água(temperatura, nível) Adição de Sabão, Operação da Mesa de passar. Medidas(informações do processo): Temperatura(mesa de passarlavagem,secagem. Baseado nas informações tivemos como resultado indesejável de um trabalhpo(problema ) Elevado número de reclamações. Definir as prováveis causas da insatisfação do cliente. Insumos: qualidade do sabão em pó, Pessoas: Condição Emocional (motivação), Treinamento. Condições Ambientais: Limpeza, Umidade, Iluminação, Temperatura. Equipamentos: Secadoras, Máquinas de lavar(filtros), Métodos(procedimentos) Limpeza dos equipamentos, controle de secagem, Controle da água(temperatura, nível) Adição de Sabão, Operação da Mesa de passar. Medidas(informações do processo): Temperatura(mesa de passar, lavagem, secagem).
 Quais são as características de qualidade para o cliente que serão preciso mensurar?
	
	
Resposta: Qualidade dos produtos utilizados,do atendimento oferecido pelos funcionários,condições de higiene e conforto do ambiente,condições dos equipamentos utilizados,optimização na execução dos processos para reduzir ao máximo a espera do cliente.
	
Gabarito: Os controles deverão ser a partir das características mensuráveis, que medem a qualidade íntrinseca do serviço prestados: Número de roupas danificadas, o custo da roupa lavada, o número de entregas atrasadas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os controles deverão ser a partir das características mensuráveis, que medem a qualidade íntrinseca do serviço prestados: Número de roupas danificadas, o custo da roupa lavada, o número de entregas atrasadas.

Outros materiais