Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERC
ÍCIO DE FIXAÇ
ÃO 
–
 ME
DIAÇ
ÃO 
DE CONFLITOS 
–
 
AULA
 
02
2
	 
		
	
	
		1.
		Quanto ao processo, a mediação é:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Participativa e flexível.
	
	
	Arbitragem.
	
	
	Dissimulação
	
	
	Enquadramento do fato ao tipo penal.
	
	
	Conciliação.
	
		2.
		Em relação aos métodos alternativos de solução de conflitos, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A arbitragem não é considerada um meio alternativo voluntário de solução de conflitos, pois o árbitro decide a controvérsia;
	
	
	A arbitragem é um meio privado, alternativo e voluntário de solução de controvérsias extrajudiciais de direitos patrimoniais disponíveis, comerciais e trabalhistas. Porém a decisão do árbitro é submetida ao Poder Judiciário;
	
	
	O mediador tem função ativa na solução das controvérsias existentes entre as partes, podendo propor soluções e apresentar propostas, visando sempre a solução do conflito;
	
	
	Na mediação, as partes não devem ser entendidas como adversárias, o mediador atua como facilitador da comunicação, não podendo induzir as partes ao acordo. O acordo é consequência da real comunicação entre as partes;
	
	
	Na conciliação, o conciliador tem como objetivo restaurar o diálogo entre as partes, levando-as a encontrarem a solução para as suas controvérsias;
	
		3.
		Luciana e Paulo são respectivamente autora e réu em um processo judicial. Designada audiência, presidida por um Juiz, as partes acabam celebrando um acordo. No caso o conflito foi solucionado através da:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Consensuação
	
	
	Conciliação
	
	
	Arbitragem
	
	
	Mediação
	
	
	Negociação
	
		4.
		Sobre Arbitragem podemos afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Executivo e trata-se de um mecanismo obrigatório.
	
	
	É um meio público e obrigatório de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo voluntário.
	
	
	É um meio privado e obrigatório de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Executivo e trata-se de um mecanismo involuntário.
	
	
	É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo voluntário.
	
	
	É um meio público e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo involuntário.
	
		5.
		A Mediação é um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas (partes) agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências. Assim, são características do método de mediação, à exceção de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	As partes têm liberdade de expressar suas opiniões e criar soluções para o conflito
	
	
	O acordo tem a genuína autoria das partes.
	
	
	Busca a confirmação das diferenças.
	
	
	O mediador não opina, não sugere e não oferece parecer técnico de qualquer natureza.
	
	
	É confidencial.
	
		6.
		Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Arbitragem
	
	
	Mediação
	
	
	Conciliação
	
	
	Consensuação
	
	
	Negociação

Outros materiais