Buscar

PRATICA E PESQUISA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0469_AV_201602785201 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602785201 - TAMARIS SANTOS OLIVEIRA GOMES
	Professor:
	MARI ANGELA MONJARDIM BARBOSA
	Turma: 9016/AN
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 29/11/2016 15:21:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201603526814)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O que é, para Demo (2001), a pesquisa como princípio educativo?
		
	
Resposta: através da pesquisa, a escola terá seus conhecimentos ampliados em um contexto social e cultural.
	
Gabarito: E a utilização da pesquisa no processo ensino aprendizagem tanto do ensino superior como na educação básica. Os professores devem usar a pesquisa para estimularem os alunos a serem críticos, investigativos, questionadores e a buscarem respostas para as questões, cognitivas, sociais e cotidianas que lhes for imputado e não somente reproduzir o que os ouros transmitem,
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pouco desenvolvida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603037792)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A construção do conhecimento se dá como um processo em que a relação entre cultura, produção e sociedade (Morin, 1991). Sendo assim, Interação, reversibilidades, aplicação, comparação, análises, sínteses são passos necessários e constantes na construção do conhecimento. Partindo desta afirmativa, explique sobre como um educando pode desenvolver as habilidades necessárias para redigir bem um texto.
		
	
Resposta: exercitando sempre a prática de redigir texto, comentários,etc.
	
Gabarito: A resposta deve versar sobre a importância do ato de ler e analisar / refletir sobre o que se lê.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pouco desenvolvida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603576449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das primeiras questões que começamos a estudar na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conhecimento científico:
		
	
	É um tipo de conhecimento que decorre da tradição cultural de um povo, não é datado e não tem autoria. A verdade é revelada ao homem e não se presta ao questionamento.
	
	É um tipo de conhecimento racional mediante conceitos, ou seja, se constitui num esclarecimento de conceitos, cuja significação não pode ser ofertada de forma empírica, tais como o conceito de bem, verdade, belo, bom, verdade, justiça, método, pesquisa etc.
	
	É um tipo de conhecimento que descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação mais detalhada. É o primeiro tipo de conhecimento da humanidade.
	 
	É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
	
	É um tipo de conhecimento especulativo da realidade sem aplicação prática.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603430308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As dimensões da formação dos profissionais da educação do Curso de Pedagogia da UNESA, estão fundamentados nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos, exceto:
		
	
	A docência como ação intencional, crítica e cientificamente fundamentada, que leve à aprendizagem significativa do aluno e não se limite à mera transmissão de conhecimentos e verdades pré-estabelecidas.
	 
	Assumir a prática pedagógica como um processo de transmissão de conhecimentos, entendendo que os conteúdos devem ser repassados de forma a contemplar as gerações futuras com os conhecimentos desvendados pelas gerações anteriores.
	
	Pensar, refletir, analisar e discutir as diversas e novas formas de compreensão da realidade, como possibilidade efetiva de construção de um novo homem e de uma nova sociedade.
	
	O docente, no exercício de sua própria prática pedagógica, situa-se como formador e formando da relação que se estabelece entre o ato de ensinar e o de aprender nas relações humanas.
	
	O curso deve ser compreendido como locus privilegiado para se repensar as mais variadas práticas educativas da sociedade contemporânea.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603066453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pesquisa percebemos a importância de aprender a pesquisar, a se observar, observar o outro e a observar a realidade e a construir um conhecimento sobre a realidade observada. Se cada um tem uma forma pessoal de olhar e compreender a realidade, será que o sujeito comunica realmente aquilo que a realidade é?
Assinale a opção que contem a resposta correta.
		
	
	Sim, cada indivíduo narra a verdade
	
	Não, a realidade é única para todos
	
	Sim, a verdade é aquela que observamos
	 
	Não, ele comunica a forma como ele apreende a realidade
	
	Sim, percebe a compreensão da narração
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603431146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a chegada dos primeiros jesuítas em 1549 foi instituído o Plano de Instrução elaborado pelo Padre Manoel da Nóbrega: a) aprendizado do português; b) aprendizado profissional e agrícola; c) gramática latina.. Com relação a esta educação que chega ao Brasil, podemos afirmar que:
		
	
	D- No Período do Império, D.Pedro I não valorizou a educação, deixando o povo Brasileiro sem acesso às escolas superiores
	
	C O Período Joanino caracteriza-se pela chegada do príncipe João VI (futuro D. João VI) que não deu continuidade aos investimentos na educação/instrução.
	
	A -Organização e consolidação da educação jesuítica não atendia apenas aos filhos de colonos e o ensino superior era de fácil acesso a todos.
	 
	Os filhos dos colonos iriam para a Metrópole estudar na Universidade de Lisboa ou na Universidade de Coimbra, pois Portugal não permitia a existência do ensino superior em suas colônias
	
	No Período da Reforma Pombalina o corre a expulsão dos Jesuítas da colônia. As reformas pombalinas promoveram a instrução pública de acesso a todos em Portugal tendo por base os ideais iluministas com a implantação das universidades.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603101436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
		
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	 
	O controle político ideológico; asubmissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603133490)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todos os trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, monografias e teses têm regras na sua formatação. Essas regras são instituídas para serem obedecidas no Brasil inteiro, em qualquer área do conhecimento. Para tanto, no Brasil essas normas foram construídas por uma entidade conhecida como:
		
	
	MOBRAL
	
	CNPQ
	
	ENADE
	 
	ABNT
	
	ENEM
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602925436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Memorial é um documento elaborado por você; lá, aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas e as dúvidas. Aparece sua trajetória acadêmica e profissional. É considerado como um "diário" no qual você escreve o que sente, reflete, vive, suas impressões ao longo do caminho. É relevante sobre o memorial:
		
	
	que ele seja algo pronto e acabado, com roteiro rígido e previamente definido.
	
	que ele seja produzido coletivamente.
	
	que ele seja escrito apenas de memória.
	 
	que seja a descrição de um conjunto de observações e comentário, cuja construção espelha e acompanha o seu processo de aprender.
	
	que apresente apenas os fatos de seu percurso acadêmico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603431174)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio tem como objetivo geral:
		
	
	Conceber a ação pedagógica como lócus das teorias copiados de , conhecimentos anteriores e saberes determinados, saberes estes oriundos da transmissão de conhecimentos e memorizações
	
	Contribuir para a formação do pedagogo, entendido como transmissores do conhecimento correto e neutro , de modo a possibilitar uma autonomia intelectual no exercício de sua atividade profissional.
	
	Compreender a dinâmica da realidade tendo em vista uma atuação do profissional disciplinado e conservador.
	 
	Formar o profissional de educação preparado para atuarem: nas organizações escolares na docência e na gestão de sistemas educacionais, no planejamento, na coordenação/supervisão pedagógica e avaliação de projetos educacionais e nas organizações não escolares em projetos educacionais, em programas de educação continuada e de desenvolvimento organizacional e planejamento estratégico e operacional.
	
	Ampliar a reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade , desarticulando-o das demais disciplinas.

Outros materiais