SLIDES TRABALHO DE TI ERP APS
20 pág.

SLIDES TRABALHO DE TI ERP APS


DisciplinaTecnologia da Informação7.061 materiais23.828 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
 LOGÍSTICA
4º Período
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
 
APS (Sistema de planejamento avançado de produção) e ERP (Planejamento dos Recursos)
 
 
Contagem \u2013 MG
2013
Professor: Rodrigo Almeida Soares
Componentes: Diego Muniz; Lucas Alberto, Marcelo Campos; Marcelo José, Marcelo Vinicius, Noel Rodrigues; Ramis; Rodrigo de Resende, Thalles Phillippe.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
ERP (Enterprise Resource Planning)
 
A sigla ERP deriva de Enterprise Resource Planning, que traduzindo significa Planejamento dos Recursos. O ERP é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um só sistema, possibilitando interligar e coordenar as atividades internas das organizações.
O uso do ERP visa diminuir o fluxo de informações que transitam através da informalidade, ou seja, apenas os colaboradores dos respectivos setores têm acesso às informações referentes ao seu setor ou área de trabalho, com isso gera o acesso a essas informações somente a esses.
Os sistemas de ERP foram desenvolvidos para oferecer e dar suporte a uma visão integrada de informações de todas as funções não apenas da empresa, mas também entre as empresas da cadeia de suprimentos.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Os sistemas de ERP podem ser aplicados em diversas áreas como exemplo: Controles, Finanças, Logística, Operações e Recursos Humanos.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Implementação de sistemas de ERP
No intuito de controlar gastos, a empresa também precisa definir qual tipo de licenciamento é mais adequado às suas operações: instalação do sistema em servidores próprios ou virtualizados, utilização do sistema em servidores terceirizados .
Os provedores das soluções precisam de tempo para adaptar o software às atividades da empresa, sem contar que necessitam considerar a infraestrutura, os recursos de segurança, testes, treinamento de pessoal, integração entre departamentos, migração a partir de sistemas legados, entre outros. 
A implementação geralmente ocorre por etapas, de forma que determinados módulos do sistema sejam instalados somente depois de este processo já ter ocorrido com outros. Portanto, a implementação de um ERP pode consumir vários meses.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Módulos de um sistema de ERP
Não há um sistema de ERP que, por si só, possa atender tudo o que é empresa. É necessário customizar a solução de acordo com as atividades da companhia. 
Eis algumas categorias de módulos que se encaixam nesse contexto:
Financeiro;
Contabilidade;
Recursos humanos;
Ativo fixo;
Processos;
Projetos;
Jurídico.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
A partir daí, pode-se encontrar módulos mais específicos, adotados em menor escala e apenas se estiverem em conformidade com as atividades da empresa, por exemplo:
Estoque;
Distribuição de produtos;
Frota;
Comércio exterior;
Gestão de conhecimento;
Controle de materiais;
Automação comercial;
Análise de riscos.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Vantagens e desvantagens de sistemas de ERP
Ajudar na comunicação interna;
Agilizar a execução de processos internos;
Diminuir a quantidade de processos internos;
Evitar erros humanos - em cálculos de tributos e pagamentos;
Ajudar na tomada de decisões;
Como possíveis desvantagens, podemos citar:
Alto custo com customização e implementação;
Implementação demorada 
Risco de prejuízo financeiro ou de desempenho com erros inesperados do sistema;
Possíveis problemas com suporte e manutenção caso o fornecedor do software seja vendido ou encerre suas atividades;
Dependência, que pode dificultar as atividades da empresa quando o sistema fica, por algum motivo, indisponível.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Cases de Sucesso	
 
Supermercados Pague Menos
 
Os Supermercados Pague Menos iniciou sua história em 1989 com uma proposta embutida em seu nome: oferecer ao cliente o poder de compra para ele pagar menos pelos produtos. O crescimento de uma empresa como o Pague Menos, em um setor tão competitivo como o de supermercados, não pode prescindir de um sistema de informação ágil e eficiente. Coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações é vital para coordenar, controlar e apoiar a tomada de decisões. 
A rede acreditou na especialização da Consinco em 2007 para dar a sustentação tecnológica ao seu desenvolvimento. Escolheu o ERP da Consinco, com os módulos comercial, financeiro, fiscal, contábil e patrimonial, para apoiar o seu crescimento seguro.
 
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
APS (Advanced Planning & Scheduling / Sistema de planejamento avançado de produção)
 
Esses sistemas são complementares aos tradicionais sistemas de gestão empresarial - ERPs - e caracterizam por um melhor controle dos recursos. Ao contrário dos sistemas de ERP, os sistemas APS consideram tanto a capacidade real dos recursos produtivos, como também regras operacionais relativas ao sequenciamento de produção.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Dessa forma, as seguintes funções são atribuídas a um sistema APS:
Planejar a Demanda: usado para definir o que espera que seja vendido em um período;
Planejar a Produção: encarregado de determinar o que produzir, em qual quantidade e quando;
Planejar as necessidades de materiais: responsável por determinar o que comprar, quando e em qual quantidade;
Programar a Produção: indicando a sequência de produção. Isso implica a seleção do recurso e na previsão da data de produção;
Controle do chão de fábrica: responsável pelo status de produção e pelo controle da quantidade produzida.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
As soluções de programação de produção baseadas em sistemas APS (Advanced Planning and Scheduling Systems), fazem o sequenciamento com capacidade finita e geram programas de produção realistas e altamente confiáveis, porque respeitam a disponibilidade efetiva de recursos produtivos, a existência de restrições operacionais, as condições de demanda e as políticas de atendimento da empresa. 
Estes softwares têm como principais características a rapidez e performance no processamento;  a precisão nas programações geradas; a elevada capacidade de refletir a realidade operacional dos diferentes sistemas de produção e a alta tecnologia com que são desenvolvidos.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Pode-se usar os softwares APS também como uma ferramenta de auxílio na análise de investimentos em máquinas.  Por exemplo, podem ser realizadas simulações de planos de produção para atendimento de cenários de demanda, com a introdução de novos equipamentos.
As empresas também podem utilizar a ferramenta para auxílio na definição de políticas de produção e de atendimento, ou seja, produzir ou não certa quantidade de um produto, priorizar clientes, etc.
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
Aplicações
Os sistemas APS podem ser empregados em praticamente todos os ambientes e sistemas produtivos, mas seus benefícios são maiores em empresas:
onde a programação de produção é baseada na capacidade e não na disponibilidade dos materiais.
com estrutura de produtos simples, mas com muitas operações.
onde o sequenciamento das ordens de produção influencia muito na produtividade
 
Tecnologia da Informação \u2013 T.I
com fluxos de produção complexos que não podem ser simplificados e onde existe dificuldade de aplicação de gestão visual.
onde há variação significativa de carga ao longo do tempo ou sazonalidades.
que apresentam gargalos variáveis em função do mix de produção.
que produzem por encomenda onde o lead time é muito variável em função da carga da fábrica.