Buscar

AV Gestão de Processos 2014.4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0570_AV_201310072795 » GESTÃO DE PROCESSOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201310072795 - 
	Professor:
	CARLOS AUGUSTO CALMON GARCIA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/03/2015 10:28:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201310323759)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma estrutura organizacional embasada em processos significa:
		
	
Resposta: A visão da estrutura é horizontalizada e busca-se a integração dos diversos departamentos (ou processos) para que o resultado final seja alcançado afim de atender às necessidades, tanto dos clientes internos como dos externos.
	
Gabarito: Uma estrutura construída em torno do modo de fazer o trabalho, e não em torno de habilitações ou de poderes específicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310308671)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao realizar o planejamento do levantamento de processos de sua empresa, Maria Célia optou por trabalhar utilizando o diagrama de Ishikawa. Cite uma das vantagens em se utilizar o sistema proposto por Ishikawa:
		
	
Resposta: Melhor visualização dos processos.
	
Gabarito: O sistema proposto pelo Diagrama de Ishikawa permite estruturar: 1 - As causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria de maneira hierárquica; 2 - Os efeitos dessas causas sobre a qualidade dos produtos; 3 - Qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): parcial
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310314924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É comum confundirmos o significado das palavras processo e projeto, por sua proximidade e relação com objetivos organizacionais. Um projeto é desenhado para gerar melhorias e, consequentemente, atender a seus objetivos, que devem estar sincronizados com os processos da organização.
Com relação às diferenças entre processo e projeto, avalie as afirmações seguintes:
I. Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
II. Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante.
III. Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo).
IV. A diferença entre eles é que o projeto não é repetitivo, ele obedece a parâmetros predefinidos de tempo (temporário), custo, recursos envolvidos e qualidade.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	I, II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, IV.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310314938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Alguns atributos diferenciam uma organização funcional de uma organização por processos.
Avalie, nas afirmações seguintes, algumas dessas possíveis diferenças:
I. Na visão funcional o foco é o cliente, enquanto na visão por processos o foco é a chefia.
II. Na visão por processo a ênfase é no relacionamento cliente/fornecedor, enquanto na visão funcional a ênfase está na cadeia de comando.
III. Na visão funcional quem toma a decisão é a gerência, enquanto na visão por processos quem toma a decisão são todos os participantes.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	nenhuma.
	 
	II e III.
	
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310153552)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma questão que merece atenção é o risco de se engessar ou reduzir a flexibilidade numa organização pela implantação, por exemplo, de uma norma ISO 9000:2000, na execução das tarefas ou tomada de decisão pela criação de documentos, rotinas e normas, procedimentos e instruções. Pensando em gestão de processos, qual seria a possível solução a isso?
		
	
	Uma combinação de especialistas e generalistas capazes de articularem operários em prol de seus interesses conciliando com os interesses da empresa;
	
	O aumento dos registros operacionais, de forma a garantir a impessoalidade dos processos e com controle dos cargos e salários, garantindo o desempenho dos processos.
	 
	Uma combinação de poder, autoridade e capacidade de criar-se regras com flexibilidade, que mantenham o equilíbrio e bom senso;
	 
	Uma combinação de planejamento, organização e comando capazes de controlar o operário de forma autocrática, que garanta o cumprimento das normas e regras;
	
	A redução da papelada, dos cargos intermediários e automatização dos sistemas, visando ampliar o controle sobre o operário;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310347415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica.
		
	
	Somente a III está correta
	
	II e III estão corretas
	
	Somente a I está correta
	
	I e III estão corretas
	 
	Somente a II está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310656555)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabendo que o IDEFO serve para representar a estrutura do sistema de objetos analisados, podemos afirmar que seus elementos básicos são:
		
	 
	Funções, entradas, saídas, controle e mecanismo.
	
	Funções, entradas, saídas, controle e definição de requisitos.
	
	Fornecedores, entradas, saídas, indicadores de desempenho, clientes
	 
	Configurações de modelos, definição de requisitos, clientes dos processos, entradas e saídas
	
	Funções, entradas, saídas, indicadores de desempenho e mecanismo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310347905)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para confecção de um fluxograma fazemos vários questionamentos, na hipótese de pretendermos identificar os recursos necessários para realização de um processo, qual destas questões utilizamos.
		
	
	Quando essa fase deve ser feita?
	 
	O que é feito?
	
	Porque a etapa é necessária?
	
	Onde deve ser feita?
	 
	Como a fase está sendo executada?
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310652483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todas as empresas possuem vários fluxos de produção que se repetem diariamente e precisam ser gerenciados. Várias são as ferramentas que possibilitam uma análise mais específica e profunda de um processo empresarial. Uma delas é descrita da seguinte maneira: "São ações e verificações diárias que devem ser conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento de suas obrigações. Consiste em estabelecer a manutenção da melhoria dos padrões que servem como referência para a empresa. É composto por quatro fases básicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente". Esta descrição refere-se a:
		
	
	IDEFO.
	 
	Ciclo PDCA.
	
	Diagramas UML.
	
	Mapa de Processos.
	
	SIPOC.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310308664)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o profissional de processos de negócios que responde pela montagem de um processo para a melhoria e otimização das atividades, eliminando desperdícios, gargalos e retrabalhos?
		
	
	Gestor de projetos
	
	Cobridor interno
	 
	Gestor de processos
	
	Mapeador e modelador
	 
	Arquiteto

Outros materiais