Buscar

AV psicologia nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_201404049436 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - GIZELI MARCILIO DOS SANTOS
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 0        Data: 04/03/2015 11:10:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201404111944)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18).
A partir da citação acima, dê três exemplos de ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade.
		
	
Resposta: pode atuar no recrutamento e seleção-avaliando e selecionando o candidato que melhor se adequa ao cargo oferecido pode atuar também no treinamento e desenvolvimento do colaborador,oferecendo treinamentos adequados,no momento em que notar essa necessidade,ajudando o colaborador se desenvolver na organização. pode também atuar observando a saúde mental e física dos colaboradores. por exemplo.:se há um nível alto de estresse em alguns colaboradores,é necessário observar o que está causando essa doença,mas não só observar,desenvolver meios para que seja tratado,pois um funcionário doente não produz e com isso a organização adoece também.
	
Gabarito:
A Psicologia Organizacional visa o bem estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404068744)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em qualquer situação é necessário considerar várias alternativas para que possamos chegar a uma conclusão do assunto. Este assunto diz respeito ao processo perceptivo, o qual explica como as pessoas se veem umas às outras. Comente o que você entende por percepção e interação pessoal.
		
	
Resposta: somos subjetivos,somos únicos na maneira de pensar,de agir,de reagir à diversas situações do dia a dia.Existe uma máxima que diz que os opostos se atraem,mas não concordo muito porque nós nos vemos como um padrão pra determinadas coisas,então quando temos que nos relacionar com pessoas com personalidades totalmente diferente da nossa,temos um certo repudio,uma certa dificuldade. lidar com a diversidade é muito complexo.Mas é interagindo com as diferenças é que compomos um todo.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar barreira que impede o entendimento da situação. O relacionamento que se estabelece depende de como as pessoas se percebem umas às outras. As aparências que cada pessoa cria para representação de papéis. O diferencial de cada individuo. Teoria Implícita da Personalidade construída a partir dos referencias de cada um.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404299845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo do comportamento esteve indistinto da Filosofia por quase 2000 anos, até que a Psicologia ganhasse sua autonomia com a criação de laboratórios de pesquisa. Na Antiguidade, tal como afirma Bergamini (2005) estudar a conduta humana limitava-se ao estudo:
		
	
	Das pessoas percebidas como padrão;
	 
	Das pessoas percebidas como atípicas;
	
	Das pessoas que demonstravam liderança.
	
	Das pessoas em conformidade social;
	
	Das pessoas antissociais;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404289025)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as opções abaixo, qual delas interfere negativamente na melhoria da qualidade da interação no trabalho?
		
	
	A compatibilidade e complementaridade que se refere à habilidade que as pessoas têm de desenvolverem umas às outras conforme sua personalidade ou estilo;
	 
	A dependência profissional e a incapacidade de relacionar-se;
	
	A satisfação das necessidades interpessoais viáveis no grupo;
	
	As percepções que as pessoas têm de si, dos outros e do próprio trabalho;
	
	As crenças e valores compartilhados;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404298571)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia das Organizações tem sido considerada como importante ferramenta no desenvolvimento corporativo. Uma vez que ela, além de estudar os comportamentos e as diferenças individuais, também estuda os processos decisórios. Dessa forma, a Psicologia das Organizações considera como aspecto importante da personalidade, que:
		
	
	A personalidade não sofre pressões das variáveis
	 
	A personalidade é uma estrutura dinâmica e mutável
	
	A personalidade pode ser concluída
	
	A personalidade possui uma dinâmica definitiva
	
	A personalidade se expressa de forma rígida
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404217824)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estudo de traços de personalidade permite levantar comportamentos desejáveis para diversos cargos, o que muito auxilia na seleção de pessoas, no meio corporativo. Podemos dizer que saõ traços desejáveis num gestor de recursos humanos:
		
	
	Inteligência corporal e musical;
	 
	Inteligência mecânica e interpessoal;
	
	Inteligência espacial e habilidades sociais.
	 
	Habilidades sociais e condutas favoráveis à liderança;
	
	Inteligência matemática e verbal;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404094820)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	
	Apenas a I está correta;
	
	Apenas a II está correta;
	
	Apenas a III está correta;
	
	I e IV estão corretas.
	 
	III e IV estão corretas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404322191)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na entrevista de seleção para um cargo em pesquisa de marketing, o entrevistador pode julgar um candidato de aparência descuidada como alguém irresponsável, com atitude pouco profissional e destituído de capacidade, quando na verdade essa pessoa pode ser exatamente ao contrário. Com estas informações podemos dizer que o entrevistador fez um julgamento chamado de:
		
	
	Percepção seletiva
	
	Projeção
	
	Efeito de contraste
	
	Estereotipagem
	 
	Efeito de Halo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404281926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A motivação no ambiente de trabalho pode ser desenvolvida por lacunas, ou seja, o homem se move de modo a completar o que lhe falta. A este tipo de motivação denomina-se:
		
	
	Aprendizagem por reparação
	 
	Motivação por deficiências
	
	Motivação condicionada
	
	Aprendizagem por punição
	
	Motivação Elementar
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404281927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O campo de estudo que tem como foco os níveis de conduta individual, de grupo e de estrutura, denomina-se comportamento:
		
	
	Disfuncional
	
	PosturalOficial
	 
	Organizacional
	
	Territorial

Outros materiais