Buscar

Fichamento Metodologia do trabalho científico - Edineide Jezine Mesquita Araújo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
FICHAMENTO
Araújo, Edineide Jezine Mesquita. Metodologia do trabalho científico. 3ª Edição. João Pessoa/PB. Editora universitária UFPB.
O livro que na sua unidade III aborda o tema do ato de estudar como um processo de conhecer, no sentido de ampliar o conhecimento e que uma dessas ferramentas é o ato de estudar e que traz também uma citação do livro de Paulo Freire “ A importância do Ato de Ler”, onde a relação de estudar e ler aumentar a formação do pensamento do sujeito.
“A ideia do autor, ao retratar a presença da leitura em sua vida o faz rememorar a sua infância como contexto de criação de sua própria produção. As sutilezas e singelezas com que escreve Freire, ao descrever o seu mundo de criança como ponto de partida para a elaboração de uma palestra sobre a importância do ato de ler para professores nos faz pensar acerca do significado do ato de estudar, que muitas vezes se torna árduo pela forma como é conduzido. ” (p. 81).
“A fim de atingir essa perspectiva, o ato de estudar incorpora-se a um movimento processual em sua dinâmica, que se inicia pela participação durante o processo de ensino-aprendizagem, intervindo com perguntas, dúvidas, opiniões e realização das atividades propostas. Esse trabalho não se esgota no ambiente escolar material ou virtual; fora dele deve-se processar a revisão dos conteúdos e atividades discutidas anteriormente, sob a forma de reorganização da matéria, o que irá compor a sua documentação (fichamentos, exercícios, relatórios, resumos, sínteses e outros), para em seguida dar-se o contato com os novos conhecimentos e uma próxima unidade de estudo. ” (p. 82).
O texto traz o assunto da importância de estudar e ler para o crescimento do conhecimento do sujeito, possibilitando que as pessoas elaborem uma opinião sobre determinado assunto, fazendo suas próprias conclusões, onde isso se caracterizar a construção da identidade do sujeito.

Continue navegando