Buscar

Estudo Dirigido I respondido 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Medicina							
	Hospital Universitário Clementino Fraga Filho					
 Graduação em Fonoaudiologia Estudo Dirigido
Estudo Dirigido I
Disciplina: Prótese Auditiva
Professora: Maria Isabel Kós (Bila)
Semestre: 2015.1
Monitor: Thayná Branco 
Diferencie o trabalho do fonoaudiólogo e do ORL no processo de indicação, seleção e adaptação de prótese auditiva.
R.: O ORL faz a avaliação otorrinolaringológica, diagnostico e revisa periodicamente o paciente. Já o fonoaudiólogo faz a avaliação auditiva, orienta quanto a audição, seleciona e indica a prótese , realiza a moldagem, testa as próteses,adapta a prótese, orienta quanto ao uso das próteses auditivas, faz avaliação periodicamente da audição, (re) habilita a fala, linguagem e leitura orofacial e faz orientação familiar.
Quais os candidatos ao uso de prótese auditiva? 
R.: Qualquer individuo que apresente dificuldade na comunicação decorrente de uma PA, e que esta perda não possa se tratada cirurgicamente ou com remédios. Ou no caso de pacientes que não queiram ser submetidos a uma cirurgia ou tratamento medicamentoso.
Quais exames são necessários para que seja indicado o uso de prótese auditiva? (crianças e adultos)
ADULTO: Avaliação ORL, avaliação audiológica completa (áudio tonal, logo, imitancio) pesquisa do nível de desconforto, quando necessário o BERA
CRIANÇA: Avaliação ORL, avaliação audiológica completa ( áudio condicionada; avaliação comportamental p/ instrumentos, tom puro e voz; imitancio; áudio de tronco cerebral; emissão otoacústicas).
Cite os modelos das próteses auditivas e sua (as) respectiva (as) indicações
R: 1- convencional (caixa): são aquelas que têm o microfone e o amplificador localizados em uma caixa, que é presa a roupa do usuário. Com controle externo e pilha convencional. Tem maior resistência e durabilidade. São indicados nos casos de crianças com alterações neurológicas com grave comprometimento motor.
2- Retroauricular: ficam localizadas atrás do pavilhão auricular, onde um tubo em forma de gancho liga a prótese ao molde auricular. Permite níveis de amplificação importantes e muitas possibilidades de controles com uma estética aceitável. Atende perdas de leve a profunda.
3- Prótese intra-aurais: são aquelas colocadas inteiramente dentro da orelha externa. Vantagens: a localização endoaural do microfone dessas próteses permite aproveitamento das funções acústicas do pavilhão auricular, o que favorece a localização sonora e permite ênfase nas altas frequências ( 2000 a 5000Hz), possibilitando a redução do ganho do aparelho em aproximadamente 5 a 8 dB. Quanto menor o aparelho e mais interno no meato acústico externo, maior será o aproveitamento dessas funções acústicas. Esse tipo de microfone onidirecional é melhor para o reconhecimento da fala no ruído. 
	- Intra auricular (concha ou meia concha): são aquelas que ocupam toda a concha (concha) ou parte dela (meia concha). Esse tipo de prótese, devido a posição do microfone, permite melhor resposta em altas frequências do que quando comparadas a aparelhos retroauriculares comuns. As próteses intra auriculares tipo concha possibilitam maior ganho acústico e versatilidade, incluindo circuitos mais complexos, maior possibilidade de ventilação e maior numero de controles internos. Tem sido utilizada por pacientes portadores de perdas auditivas de grau até severo. 
	- Intra canal: localizam – se inteiramente dentro do meato acústicos externo, mas sua superfície externa fica aparente na concha, no mesmo nível do tragus. O tamanho ainda apresenta a possibilidade de alguns controles de acesso ao usuário, bem como microfones direcionais. No entanto, dada a limitação de espaço do aparelho e do meato acústico, a possibilidade de inclusão de controles e componentes já é mais restrita que a dos aparelhos intra auriculares. O fato de serem personalizados e de tamanho nem tão pequeno facilita sua colocação e retirada por indivíduos com dificuldades motoras. Podem ser indicadas para pacientes com perdas auditivas de grau até moderadamente severo, desde que as dimensões da orelha externa do paciente assim o permitam.
	- Micro canal: devem ficar completamente dentro do canal, de forma que sua superfície externa fique oculta atrás do tragus. Não costumam permitir controles de acesso ao usuário e apresentam limitações na dimensão das ventilações possíveis. Não há espaço na superfície externa para a colocação de microfone direcional e a retroalimentação acústica é sempre um problema importante, limitando a quantidade de ganho possível em função da proximidade entre o receptor e o microfone. Problemas de manipulação para indivíduos com dificuldades visuais ou motoras. Se for peritimpânica, pode fornecer ganhos mais significativos que um aparelho típico, pela proximidade entre o receptor e a membrana timpânica e menores queixas de efeito de oclusão.
Conceitue adaptação monoaural e adaptação binaural, ressaltando os motivos da escolha da orelha no caso da adaptação monoaural.
R: Adaptação monoaural – 1 orelha. Adaptação binaural – as 2 orelhas.
Adaptação binaural:
- melhor localização da fonte sonora
- somação binaural
- eliminação do efeito sombra de cabeça
- melhor reconhecimento da fala no ruído
- menor esforço para ouvir
- não ocorrência do fenômeno de privação auditiva
Adaptação monoaural: usado para pacientes que possuam perdas bastante assimétricas, que rejeitam o uso de 2 próteses auditivas, que possuam alterações do PAC e por problemas financeiros. Para escolher então a orelha que irá ser protetizada: a que tiver melhor limiar tonal, melhor discriminação na fala, maior faixa dinâmica, menor limiar de desconforto, maior GAP aéreo-osseo, presença de zumbido, preferencia do paciente, testagens em campo livre.
O que são moldes auriculares e quais as suas funções?
R: São peças individualmente confeccionadas que inseridas no meato acústico externo, tem como função primária conduzir o som amplificado pela prótese auditiva até a membrana timpânica, fixar à prótese a orelha do usuário, promover vedação acústica entre o meato acústico externo e o microfone da prótese auditiva, prevenindo o aparecimento da retroalimentação acústica ou microfonia, modificar o sinal acústico quando necessário; pode ser do material acrílico ou silicone; existem vários tipos de moldes que se adequam ao tipo de perda de cada paciente.
Que materiais podem ser usados para a confecção dos moldes e quais são os seus benefícios?
R.: Acrílico rígido: é o mais usado, é o mais resistente e durável, fácil de ser manuseado, aceita qualquer tipo de modificação acústica. 
Silicone: é hipoalérgico e muito flexível e resistente.
Cite os tipos de moldes existentes
R.: Invisível simples: leve a moderada
Canal – leve a moderada; indicado para pacientes com conduto longo; discreto, fácil de inserir, pode ter retenção no MAE
Invisível duplo – leve a moderadamente severa; indicado para pessoas que tenham dificuldades para remoção e colocação do AASI.
Passarinho – leve a moderadamente severa; indicado para pacientes que tenham problemas anatômicos de concha auricular.
Concha fechada – severa a profunda
Meia concha – moderada a moderadamente severa
Direto – severa aprofunda; exclusivo para AASI de caixa, somente em acrílico.
Concha escavada – severa a profunda
Adaptação aberta – leve a moderada; indicado quando há a necessidade de reduzir ou eliminar as frequência abaixo de 1000Hz e solucionar o efeito de oclusão.
Quais são os objetivos das seguintes modificações acústicas (nos moldes):
Ventilação - controla as frequências baixas, pode ser um orifício paralelo, diagonal ou externo ao canal do molde, quanto maior o diâmetro e menor o seu comprimento maior a filtragem de graves e melhora o efeito de oclusão. Tipos: paralelo – redução da amplificação dos graves; diagonal ou em Y – redução de amplificação em todas as frequências; externo – auxilia na redução do efeito de oclusão.Filtros acústicos - controla as frequências medias, suavizam os picos de ressonância e são usados no tubo plástico.
Efeito corneta – enfatiza as frequências agudas, se caracterizam pelo aumento gradual do diâmetro interno do tubo de 2mm p/ 4mm, pode dar um ganho de ate 10/15 dB. Encontramos o libby horm e bakke horm. Bake horm: recurso com finalidade de reduzir a amplificação em graves e enfatizar a amplificação em agudos.
-

Outros materiais