Buscar

AULA 5 protese

Prévia do material em texto

Testes para avaliar o desempenho das próteses. Essa etapa se chama VALIDAÇÃO
Validar se a proposta tava correta. Existem vários exames para ver se o resultado foi bom.
A primeira coisa que fazemos é 
A medida de ganho funcional: É o ganho que a prótese ta dando para o paciente. Avaliar o desempenho da prótese determinando a efetividade da mesma atraves da comparação do limiar com e sem a prótese. É uma restada realizada em campo livre com e sem a prótese na mesma condição. 
É um método subjetivo, depende da colaboração do paciente pra fazer.
Tom modulado para evitar reverberação.
Em criança podemos fazer utilizando algum condicionamento lúdico, jogo de encaixe. 
Realizamos nas frequências de 250 ate 6000 hz, em 8000 nao fazemos pq o ganho com a prótese é muito pouco. Vamos encontrar um ganho maior principalmente nas faixas de 1000 a 4000 hz. Em criança 1000 2000 e 4000, que são as faixas que dão maior ganho. 
Teste de reconhecimento de fala com e sem a prótese: também é feito em campo livre com auto falante, com palavras foneticamente balanceadas. Limiar de percepção da fala e limiar de reconhecimento da fala com e sem a prótese. E depois comparar o resultado.
Teste do processamento auditivo central: Em campo livre. Identificação de sentenças, integibilidade de fala e a percepção de fala com barulho.
Questionario de auto avaliação: diversas perguntas sobre a audição do paciente antes de colocar a prótese. Ex: compreende uma conversa na rua? Sim, não ou mais ou menos? Enfim...
Avaliação comportamental: em criança pequena. Faz com instrumentos, voz e tom puro com e sem a prótese. Começa sem a prótese e dos instrumentos mais fracos para os mais fortes.
Avaliação em sito ou ganho de inserção: conseguimos avaliar ate a membrana timpânica qto aquela prótese esta ajudando. Utilizamos um microfone sonda, que incerimos próximo a membrana timpânica e conseguimos captar o resultado próximo da membrana. Entao as variações sobre tamanho de conduto, de cabeça, presença ou ausência de cabelo que podem provocar na prótese, cnseguimos avaliar nesse exame.
Implante coclear
Atualmente o implante tem em torno de 22 a 24 eletrodos, são multi canais, pegam toda região da cóclea da espira basal ate a espira apical, do grave ate o agudo. 
É um dispositivo eletrônico de alta tecnologia que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes permitindo a transmissão do sinal elétrico p o nervo auditivo afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
A prótese auditiva vai trabalhar nas fibras remanescentes, o implante vai estimular diretamente o nervo auditivo. Na prótese precisa de ter resíduo auditivo, algumas células ciliadas, no implante não, pois vai passar por essa região e estimular diretamente o nervo auditivo. Precisa então ter o nervo integro.
Não há idade mínima para fazer o implante.
A qualidade e o tipo de som no paciente implantado vai variar de diversos fatores: Primeira coisa é tempo de privação. 
A equipe é formada pelo orl que vai fazer avaliação atraves de exames de imagem da cóclea e nervo auditivo, diagnostico ate para determinar o prognotico do implante, saber se o problema foi adquirido pré, Peri ou pos natal. 
 fono que vai fazer avaliação fonoaudiologica e varios testes para ver se é candidato ou não. Avaliação auditiva, adaptação da prótese, realiza testes com e sem prótese, avaliação da liguagem, leitura orofacial, ou seja, não so a audição mas tb a leitura orofacial.
A avaliação da audição de rotina: audioetria tonal, imitanciometria, bera, emissão otoacustica, avaliação comportamental, avaliar a percepção ouditiva com e sem prótese, avaliar a percepção da fala com e sem prótese, leitura orofacial. E com criança faz questionário aos pais sobre a audição da criança
 Assistente social para ver se tem condições mínimas de fazer o implante. 
Geneticista para avaliar a genética para o prognostico. Depois da cirurgia fazer fonoterapia para melhorar a discriminação.
Psicologo
Durante a cirurgia faz a telemetrianeural para avaliar o funcionamento do nervo e o quanto necessita de estimulação, a partir do resultado faz a calibração do implante. Avalia também a impedância dos eletrodos.
1 mês depois ativamos numa intensidade fraca para ir acostumando. E vamos mudando ate chegar num limiar esperado. 
Depois de tudo estar pronto, fazemos revisões semestrais nas crianças e anuais nos adultos. Por conta de mudanças hormonais, crescimento, então pode ser q tenha que alterar os mapas.
Indicação no adulto para implante: Perda severa ou profunda, superior a 70db, uso correto da prótese por 1 a 3 meses sem melhora significativa, sem ter acesso a fala, sem evidencia de alteração no SNC ou ateração no nervo coclear.
Temos testes para crianças menores de 5 anos, maiores de 5 anos e de adultos
Em criança de 12 meses ou menos ae 17 anos. Perda severa e profunda. Minimo com poretese de 3 meses ou 6 meses, sem evidencias de alteração no scn e nervo auditivo.
Contraindicaçao medica e pscicologica que pode impedir a cirurgia. Uma diabete, por exemplo.Adultos pré linguais sem fluência de lingaugem, tem que ser oralisado. Agenesia de cóclea, de nervo auditivo. Infecção atípica de orelha media. Familia com expectativas irreais quanto aos resultados do implante. 
Indicado para crianças e adultos com perda auditiva neurossensorial bilateral e que não apresentam resultados satisfatórios com prótese auditiva.
Resultados do implante: verbalização mais frequentes, fala mais rítmica, melhor agilidade de produzir fonemas.
Complicaçoes pós operatórias: tontura, extrusão dos eletrodos, não funcionamento do implante e paralisia facial. OBS: durante a cirurgia se monitora o nervo facial.
Orientaçoes pos operatória: Não ficar perto de detectores de metais, pois pode aptar e desregular o aparelho (mas a fono faz a regularem).
BARRA: pino no osso com vibrador. O som é conduzido atraves do crânio estimulando diretamente a cóclea. É composto por um pino de tinaneo, uma peça qe vai segurar a prótese e um processador externo.
Para quem é indicado a prótese auditiva barra? Perdas mistas ou condutivas, uni ou bilaterais decorrentes de otite media crinica, atresia aural ( ma formação no conduto), celesteatoma, otosclerose não cadidato a cirurgia do estribo, otite esterna, ma adaptação da protetizaçao, perda uni onde vai captar a informação e enviar para cóclea boa.
Idade mínima 5 anos, pela formação do crânio. Madia tritonal melhor ou igual a 45bd, discriminação igual ou superior a 60%. 
Composto por Processador, microfone, caixinha de bateria, controle de volume.
Prótese auditiva x barra:
P são difíceis de se adaptar em orelhas que purgam, podem apresentar efeito de oclusão
Barra em pessoas que nascem com o conduto fechado
É orientado tomar vacina de meningite, pois a cirurgia mexe muito perto da meninge.
Para ser implantado o paciente tem que ter o nervo auditivo integro e a cóclea também. 
O fonoaudiólogo vai fazer avaliação fonoaudiologica, testes de linguagem, ver leitura orofacial

Outros materiais