Aparelhos Bucais
2 pág.

Aparelhos Bucais


DisciplinaEntomologia Agrícola531 materiais27.904 seguidores
Pré-visualização1 página
APARELHOS BUCAIS
Introdução
O aparelho bucal dos insetos constitui-se em um conjunto de peças bucais, com o qual os insetos capturam e manipulam o alimento, conforme a direção das peças bucais em relação ao eixo longitudinal do corpo, a cabeça pode ser (fig. 1):
A \u2013 Hipognata \u2013 peças bucais voltadas para baixo formando um ângulo de 90º. Típico dos gafanhotos, baratas, abelhas, jacintas. 
B \u2013 Prognata \u2013 peças bucais voltadas para frente com a cabeça formando um ângulo de 180º. Típico das tesourinhas e cupins.
C \u2013 Opistognato \u2013 peças bucais voltadas para baixo e para trás formando um ângulo menor que 90º. Típico das cigarras, percevejos e pulgas.
 Figura 1
Peças Bucais
As peças bucais dos insetos são livres. Variando em função da diversidade de hábitos alimentares. Constituindo-se de oito peças sendo que algumas são atrofiadas em certas espécies de insetos (fig. 2).
As peças são:
Labro ou Lábio Superior \u2013 articula-se ao clípeo. Tem função de proteção e manutenção do bolo alimentar.
Mandíbulas \u2013 localizam-se lateralmente ao labro. Sua função é triturar, cortar, moer, perfurar, modelar, transportar e defender.
Maxilas \u2013 peças auxiliares das mandíbulas. São formadas pelo cardo, estipe, gálea e lacínia, além dos palpos maxilares que se articulam através de um esclerito chamado palpífer.
Lábio Inferior \u2013 é a única peça bucal ímpar formada pela fusão das maxilas nos artrópodes primitivos. Possui um par de palpos labiais, glossas e paraglossas.
Epifaringe \u2013 localiza-se na parte ventral do labro. Tem função gustativa.
Hipofaringe \u2013 localiza próximo ao lábio. Tem função gustativa e tátil.
Tipos de Aparelhos Bucais
Os principais tipos são:
Mastigador ou Triturador \u2013 considerado o mais primitivo, apresenta as oito peças bucais e presente na maioria das ordens.
Lambedor \u2013 as mandíbulas são adaptadas para furar, cortar, moldar e transportar cera usada para retirar o néctar das flores. Típico das abelhas e mamangavas. (Fig. 3)
 
Sugador Labial ou Picador Sugador\u2013 formado por uma projeção tubular semi-rígida, comum em animais transmissores de doenças (vetores).. Este tipo de aparelho bucal é típico das cigarras, carapanãs, mutucas, pium, pulgões, moscas-brancas, piolhos, pulgas, etc. 
Sugador Maxilar \u2013 Formado por uma probóscide, apresentando aspecto de um tubo enrolado sobre si mesmo, desenrolando-se quando o animal se alimenta. É exclusivo das borboletas e mariposas.
Lambedor ou mastigador-sugador \u2013 o lábio é uma proboscis com região distal o haustelo que termina por órgão especial, o labelo, alimentam-se de líquido expostos.
Referências:
FUJIHARA, R.T. et al. Insetos de importância econômica: guia ilustrado para identificação de famílias. 1 edição ampliada e revisada. Botucatu: FEPAF, 2016. 391 p.
RAFAEL, J.A. et al. Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012. 796 p.