Buscar

Atividade de pesquisa TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de pesquisa
Topografia e Cartografia
Engenharia Civil, P4 Noite.
Aluno: Rafael Izaquiel Cavalcante
Profº: Ivanhoé Bezerra
Erro de Graficismo
O erro de graficismo (eg) é uma função da acuidade visual, habilidade manual e qualidade do equipamento de desenho. De acordo com a NBR 13133, o erro de graficismo admissível na elaboração do desenho topográfico para lançamento de pontos e traçados de linhas é de 0,2 mm e equivale a duas vezes a acuidade visual.
Principais erros no levantamento topográfico 
Os erros de um levantamento topográfico podem ser oriundos de três fontes distintas: condições ambientais, instrumentais ou pessoais. Os erros, causados por estes três elementos, poderão ser classificados em grosseiros, sistemáticos e aleatórios.
Erros grosseiros: são causados devido à falta de atenção, descuido ou falta de habilidade do medidor. 
Erros aleatórios: são erros imprevisíveis, inevitáveis em cada medida e que atuam de maneira completamente irregular sobre as mesmas. Tais erros são considerados no momento do ajustamento dos dados.
 Erros sistemáticos: são oriundos de medidas não conformes, como trena dilatada ou baliza torta, instrumentos não retificados ou mal calibrados.
Em campo, esses erros podem ser identificados em vários tipos de medidas e, muitas vezes, passam desapercebidos. Por exemplo, comumente pode acontecer de algum número no momento de a leitura ser trocado e a anotação da observação, por exemplo, anotar 1,96m ao invés de 1,69m. Outro exemplo é o de deixar a baliza inclinada no momento da leitura, alterando o valor da observação. Além disso, um erro muito comum é o erro de catenária que se trata do erro oriundo da curvatura ou barriga da trena ou outro instrumento semelhante.
Qual a diferença entre precisão e acurácia?
Acurácia é, na verdade, exatidão mais precisão. Tendo em vista que a exatidão se refere ao ponto exato de um valor considerado verdadeiro — ou referencial —, ela se aproxima da exatidão, apenas, quando uma medição é realizada.
Precisão é o grau de variação que surge de um conjunto de medições realizadas. Portanto, quanto mais precisa uma medição, menor será a variabilidade entre os valores obtidos.

Continue navegando