Buscar

Conceitos - Análise de Balanços

Prévia do material em texto

RELEVÂNCIA
Toda a informação que for gerada pela Contabilidade, terá de certa forma alguma importância para aquele que utilizará ela. E caracterizada como relevante àquela informação que influência as decisões de cunho econômico dos usuários da contabilidade, para que os assim os mesmos possam avaliar os acontecimentos que ocorrem, ocorreram ou ainda estão para ocorrer na empresa, ou mesmo para confirmar ou corrigir o que fora feito anteriormente. 
CONFIABILIDADE
Assim como relevante a informação contábil apresentada nas Demonstrações Contábeis deverá ser confiável, ou seja, a informação deverá representar aquilo que realmente for verdade, pois a mesma pode influenciar uma decisão para alcançar um resultado ou mesmo um desfecho antes determinado. 
INTEGRALIDADE
Para que a informação contida nas demonstrações contábeis possa ser considerada confiável ela precisa ser completa. É neste quesito que entra o termo de integralidade, ou seja, caso ocorra alguma omissão, a informação não estará integral. Esta omissão pode tornar a informação falsa, ou mesmo enganosa e assim não confiável.
COMPARABILIDADE
É necessário que os usuários da Contabilidade possam comparar as Demonstrações Contábeis quando acharem necessário. Isso se faz necessário sempre que os mesmos queiram identificar seu patrimônio, sua situação financeira, entre outros. É importante também que estes usuários possam comparar as Demonstrações de outras entidades para que haja a avaliação das posições patrimoniais e financeiras, bem como os desempenhos e fluxos de caixas. Para que isso ocorra é necessária à consistência das apresentações dos efeitos financeiros. É necessário também que seja avisado a todos os usuários sobre as politicas contábeis empregadas nas elaborações das Demonstrações, bem como se houver qualquer mudança e os efeitos destas mudanças nessa politica. 
COMPARAÇÃO: DESPESA x PERDA
Quando se fala em despesas, entende-se que esta abrange também as perdas, bem como as despesas que tem a sua origem no curso das atividades empresariais. A despesa é definida como uma redução do patrimônio líquido e que é normal em qualquer curso de qualquer entidade e sua forma vem geralmente como uma redução de ativo ou desembolso. Já a perda é também reduzida do patrimônio líquido e seu reconhecimento é demonstrado separadamente, pois o seu conhecimento é necessário para a tomada de algumas decisões econômicas.
COMPARAÇÃO: RECEITA x GANHO
O conceito de receita abrange tanto as receitas quanto os ganhos. Receita é entendida como um aumento do patrimônio líquido e considerada normal no curso das atividades empresariais. Em relação ao ganho, este também aumenta o patrimônio líquido, mas não é considerado como receita propriamente dito e assim como as perdas, seu reconhecimento é demonstrado separadamente, pois o seu conhecimento é necessário para a tomada de algumas decisões econômicas.
MENSURAÇÃO: CUSTO HISTÓRICO x VALOR JUSTO
O conceito de Mensuração define que o mesmo é o processo pelo qual a entidade quantifica seus ativos, passivos, recitas e despesas em suas demonstrações contábeis. Mensuração envolve toda uma base de avaliação e específica quais são essas bases que as entidades devem adotas para todos os tipos de ativo, passivo, receitas e despesas. Duas bases muito comuns para essas mensurações são o custo histórico e o valor justo.
Custo histórico, para ativos, representa a quantidade do caixa (ou equivalentes) usada para o pagamento (ou valor justo dado) de um ativo quando fora adquirido. Em relação ao passivo, o custo histórico pode ser entendido como: quantidade de recursos no caixa (ou equivalentes) ou valor justo dos ativos não monetários, que fora recebidos em troca da obrigação, no momento que foi incorrido, ou mesmo que fora separado para a liquidação de um passivo no curso normal dos negócios (exemplo: Imposto de Renda). Já o Custo Histórico Amortizado é o custo do ativo (ou passivo), mais (ou menos) a parcela de seu custo histórico, previamente reconhecido como Receita (ou despesa).
Por fim, valor justo é o montante que o ativo poderia ser trocado ou um passivo ter sua liquidação concretizada, sendo feito por partes independentes com interesse de realizar o negócio, em que nenhuma das partes tenha favorecimento.

Continue navegando