Buscar

Introdução à Museologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MUSEOLOGIA
Prof. Gláucia Braga
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Campo de Estudo da Museologia
Áreas do conhecimento que se relacionam com a Museologia
Função Social dos museus 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Para melhor compreender o conteúdo dessa aula, leia os 2 primeiros capítulos de :
SUANO, M. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1986. Disponível em: https://www.google.com.br/#q=suano+m+o+que+%C3%A9+museu
Acesso em 02/12/2013
 
JULIÃO, L. Apontamentos sobre a história do museu. In: Caderno de diretrizes museológicas. Brasília: Iphan, 2002.
 
Saiba mais
Para mais informações sobre a função social dos museus, consulte o site do Instituto Brasileiro de Museus em: http://www.museus.gov.br/
MATERIAL DIDÁTICO:
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
  O que é Museologia ?
A palavra museologia é formada por duas expressões gregas:
Museion, que significa lugar das musas, e logos, que significa estudo ou reflexão baseado na sensibilidade e na razão.
Nesse contexto, a palavra musa assume o significado da "coisa" eleita como sendo a melhor representante da sua espécie, seja por sua beleza, riqueza, técnica, raridade ou outra qualidade a ela atribuída que a faz ser melhor que as outras. Por exemplo: a musa do verão é a garota mais bonita, porque essa qualidade faz com que ela seja eleita como a melhor representante da "espécie garota" daquela estação do ano.
 
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Do mesmo modo é a origem da palavra museu: o "lugar das musas", ou seja, é onde os objetos eleitos como sendo os melhores representantes da sua espécie ficam guardados para serem apresentados para as pessoas apreciarem as suas qualidades e refletir sobre o seu significado.
 
Seguindo esse raciocínio podemos chegar ao objetivo maior da museologia: o estudo do "fato museológico", isso é, o estudo das relações sensíveis que se estabelecem entre as pessoas e os objetos (acervos) apresentados em um cenário expositivo.
O conceito de fato museológico e outras noções que dele decorrem – musealidade, - musealização, patrimônio e outras. ( Estes serão apresentados nas próximas aulas)
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Entretanto, a museologia foi considerada durante muito tempo apenas como "a ciência dos museus". Como a disciplina que estudava exclusivamente as práticas desenvolvidas no interior dessas instituições – conservação, pesquisa, exposição – e pouco articuladas com os problemas que a sociedade precisava e queria debater.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Mas a partir da década de 1970, com a ampliação do conceito de museu e de patrimônio, esse modelo passou a ser questionado, passando a defini-la como uma ciência social que estuda os objetos de museu como fontes de conhecimento. E esse conceito foi novamente ampliado, redefinindo-a como uma ciência social que "percebe" o objeto museológico como fonte de conhecimento e também de questionamento.
Essa percepção do objeto como fonte de saber e de reflexão produz uma importante diferença no momento de selecioná-lo para integrar um acervo de museu, pois existem vários tipos de conhecimento conforme o valor que lhes é atribuído, e também por "quem" lhes atribui esse valor. Para uns, um objeto pode significar muito, e para outros pode ser pouco importante ou até não significar nada em termos de conhecimento e reflexão.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Veja estes exemplos: 
Um conjunto de objetos de suplício usados na época da Inquisição na Europa, ou no período da escravidão nas Américas.
Para "quem" esses objetos podem ter significado enquanto instrumentos de produção de conhecimento e de questionamento? Que tipo de conhecimento o estudo desses objetos pode produzir? E que tipo de reflexão podemos fazer quando nos deparamos com esses objetos?
Certamente, somos levados a pensar em quem os usava e em quem eram usados, isso é, que tipo de sociedade permitiu – e por que permitiu – o uso desses objetos para torturar outras pessoas. E também podemos pensar – e decidir – se queremos viver numa sociedade que faz uso desses objetos.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Atualmente, quando a ciência museológica seleciona objetos para integrar um acervo, o faz pelo seu valor enquanto fontes de conhecimento e questionamento, isso é, "percebendo" a sua capacidade de fazer as pessoas refletirem sobre as suas realidades anteriores e atuais quando elas se deparam com eles. 
Assim, a museologia é, essencialmente, uma ciência da informação, na medida em que seleciona, conserva, ordena e investiga as informações contidas nos objetos e acervos museológicos. 
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
E também é uma ciência social aplicada, porque realiza pesquisas sobre essas informações e as divulga para o público na forma de conhecimento através de exposições, eventos e programas educativos em museus, centros culturais, centros de memória e centros de referência.
Portanto, você pode perceber que a museologia é uma disciplina aplicada para o exercício livre e crítico da cidadania e a promoção do desenvolvimento humano, e a sua cientificidade está em permanente construção.
 
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
MUSEU, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
Os museus só passam a existir quando o homem adquire a consciência de seus patrimônios natural e cultural, isto é, quando se apropria das práticas que caracterizam o grupo social do qual ele faz parte e o faz ser diferente de outros grupos como por exemplo: pelo idioma, pelo sotaque, pelas festas típicas, pela alimentação, pela religião, entre outras práticas que lhes dão uma identidade própria.
A consciência dessas práticas tem início, começa a se definir a identidade dos grupos humanos em todos os tempos e lugares.
É a partir daí que a humanidade passa a construir esses espaços chamados de museus e os utiliza para preservar esse patrimônio, isto é, para preservar o seu legado histórico, ecológico, artístico e cultural.
E é daí que decorre a função primordial dos museus: selecionar, guardar, conservar, pesquisar e divulgar tudo aquilo que seja eleito como patrimônio – como "musa" – para um determinado grupo social, isto é, pelas qualidades que dão àquele grupo uma identidade.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Patrimônio
O patrimônio natural se constitui no espaço físico onde um grupo humano se instala e vive, e o patrimônio cultural nos objetos materiais (tangíveis) que produz para viver e também nas suas criações imateriais (intangíveis). Essas criações imateriais se baseiam nas práticas que o ser humano constrói para compreender o mundo em que vive e se reconhecer como um grupo unido, como, por exemplo, o folclore, a gastronomia, a língua, a mitologia, entre outras expressões da cultura que somadas constituem o que se conhece por patrimônio integral.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Podemos deduzir que o patrimônio integral é o conjunto constituído pelo lugar onde um grupo vive, pelos objetos materiais que esse grupo constrói para viver e pelas práticas imateriais que ele cria para que seus membros se reconheçam como pertencentes a esse grupo.
Um patrimônio natural deve ser preservado por toda a humanidade. 
Quando adquirimos a consciência da importância desse patrimônio que é de todos nós, fazemos de tudo para preservá-lo para nós mesmos e para as novas gerações.
Natureza 
Arquitetura
Objetos
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Também são consideradas como bens patrimoniais as práticas, os hábitos e as tradições que um grupo cria para celebrar e reafirmar a sua identidade. Só que, nesse caso, são construções intangíveis,
isso é, não são fisicamente concretas, como por exemplo as danças, a música, as receitas das comidas típicas, os símbolos, o comportamento das pessoas, o sotaque e outras expressões imateriais próprias daquele grupo.
Podemos entender que o patrimônio integral é a soma de todos esses bens naturais, culturais materiais e culturais imateriais que as pessoas consideram como pertencentes a todo o grupo, e que por isso é importante que sejam preservadas. E é esse conjunto de natureza, coisas e práticas que caracteriza esse grupo. Que dá a ele uma identidade. Uma personalidade.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Assim, podemos compreender que a identidade de um povo é constituída pelo seu patrimônio integral.
Podemos concluir que um patrimônio é integral quando engloba um conjunto de expressões materiais e imateriais que fazem com que as pessoas se liguem afetivamente a ele, isso é, se apropriem dele, se reconheçam através dele e se constituam como um grupo que tem aquele patrimônio – Pode ser um time de futebol, uma praça, objetos que contam a história de um grupo social , entre outros. E é por essas razões que as pessoas têm o desejo de preservá-lo. Por que esse conjunto lhes dá uma identidade própria, única.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
O campo de estudo da museologia é a investigação da instituição "museu", dos acervos nela contidos e das interações desses acervos com as realidades dos vários grupos humanos. Desse modo, o estudo museológico aborda as relações entre os seres humanos e as suas diversas formas de compreender, valorizar, expressar e reproduzir a sua cultura no seu dia-a-dia.
CAMPO DE ESTUDO DA MUSEOLOGIA
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
CAMPO DE ESTUDO DA MUSEOLOGIA
No amplo universo das manifestações culturais estudados pela museologia podemos destacar: a pintura, a escultura, a arquitetura, a numismática (moedas), os meios de transporte, a armaria, a indumentária (vestuário e joalheria), a heráldica (brasões), o mobiliário, as condecorações, a tapeçaria, os utensílios domésticos (cerâmicas, porcelanas), prataria e ourivesaria, os acervos religiosos, as danças, a literatura, o teatro, o folclore, a culinária típica e várias outras formas de expressão que os grupos humanos criam para identificar-se e organizar-se em sociedade.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Todos esses conhecimentos são investigados numa perspectiva sócio-histórica e aplicados pela ciência museológica através da museografia, da expografia, das técnicas de conservação e restauro, dos estudos de público e da pedagogia museal. Como você pode perceber, esses conhecimentos têm uma relação muito próxima com a História e também com outros campos do saber.
Portanto, a disciplina museologia estuda tudo o que se relaciona com esse lugar chamado museu e seus acervos, e prepara profissionais para administrá-lo e fazê-lo cumprir sua função social. E a ciência museológica – o seu campo de investigação aplicada – seleciona e pesquisa os objetos e acervos, produz conhecimentos a partir deles e divulga esses saberes através de exposições, eventos e programas educativos.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
 RELAÇÕES DA MUSEOLOGIA COM OUTROS CAMPOS DO SABER
Existem vários tipos de museus, conforme os acervos que possuem, a sua especialidade e as áreas do conhecimento em que desenvolvem as suas pesquisas. Para isso, a museologia interage com várias outras disciplinas e campos do saber. Está intimamente ligada com as disciplinas históricas – da arte, da cultura e da civilização , e constantemente relacionada com as Ciências Humanas e Naturais, com a Filosofia e com as Ciências Exatas.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
A pesquisa museológica abrange o amplo universo das expressões artísticas, desde as artes plásticas e visuais – pintura, escultura – além de outras linguagens como a música, o cinema, a fotografia, o teatro, a dança, o folclore, a cenografia e a literatura.
No campo das Ciências Humanas, a Antropologia, a Arqueologia, a Ciência Política, a Educação, a Filosofia, a Geografia, a História, a Psicologia, a Teologia e a Sociologia.
Na área das Ciências Sociais aplicadas, articula-se com a Ciência da Informação, com a Comunicação, a Economia, a Administração, com a Arquitetura e com o Turismo. A Museologia é, ela própria, uma Ciência Social aplicada. Há ainda uma relação próxima com as Ciências Exatas – a Física e a Matemática – e com as Ciências Biológicas e da Terra, como a Medicina, a Astronomia e a Química.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
MUSEOLOGIA E SOCIEDADE
A Ciência Museológica está em permanente evolução. E atualmente as reflexões nessa área lançam seu olhar sobre a realidade circundante, ou seja: sobre a sociedade. E daí tem surgido uma nova corrente museológica, criando outros tipos de museus e renovando as suas ações.
Houve uma época em que a museologia era considerada a “Ciência dos museus", e suas ações pouco discutiam os problemas com a sociedade. Os objetos incorporados aos acervos – objetos musealizados deixaram de ser selecionados apenas como raridades ou como fontes de informação isolada passaram a ser percebidos como fontes de conhecimento. E depois, como provocadores de questionamentos.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
MUSEOLOGIA E SOCIEDADE
Podemos concluir que essa nova vertente da Museologia rompeu com uma tradição que tratava o objeto em si mesmo, guardado num edifício chamado de museu para ser apreciado por um público restrito através de uma pedagogia formal. E também concluir que os acervos só podem provocar reflexões se forem percebidos num contexto sócio-histórico. As ações realizadas pelos museus – seus eventos, programas educativos e exposições – devem desenvolvidas com a participação da comunidade.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
NESSA AULA VOCÊ:
- Aprendeu o que é a disciplina museologia e o seu campo de estudo;
- Conheceu as áreas do saber que se relacionam com a museologia;
- Conheceu a função social dos museus.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Na próxima aula ... você:
- Irá conhecer um pouco da história da museologia no mundo e no Brasil;
- Verá que a partir da década de 1980 foram criados outros tipos de instituições que renovaram o fazer museológico.
- Verá que esses “novos museus” se instalaram em lugares históricos das cidades, que marcaram os diversos tempos sociais: tempo do acontecimento, tempo político, tempo dos ciclos econômicos...
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
ATIVIDADES DE ESTUDO
Escolha uma pintura, ou uma escultura, ou ainda um prédio ou um jardim histórico e procure observar os seus detalhes. Se for uma tela, ou uma escultura, observe o seu tema e as cores usadas. Atente para a vestimenta e as expressões das pessoas, e para o mobiliário e os adereços que compõem o cenário retratado. Se for um prédio histórico, observe os detalhes da sua fachada, das colunas, das portas, dos ornamentos e a harmonia do conjunto. Procure conhecer os estilos arquitetônicos, compare-os e faça uma relação deles com os períodos históricos. Nos jardins, veja a disposição das alamedas. Repare nos tons e nas cores das plantas e flores, e sua distribuição no cenário. Comente suas observações com seus amigos e colegas. É um exercício de sensibilidade e percepção que vai fazer você adquirir um “olhar museológico”.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Questões:
Questão 1: O objetivo maior da museologia é estudar as relações que se estabelecem entre as pessoas e os objetos (...). Isso significa estudar... 
 
a) os acervos organizados num museu. 
b) a arquitetura dos museus.
c) o processo de musealização dos objetos.
d) o fato museológico.
e) os públicos visitantes
dos museus.
Questão 2: Atualmente, a ciência museológica seleciona os objetos para integrar um acervo, quando:
 
a) estes são eleitos os melhores representantes da sua espécie.
b) é orientada por alguma universidade pública;
c) há uma demanda de um importante museu para que o faça;
d) percebe o seu valor enquanto fontes de conhecimento e questionamento. 
e) são doados por seus antigos donos.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
Questão 3: São considerados patrimônios intangíveis:
a) o folclore, a gastronomia e a música;
b) os prédios históricos;
c) os objetos de ouro e prata;
d) os objetos musealizados;
o acervo material de um museu.
Questão 4: A museologia...
a) é estudada isoladamente;
b) se relaciona com diversos campos do saber;
c) é uma ciência exata;
d) está somente ligada à História;
e) não realiza estudos de público.
MUSEOLOGIA
Aula 1: A MUSEOLOGIA E O SEU CAMPO DE ESTUDO
BONS ESTUDOS!!!!
 
GABARITO: 1)D – 2) D – 3) A – 4) B
 
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais