Buscar

Resposta do trabalho DPT, caso 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
 CASO 2
 Um estudante de Direito, irresignado pelo fato de sua mãe haver perdido uma causa trabalhista, estuda com afinco todos os contornos da lide, a doutrina e a jurisprudência correlatas durante um ano, findo o qual prepara uma ação rescisória, colhe a assinatura de sua mãe na peça e distribui a ação no prazo legal. 
 É possível o ajuizamento da demanda nos moldes do artigo 791 da CLT?
 Resposta
 A demanda nos termos propostos na questão é inviável porque a ação rescisória não pode ser proposta com uso do jus postulandi, conforme prevê a Súmula 425 do TST.
 Significa que, na Justiça do Trabalho, as partes podem litigar pessoalmente, sem patrocínio de advogados. A Luz da Constituição Federal Brasileira no seu art. 133 não revogou a CLT. O TST já se pronunciou sobre o assunto, firmando esse entendimento. Localiza-se na CLT, arts. 791, 839, a, 840 e 846.
 De acordo com a Súmula n. 425 do TST, o Jus Postulandi se restringe as Varas do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho, não abrangendo as instâncias extraordinárias. 
Súmula n. 425 do TST. Jus Postulandi na Justiça do Trabalho. Alcance. O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcaçando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e osrecursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

Outros materiais