A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliacao i ecologia e  biodiversidade   individual flex - uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

2.
	A Ecologia visa a conhecer e a compreender os padrões e os processos naturais que regem o nosso planeta. No entanto, o estudo desses quesitos depende, entre outras coisas, da análise dos fatores abióticos que compõem os ambientes. Diante do exposto, são exemplos de fatores abióticos:
I- Temperatura.
II- pH do solo.
III- Peso corporal de um organismo.
IV- Tamanho populacional.
V- Velocidade do vento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e V estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	3.
	No início da década de 60, o setor agrícola norte-americano entrou em crise devido à publicação do livro Primavera Silenciosa, de autoria da bióloga Rachel Carson. Nesse documento, Rachel relatou os resultados de várias pesquisas que comprovam o efeito negativo do pesticida DDT sobre as comunidades animais, inclusive sobre os humanos, devido à sua entrada na cadeia alimentar. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O efeito negativo sobre os seres humanos citado pela escritora é denominado magnificação biológica das substâncias tóxicas e ocorre com diversas outras substâncias.
(    ) O homem, por estar posicionado no topo das cadeias alimentares, acumula em seus tecidos uma menor concentração de substâncias tóxicas em relação às presas por ele consumidas.
(    ) A concentração acumulativa de substâncias tóxicas se deve ao fato de elas não serem biodegradáveis, permanecendo nos tecidos dos organismos contaminados.  
(    ) Atualmente, sabe-se que a magnificação biológica não exerce influência significativa sobre as populações naturais, visto que as concentrações acumuladas nos tecidos dos seres vivos não são letais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	As paisagens naturais mundiais são classificadas conforme a sua fisionomia vegetal em diferentes biomas. Os campos temperados, também denominados de pradarias ou estepes, constituem um desses biomas mundiais. Nesse contexto, com relação ao bioma de pradarias, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas áreas sob o domínio deste bioma, há uma baixa umidade do ar.
II- O fogo é um elemento importante para a dinâmica desse bioma, podendo ocorrer de forma natural.
III- No Brasil, esse bioma é representado pelo bioma Cerrado.
IV- As estações do ano em áreas desse bioma são reguladas pela mudança na temperatura.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	5.
	As condições ambientais mundiais não são homogêneas; consequentemente, a vegetação varia consideravelmente, de acordo com o clima e com a latitude considerados. Assim, é possível classificar as regiões do planeta em diferentes biomas através da verificação das particularidades da vegetação presente. Com relação aos biomas mundiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A latitude é o único fator responsável pela formação dos diferentes biomas mundiais.
(    ) O solo do bioma tundra se caracteriza por estar constantemente congelado.
(    ) As florestas de coníferas se caracterizam pelo denso sub-bosque, rico em espécies de ervas e arbustos.
(    ) O bioma das florestas pluviais tropicais tem como característica principal a baixa diversidade de espécies.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	O sucesso do estabelecimento de um organismo em um ambiente depende, entre outras questões, da sua relação com a temperatura local. As espécies podem apresentar diferentes respostas a esse fator ambiental, sendo classificados assim em diferentes grupos. Com relação ao nome que se dá para cada grupo de organismos de acordo com a resposta apresentada diante da temperatura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homeotérmicos.
II- Heterotérmicos.
III- Estenotérmicos.
IV- Euritérmicos.
(    ) Os organismos assim denominados mantêm a temperatura corpórea constante, independente das oscilações do ambiente.
(    ) Encaixam-se nesse grupo os organismos que não conseguem suportar grandes oscilações na temperatura ambiental.
(    ) A temperatura dos organismos desse grupo varia de acordo com a temperatura externa.
(    ) Nesse grupo encontram-se os organismos que suportam amplas variações de temperatura.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	I - II - IV - III.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	I - III - II - IV.
	7.
	O sucesso reprodutivo e a sobrevivência dos seres vivos são questões influenciadas pelo meio em que eles se encontram. No entanto, não há um único fator ambiental agindo sobre os organismos, mas, sim, um conjunto de diferentes condições que podem prejudicar ou auxiliar o crescimento de uma população de acordo com as suas exigências. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando duas espécies com exigências ambientais semelhantes coexistem, há um claro benefício às suas populações, princípio conhecido como Princípio de Gause.
II- Segundo a Lei de Tolerância de Shelford, um organismo apresenta uma determinada condição ambiental em que melhor se desenvolve, mas consegue suportar certa variação na disponibilidade dos fatores ambientais.
III- É denominado de resistência do meio o conjunto de fatores ambientais que influenciam o crescimento de uma determinada população.
IV- Todas as espécies apresentam um potencial biótico que representa a capacidade de crescimento de uma população em condições ideais, o que não é verificado em condições reais. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	8.
	O Brasil é dividido geograficamente em seis biomas. São várias as diferenças entre essas áreas, como a quantidade e a sazonalidade da precipitação, a temperatura, entre outras. Com relação aos biomas brasileiros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Mata Atlântica é o maior bioma brasileiro, já que ocupa a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
(    ) O bioma cerrado, a despeito de ser pouco considerado, é o berço das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul.
(    ) A Amazônia e o Pampa são biomas exclusivamente brasileiros, ou seja, não ocorrem em nenhum outro local do planeta.
(    ) O Bioma Pampa também é denominado de Campos Sulinos, devido à sua ocorrência nos três estados da Região Sul do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	O Projeto TAMAR é uma das diversas iniciativas conservacionistas que existem no Brasil e no mundo que visam a proteger as espécies frente às ameaças das atividades humanas. Uma das áreas monitoradas pelos pesquisadores desse projeto é a Praia do Forte, na Bahia. Nesse local, as tartarugas são observadas com o intuito de obter dados sobre o número de ovos postados por cada organismo, o número de eclosões resultantes dessas posturas, a taxa de sobrevivência com o avançar da idade dos organismos, entre outras questões. Considerando o exposto, a qual nível de organização ecológica estudos como esse enfatiza?
	 a)
	Paisagem.