Buscar

aula 4 SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE POÇOS. 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo a NBR 10.004/2004 (Resíduos Sólidos  Classificação), resíduos sólidos são aqueles "resíduos nos estados sólidos e semissólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis, em face à melhor tecnologia disponível.". A seguir, são apresentadas as classificações dos resíduos: I São originados dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários são resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene pessoal e restos de alimentos, que podem hospedar doenças provenientes de outras cidades, estados e países. II São originados nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, o da indústria alimentícia, etc. O resíduo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu risco potencial de envenenamento. III São originados das atividades ligadas à agricultura e pecuária, envolvem desde as embalagens de agrotóxicos e adubos até resíduos de manutenção mecânica e industrial e do processo de agroquímicos na fruticultura. O resíduo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial IV São gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios. Correlacione-os de acordo com suas origens:
	
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos de serviço de transporte; III Resíduos sólidos agrícolas; IV Resíduos sólidos industriais
	
	
	I Resíduos sólidos de serviço de transporte; II Resíduos de mineração; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos agrícolas
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos agrícolas; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos de serviços industriais.
	
	
	I Resíduos sólidos de serviço de transporte; II Resíduos sólidos industriais; III Resíduos sólidos agrícolas; IV Resíduos de mineração.
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos de serviço de transporte; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos agrícolas
	
Explicação: Resíduos sólidos de serviço de transporte: São originados dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários são resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene pessoal e restos de alimentos, que podem hospedar doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Resíduos sólidos Industriais: São originados nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, o da indústria ali¬mentícia, etc. O resíduo industrial é bastante variado, podendo ser represen¬tado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu risco potencial de envenenamento. Resíduos agrícolas: São originados das atividades ligadas à agricultura e pecuária, envolvem desde as embalagens de agrotóxicos e adubos até resíduos de manuten¬ção mecânica e industrial e do processo de agroquímicos na fruticultura. O resíduo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial. Resíduos de Mineração: São gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A água subterrânea pode ser definida como a água existente no subsolo, com relação a esta fonte de água, não é correto afirmar que:
	
	
	
	Eles podem ser encontrados de duas formas: Lençóis confinados e não confinados.
	
	
	São fontes de água sempre de boa qualidade e potáveis.
	
	
	Podem ter diversos níveis de profundidade.
	
	
	Estes mananciais subterrâneos são as fontes, ou reservatórios naturais de água, localizados abaixo da superfície do solo.
	
	
	A água passa por um processo de filtragem natural e fica acumulada, dando origem aos aquíferos.
	
Explicação:
As águas subterrâneas também são passiveis de sofrerem os efdeitos da poluição ou contaminação. Por isto não devem ser consumidas imediatamente após a sua captção, somente após uma análise para a verificação da qualidade desta. Portanto a opção a ser assinalada deve ser: 
São fontes de água sempre de boa qualidade e potáveis.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		PERMEABILIDADE: É a característica de um meio poroso permitir um líquido fluir entre suas partículas com maior ou menor velocidade. Assinale a alternativa Verdadeira quanto ao entendimento desta definição:
	
	
	
	Independe do tempo necessário para que um líquido percorra os vazios de uma massa de solo, ou de resíduos.
	
	
	As normas para implantação de aterros de RSU exigem sua deposição em uma única camada, sistema de controle e coleta de chorume in situ.
	
	
	A compactação e as características do lixo são importantes, independentemente da idade.
	
	
	As características hidráulicas do lixo são importantes, por causa da migração incontrolada do chorume e do problema de estabilidade, pois a tensão efetiva que comanda a resistência depende da pressão neutra, que depende das tensões provocadas pela percolação de líquidos dentro do meio poroso, correspondente à massa de lixo.
	
	
	A condutividade hidráulica deve ser estudada simultaneamente em todas as camadas, mas uma primeira aproximação que pode ser sugerida é de 10 cm/s
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O termo água virtual, criado em 1983 por Tony Allan, representa:
	
	
	
	A quantidade per capita de água consumida por uma nação.
	
	
	A quantidade de água desperdiçada desde o seu tratamento até o consumo.
	
	
	A quantidade de água desperdiçada pelo consumo inadequado da população.
	
	
	A quantidade de água consumida pela população.
	
	
	A quantidade de água necessária para produção de um bem, produto, ou serviço.
	
Explicação:
Água virtual significa o volume de água que foi consumido durante a produção ou preparação, como a quantidade de recurso evaporado e/ou que fica poluído no seu processo de produção. E ainda, o termo ‘virtual’ é porque essa água é despercebida ao consumirmos um produto. Em outras palavras, a água virtual é uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos em um produto. Para calcular esse coeficiente, chamado de pegada hídrica, é preciso contabilizar a quantidade de água usada em TODAS as etapas de produção e limpeza. Para medir, por exemplo, o total de água usada para a fabricação de uma folha de papel, deve-se levar em conta o total utilizado no processo de produção das árvores e dos produtos que darão origem à mata, não somente a água usada na indústria. Assim sendo, a opção correta é:
	A quantidade de água necessária para produção de um bem, produto, ou serviço.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A água subterrânea pode ser definida como a água existente no subsolo, com o preenchimento dos poros e fraturas das rochas, a água passa por um processo de filtragem natural e fica acumulada, dando origemaos aquíferos, que podem ter diversos níveis de profundidade. Estes mananciais subterrâneos são as fontes, ou reservatórios naturais de água, localizados abaixo da superfície do solo. Com relação as águas subterrâneas é correto afirmar, exceto:
	
	
	
	O lençol confinado (artesiano) encontra-se confinado entre camadas impermeáveis, portanto, sujeito a uma pressão maior do que a pressão atmosférica.
	
	
	Em um poço artesiano, a água subirá acima do nível do lençol, podendo, às vezes, atingir a boca do poço e produzir uma descarga contínua, jorrante.
	
	
	O lençol não confinado (freático) está localizado entre a superfície do solo e uma camada impermeável (rocha); está submetido à pressão atmosférica.
	
	
	A captação de águas subterrâneas pode ser obtida somente com a utilização de bombas de água submersas.
	
	
	A captação da água destes locais pode ser realizada, por meio de poços rasos ou profundos e galerias de infiltração.
	
Explicação:
As águas encontradas em lençois ou poços artesianos estão sob pressão (confinada). Nesta condição, caso seja perfudado o solo, até alcançar este lençol , a água se deslocará naturalmente para a superfície, como consequencia de uma diferença de pressão. Portanto a opção a ser assinalada é:
A captação de águas subterrâneas pode ser obtida somente com a utilização de bombas de água submersas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Para o aproveitamento da água subterrânea, é importante o estudo prospectivo de avaliação das reservas existentes. Os tipos de captação são:
	
	
	
	Lençol Profundo ou Artesiano.
	
	
	Profundezas dos rios.
	
	
	Lençol Superficial
	
	
	Lençol Freático.
	
	
	Fontes ou de água (água aflorante).
	
Explicação:
Águas de rios, por definição são águas superficiais e não subterrâneas. Portanto a opção incorreta é:
Profundezas dos rios.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Como podemos encontrar a água subterrânea?
	
	
	
	poços cacimbas e poços arterianos
	
	
	Rios e lagos
	
	
	lençóis freáticos e poços cacimba
	
	
	poços artesianos e aquífero guarani
	
	
	lençóis não confinados ou freáticos e lençois confinados ou artesianos
	
Explicação:
As águas subterraneas podem estar em regiões subterrâneas, de forma confinada ou não confinada. Portanto a opção correta é:
lençóis não confinados ou freáticos e lençois confinados ou artesianos
	
	
	
	
		
	
		8.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Quanto ao Lençol Freático ou Superficial, seu aproveitamento é feito normalmente nos fundos de vale ou nas proximidades. Esse aproveitamento pode ser feito na horizontal, através de um sistema de drenos coletores ou na vertical mediante perfuração de poços rasos. Normalmente fornecem pouca vazão. As obras de captação podem ser:
	
	
	
	Sistema de drenos coletores: Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
	
	Poços rasos: Normalmente, a água do poço é bombeada até o ponto de reservação, para se proceder ao seu tratamento (se necessário) e posterior distribuição.
	
	
	Poços rasos: Poço perfurado na vertical, com diâmetro mínimo de diâmetro 1m, podendo atingir diâmetros maiores em função da capacidade de fornecimento de água do aqüífero do processo de abertura e construção.
	
	
	Poços rasos: Com relação à profundidade recomenda-se que os mesmos não ultrapassem 300 m, sendo comuns profundidades em torno de 70 m, dependendo da formação geológica da camada aqüífera e da posição do lençol.
	
	
	Sistema de drenos coletores: Compostos por tubos perfurados interligados, reunindo a água coletada em um só ponto. Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;

Outros materiais