Buscar

DAS LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DAS LIMITAÇÕES AO PODER DE TRIBUTAR
A competência tributária encontra limites na CF (arts. 5º, II, 150 a 152 etc.) e no CTN (arts. 9º a 11) 
A competência tributária que a União, os Estados-Membros, DF, e Municípios têm não é ilimitada, ao contrário, encontra limites na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, merecendo destaque os princípios gerais .
Os princípios que regem o Direito Tributário, formam uma espécie de código de defesa do contribuinte.
PRINCIPIO DA LEGALIDADE
Art. 150, I da CF – Nenhum tributo será instituído, nem aumentado, a não ser por lei. 
Os impostos devem ser instituídos mediante medidas provisórias, observando o § 2º do art. 62 da CF.
O princípio da legalidade define claramente a necessidade da criação de lei específica para que o tributo possa ser instituído. 
Ademais, para se criar a lei existem regras que necessariamente devem ser cumpridas, para assim ter validade a lei que instituirá o tributo.
 Para que a lei tenha validade , obrigatoriamente deverá ser explicitado o Art. 1 46, III, a, da CF, ou seja, o fato gerador, a base de cálculo, a alíquota ou outro critério a ser estabelecido para definição do valor devido, os critérios de identificação do sujeito passivo da obrigação tributária, e por fim, o sujeito ativo, se diverso da pessoa pública d a qual emanou a lei. 
 O Código Tributário Nacional normalmente utiliza a palavra “lei” em seu sentido restrito, ou seja, é a norma geral e abstrata editada pelo ente político competente, que deverá ser criada mediante processo exigido pela Constituição Federal.
Decretos – Estes só podem ser regulamentares ou de execução (art. 99), aliás, critério que confirma o enquadramento constitucional dos decretos (arts. 49, V, e 84, IV, da CF). 
Medidas Provisórias – Em casos relevantes e de urgência poderá o Presidente de República adotá-las, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional (art. 6 2 da CF). O Supremo Tribunal Federal tem o entendimento que o s Governados dos Estados e Prefeitos podem editar medida provisória, desde que exista autorização na Constituição Estadual e na Lei Orgânica Municipal (Adin 425 e 812)
Normas complementares – Assim como os decretos, as normas complementares integram o conceito de legislação tributária e não podem extrapolar os limite s da lei que explicitam. O art. 100 do Código Tributário Nacional estabelece que a observância, pelo contribuinte, de normas complementares isenta -o de sanções, inclusive multa e juros moratórios.
Princípio da igualdade e da capacidade contributiva

Outros materiais