prova
4 pág.

prova


DisciplinaIntrodução Administação558 materiais632 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A administração é uma atividade, cujo termo deriva do latim ad- (tendência, direção para); e minister (aquele que serve ou ministra, subordinação ou obediência) com o significado de "para servir", subordinação ou que presta serviço a outro.
Dos conceitos a seguir assinale aquele que NÃO representa a administração aplicada à gestão de empresas:
a )É uma ciência social aplicada porque estuda o comportamento da sociedade e dos indivíduos que a compõem, pesquisando e analisando como ela se organiza e atua no esforço de se desenvolver no aspecto socioeconômico.
b ) É o ato deadministrarougerenciarnegócios, pessoas e/ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas. 
c )Administração é a forma e estrutura de toda associação humana para consecução de certo objetivo comum. No sentido formal, significa ordem; seu corolário, um procedimento sistemático
d )A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.
e )Uma ciência social, que agrupa e associa teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e de bem-estar da sociedade.
QUESTÃO 2
O pet shop Animal Feliz está buscando alguns diferenciais que podem colocá-lo com maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes do Ceará. A empresa recebeu uma informação sobre os principais obstáculos para implementação de estratégias. Assinale os elementos que representam tais barreiras:
I. Barreira da visão (a estratégia não é entendida por quem deverá implementá-la)
II. Barreira de mercado (quem vai implementar não tem domínio das informações de mercado)
III. Barreira pessoal (as metas, incentivos e competências pessoais não estão vinculadas à estratégia)
IV. Barreira operacional (o processo orçamentário ocorre separado do planejamento estratégico)
V. Barreira de entrada (as restrições da entrada e concorrentes, capital, tecnologia, legislação etc.)
a ) I, II, III, IV. 
b ) II, III, IV, V. 
c ) I, III, IV, V. 
d ) I, II, V. 
e ) I, II, III, IV, V. 
QUESTÃO 3
Teoria que impele a pensar sobre principais processos estratégicos de uma organização que agrega valores, tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos e o tempo de resposta, com o uso de tecnologias de informações, a fim de aumentar a produtividade (pela redução de custos) e o grau de satisfação do cliente.
Assinale a resposta que indica a teoria, livro e autor:
a ) Reengenharia de Hammer e Champy 
b ) Desafios Gerenciais para o Século XXI de Drucker 
c ) A Era da Descontinuidade de Drucker 
d ) Competindo para o Futuro de Prahalad e Hamel 
e ) O Processo Estratégico de Mintzberg 
QUESTÃO 4
Maria Antonieta - engenheira agrônoma, bisneta do pioneiro que migrou para Rondônia e adquiriu diversas áreas rurais que cultivam soja e criam gado de forma extensiva - é a única pessoa da família interessada em atuar no meio rural. Alguns membros querem apenas a participação nos resultados financeiros e outros entendem que vender as propriedades é muitos mais interessante. De forma geral, todos entendem que os resultados financeiros das fazendas não estão satisfatórios, principalmente se comparado a algumas fazendas vizinhas.
Diante disso, a família Sperantto, em assembleia, decidiu que, em no máximo em 18 meses, Maria Antonieta deve reestruturar as operações, culturas e criações para obter resultados financeiros para atingir a meta que garanta uma rentabilidade 30% superior à atual.
Assinale quais as ações que Maria Antonieta deve realizar para atingir e superar os objetivos:
I. Verificar os processos atuais de plantio, colheita, seleção de sementes, tipos e formas de uso dos insumos. Buscar fornecedores com produtos de qualidade e menor custo, identificar compradores que ofereçam melhor preço.
II. Fazer alianças estratégicas com vizinhos, cooperativas etc. para melhorar a condição de compra de insumos e venda dos produtos.
III. Fazer uma análise SWOT, identificando, inicialmente, as questões internas (forças e fraquezas) e as questões externas (oportunidades e ameaças) e, com isso, estabelecer um plano estratégico.
IV. Fazer uma análise da margem de contribuição das culturas e criações.
V. Identificar oportunidades em arrendar todas ou algumas fazendas para terceiros.
a ) I, II, III e V. 
b ) II, III e IV. 
c ) I, II, IV e V. 
d ) I, II, III, IV e V. 
e ) I, II, III e VI. 
QUESTÃO 5
A Flex Energy, corporação internacional voltada à área de combustíveis fósseis e energia renovável identificou algumas novas políticas a serem adotadas na empresa, com o objetivo de criar e novos diferenciais estratégicos, além de desenvolver capacidade visionária e analítica de reconhecer oportunidades de negócio sob diversas óticas inusitadas e inovadoras, visualizando a empresa do futuro e seu papel no contexto.
Quais são as novas políticas implementadas pela Flex Energy?
a ) Visão sistêmica, desenvolvimento de tecnologias para melhor captar petróleo em águas profundas e terceirização. 
b ) Criação do museu da energia, pensamento estratégico e campanhas institucionais.
c ) Desenvolvimento tecnológico, visão sistêmica e globalização
d ) Globalização, terceirização e desenvolvimento tecnológico.
e ) Atuação ética com responsabilidade social, mudança e responsabilidade ambiental.
QUESTÃO 6
O Sr. Ronaldo, diretor executivo de uma indústria siderúrgica, foi convocado pelo conselho de acionistas para realizar uma pesquisa para identificar o potencial de risco que pode ser oferecido pelos novos entrantes no segmento siderúrgico do Brasil.
Identifique o conceito mais adequado de novo entrante.
a )Em função da quantidade de concorrentes, da estrutura do mercado, da população, da taxa de crescimento e da quantidade de empresas concorrentes existentes no mesmo segmento, o mercado foco pode ter uma redução das taxas de crescimento pelo excesso de concorrentes e/ou reduzir a lucratividade quando a competição pelo consumidor use o preço como fator atrativo.
b )O grau de facilidade ou dificuldade de um concorrente ingressar em seu mercado, conhecido por barreiras de entrada, que pode ser pelo nível tecnológico, capacidade de investimento, restrições legais e outros.
c )A facilidade ou dificuldade em ingressar num mercado, ou barreiras de entrada. A força que poderá ser exercida pelos agentes do segmento, desde a oferta de insumos inovadores e exclusivos em relação aos concorrentes, exigindo contrapartidas.
d ) É a força que trata da capacidade de impor as regras ao negócio, principalmente no que se refere à redução de preços.
e ) O grau de facilidade com que o consumidor pode substituir seu produto por outro, necessariamente não atuando em seu segmento. 
QUESTÃO 7
A Rosa dos Ventos Incorporações Imobiliárias está desenvolvendo um projeto de melhoria e desenvolvimento em diversos setores da empresa. Constatou-se que um dos elementos críticos é a avaliação sobre se o que foi planejado está sendo executado. A empresa está pesquisando os aprimoramentos de:
a ) Estratégias operacionais 
b ) Organização e métodos
c ) Processos
d ) Sistema de informação
e ) Sistemas de controle
QUESTÃO 8
Após muita insistência, a terceira geração da família proprietária do Banco Bella Vista conseguiu sensibilizar o patriarca a desenvolver um planejamento estratégico para reposicionar o banco no mercado financeiro atual e expandir os negócios. O patriarca, Sr. Hermínio, pediu aos netos que lhe apresentassem um roteiro para o desenvolvimento de um planejamento. Para introduzir o Sr. Hermínio no ambiente da estratégia, os netos irão iniciar pelos diferentes tipos de objetivos.
Relacione os elementos da coluna definição com a coluna tipos de objetivos e assinale a sequência correta:
1. Explicitar os objetivos para a organização como um todo,