Buscar

Avaliando Aprendizado Histologia e Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Observe o quadro clínico descrito pelo autor Eyer de Jesus (2000), publicado na revista técnica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com o título de Escroto Adulto: "Recebo paciente do sexo masculino com 13 anos, que relata não ter vida sexual e há alguns dias se queixa de dor escrotal. Ele anda fortemente fletido e diz que a dor aumentou subitamente há 24 horas. Algumas vezes ele relata dores anteriores semelhantes, do mesmo lado, menos violentas. O escroto, de um só lado, é avermelhado e edematoso, aderindo ou não aos planos profundos. A palpação testicular é dolorosa e a criança se defende energicamente contra a mão que explora. A glândula aparenta estar muito aumentada de volume com relação ao lado sadio e é impossível distinguir o epidídimo do testículo. O cordão às vezes é volumoso e doloroso, sobretudo na parte inferior. A criança teve febre, o apetite desapareceu, surgem náuseas.¿ O caso foi descrito com o diagnóstico de orquite aguda, e sobre este pode-se afirmar que:
		
	 
	O quadro clínico acima refere-se a inflamação de um testículo, glândula responsável pela produção de espermatozoide, que se não for resolvido a tempo poderá ocasionar perda do órgão comprometendo a viabilidade sexual.
	
	A inflamação do testículo é muito comum em adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual. Isso se deve ao fato deste, juntamente com epidídimo serem responsáveis pelo armazenamento exagerado de sêmen que por não ter sido ejaculado, ocasionou toda a problemática.
	
	Não há preocupação futura para a vida reprodutiva deste menino, pois mesmo havendo lesão na estrutura do testículo, este tem a capacidade plena de regeneração.
	
	O cordão referido no texto acima é o ducto ejaculatório, que sai do epidídimo em direção a próstata, glândula que auxilia na produção do sêmen.
	
	As dores que este menino sente podem ser amenizadas com o processo da ejaculação, uma vez que o sêmen exerce pressão contra os tecidos inflamados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602168304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a ovulação, o ovócito secundário é captado pela tuba uterina através de sua porção mais distal formada no infundíbulo, apresentando forma semeçhante á franjas que "varrem" a superfície do ovário momentos antes da ovulação, para impedir que o ovócito se perca na cavidade abdominal, o que inviabilizaria a fertilização. Qual é o nome desta região distal dsa tubas uterinas, cujo aspecto assemelham-se á franjas, e que são responsáveis por captar o ovócito logo após a ovulação?
		
	
	Istmo da tuba uterina.
	
	Ampolas da tuba uterina.
	
	Dúctulos da tuba uterina.
	 
	Fímbrias da tuba uterina.
	
	Óstio da tuba uterina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602740489)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O câncer do colo uterino apresenta-se como importante problema de saúde pública mundial, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, as quais apresentam 83% dos coeficientes totais de incidência e 86% da mortalidade. Para o ano de 2015, são esperados em todo o mundo 320.000 novos casos, saltando para 435.000 em 2030. Entre todas as neoplasias, a do colo uterino tem um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, além de bom prognóstico quando diagnosticado precocemente, entretanto o diagnóstico realizado tardiamente pode ser o principal responsável pela manutenção das altas taxas de mortalidade (Mascarello KC, Silva NF, Piske MT, Viana KCG, Zandonade E, Amorim MHC. Perfil Sociodemográfico e Clínico de Mulheres com Câncer do Colo do Útero Associado ao Estadiamento Inicial). A respeito das características do aparelho reprodutor feminino, pode-se dizer:
		
	 
	No momento do parto natural, há dilatação da cérvix que em outros momentos deve permanecer fechada. Essa é também revestida internamente pelo endométrio e sua reposição ocorre a cada ciclo menstrual.
	
	O endométrio é um tecido de revestimento interno da tuba uterina e útero que se descama no momento da menstruação.
	
	A cérvix é uma válvula musculosa que se insere ainda na parte inferior do útero e normalmente se dilata em torno de 5 a 9 cm para que ocorra a subida do sêmen.
	
	Os ovários em nada tem a ver com a menstruação, uma vez que essa é a descamação da mucosa uterina propiciada pela queda brusca de estrógeno.
	
	A menstruação é um termo genérico dado à perda do ovócito secundário das tubas uterinas e em um ciclo normal ocorre a cada 28 dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602216642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ocasionalmente, durante o início do desenvolvimento embrionário, restos da liha primitiva persistem na região sacrococcígea, sendo que tais agloerados de células residuais são células tronco pluripotentes que proliferam e formam tumores, designados como teratomas, contendo estruturas derivadas dos três folhetos embrionários. Sabemos que a linha primitiva marca o início da terceira semana do desenvolvimento embrionário. Qual evento típico da terceira semana do desenvolvimento embrionário ocorrerá logo após a formação da linha primitiva?
		
	 
	Gastrulação.
	
	Formação da cavidade amniótica.
	
	Neurulação.
	
	Formação do pedículo do embrião.
	
	Formação da placa precordal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602732796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As especializações de membrana celular das células epiteliais de revestimento otimizam a função dos tipos celulares que as possuem. Estas especializações de membrana encontram-se presentes apenas na porção apical das células apicais (superfície livre) dos epitélios de revestimento, não podendo ser encontradas nos espaços paracelulares e na porção basal das células. A respeito das especializações de membrana plasmática das células epiteliais de revestimento, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Os cílios são estruturas curtas e dotadas de movimentação, enquanto as microvilosidades aumentam a capacidade absortiva das células.
	
	As células pavimentosas podem apresentar cílios, enquanto as células cúbicas e cilíndricas não apresentam especializações de membrana.
	
	Comparativamente os cílios são estruturas longas, enquanto os estereocílios são estruturas curtas.
	
	Tanto os cílios quanto os estereocílios possuem a mesma função nos tecidos epiteliais que os possuem.
	
	As microvilosidades são ramificadas, dotadas de movimentação e aumentam a capacidade absortiva das células.

Outros materiais