Buscar

Apol 3 elementos de processo penal e estado moderno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Elementos do Processo Penal
“A lei não estabelece condição, requisito ou pressuposto normativo que possa identificar ou estabelecer qualidade especial para uma pessoa ser considerada testemunha; logo, toda pessoa poderá ser testemunha”. (RAMIDOFF, Mário Luiz. Elementos de Processo Penal. Curitiba: InterSaberes, 2017.)
Acerca da prova testemunhal, de acordo com os estudos da disciplina, responda: os doentes e deficientes mentais podem ser testemunhas?
Nota: 20.0
	
	A
	Podem ser testemunhas e prestam o compromisso legal de dizer a verdade.
	
	B
	Podem ser testemunhas, mas não prestam o compromisso legal de dizer a verdade.
Você acertou!
Sim, podem ser testemunhas; mas não prestam o compromisso legal de dizer a verdade.
(RAMIDOFF, Mário Luiz. Elementos de Processo Penal. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 143.)
	
	C
	Não podem ser testemunhas, salvo quando não houver outra pessoa que possa esclarecer os fatos, e prestam o compromisso legal de dizer a verdade.
	
	D
	Podem ser testemunhas somente quando o réu é seu cônjuge, ascendente ou descendente em linha reta.
	
	E
	Não podem ser testemunhas.
Questão 2/5 - Elementos do Processo Penal
Pelo estudo da disciplina a respeito de provas, podemos chegar à seguinte síntese conceitual:
“Prova: é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do julgador.
Meio de prova: instrumentos ou atividades pelos quais os elementos de prova são introduzidos no processo.” (CARDOSO, Flávio. Provas no processo: Teoria geral da prova. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/repositorio/cms/portalTvJustica/portalTvJusticaNoticia/anexo/Flavio_Cardoso.doc>. Acesso em: 27 out. 2017.)
Acerca dos meios de prova, de acordo com os estudos da disciplina, o que se entende conceitualmente por “corpo de delito”?
Nota: 20.0
	
	A
	São as provas produzidas pelas testemunhas de um crime.
	
	B
	É a confissão do crime por meio de interrogatório.
	
	C
	É o reconhecimento de quem seja o autor do crime.
	
	D
	É o exame do corpo da vítima.
	
	E
	São os vestígios deixados pela infração.
Você acertou!
Corpo de delito são os “vestígios deixados pela infração”. Podem ser detectados por perícia.
Pode envolver o exame do corpo da vítima, mas não é apenas isso e nem sempre envolve isso, portanto, não é o conceito correto.
(RAMIDOFF, Mário Luiz. Elementos de Processo Penal. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 125.)
Questão 3/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
A obra de Marx que melhor condensa os aspectos de sua linearidade de pensamento é o O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte (1978), na qual o autor aplica sua tese geral do materialismo histórico e da luta de classes para explicar um fenômeno de conjuntura política na França e, principalmente, demonstra que as condutas políticas dos agentes operam também nos domínios da inconsciência e da imprevisibilidade dos resultados de suas ações. 
Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Com base no conteúdo do livro Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória analise os enunciados abaixo e selecione apenas as afirmações corretas
I – No livro O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte, Marx propõem uma análise política com base em sua categoria analítica de classe social.
II – Para Marx, os homens atuam na esfera política procurando representar um interesse de classe, sem que esses mesmos grupos de indivíduos sejam, de fato, pertencentes à classes social que representam.
III – Marx não fazia a distinção entre os políticos burgueses, a chamada de burguesia parlamentar, e os agentes do sistema capitalista, conhecidos como burguesia extraparlamentar. Essa separação é típica do pensamento liberal.
IV –  Segundo Marx, os setores sociais não são representados no Estado diretamente, mas por meio dos seus “porta-vozes” do sistema produtivo
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
No livro O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte, Marx propõem uma análise política com base em sua categoria analítica de classe social; para Marx os homens atuam na esfera política procurando representar um interesse de classe, sem que esses mesmos grupos de indivíduos sejam, de fato, pertencentes à classes social que representam; Segundo Marx, os setores sociais não são representados no Estado diretamente, mas por meio dos seus “porta-vozes” do sistema produtivo. 
Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 1, pp. 78-79.
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A expansão do capitalismo e seu aprofundamento pela Revolução Industrial reestruturaram a sociedade europeia por meio da modernização econômica. Trata-se da era das máquinas a vapor, da invenção da eletricidade, das cidades cada vez mais populosas (trazendo consigo todos os problemas de uma urbanização acelerada) e do progresso industrial marcado por uma desumana e exacerbada exploração da mão de obra da classe trabalhadora. Foi esse o contexto que Karl Marx (1818-1883) viveu e durante o qual escreveu”. 
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 71 e 72.
Tendo como referência a teoria marxista, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e falsas.
I. Para os marxistas, as sociedades estariam divididas em classes sociais antagônicas. Toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes”.
II. Segundo Marx, nas sociedades capitalistas o Estado estaria dominado pela classe burguesa.
III. Uma característica de Marx é o individualismo metodológico, que consiste em entender e explicar os fenômenos políticos e sociais tendo como base o indivíduo.
IV. A metodologia de apreensão dos fenômenos sociais de Marx se dá pela via do materialismo histórico, colocando-se em oposição as análises estritamente empiricistas.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	V, V, F, V
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, V). As afirmativas I (Para os marxistas, as sociedades estariam divididas em classes sociais antagônicas. Toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes”), II (Segundo Marx, nas sociedades capitalistas o Estado estaria dominado pela classe burguesa) e IV (A metodologia de apreensão dos fenômenos sociais de Marx se dá pela via do materialismo histórico, colocando-se em oposição as análises estritamente empiricistas) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina “Uma primeira concepção, mais simplista, do Estado moderno em Marx (e também em Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848) é a denominada razão instrumental. Nela, toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes” (Marx; Engels, 1979, p. 11). A premissa é a de que a luta de classes seria o motor da história que explica o devir das sociedades” (p. 72). O Estado não teria uma utilidade em si mesmo; pelo contrário, estaria sempre a serviço de uma classe economicamente dominante, uma vez que esta seria incapaz de alcançar por si só seus próprios interesses (p. 72). E ainda “a metodologia de apreensão dos fenômenos sociaisde Marx se dá pela via do materialismo histórico, colocando-se em oposição as análises estritamente empiricistas pautadas no individualismo metodológico” (p. 73).
A afirmativa III (Uma característica de Marx é o individualismo metodológico, que consiste em entender e explicar os fenômenos políticos e sociais tendo como base o indivíduo) é falsa porque não se refere à teoria marxista.
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 72 e 73.
 
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, V, F, V
Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“No século XIX, o capitalismo, com sua específica forma de relação de trabalho (assalariado), estava se consolidando na Europa. A Inglaterra era o país no qual o processo estava mais avançado; havia centenas de fábricas e milhares de operários. As condições de trabalho, no entanto, eram precárias. No livro O Capital, escrito em meados daquele século, Marx analisa como as próprias instituições britânicas, ao longo de décadas, criaram uma legislação trabalhista que, na visão desse autor, era insuficiente. O parlamento inglês, por exemplo, paulatinamente reduziu a jornada de trabalho após várias denúncias de médicos, religiosos, jornais e de comissões do próprio Parlamento (Marx, 1987)”.
Fonte: Rota de aprendizagem 3, p. 3.
Tendo como base os ensinamentos do professor Carlos Alberto Simioni e a contextualização acima, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da concepção de Estado para Karl Marx.
Nota: 20.0
	
	A
	O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante.
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é: (O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante). De acordo com o livro base da disciplina “O Estado não teria uma utilidade em si mesmo; pelo contrário, estaria sempre a serviço de uma classe economicamente dominante, uma vez que esta seria incapaz de alcançar por si só seus próprios interesses. O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante” (p. 72). As demais alternativas são, portanto, incorretas. 
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 72.
	
	B
	O Estado é o grande guardião da propriedade privada, a base da liberdade e da igualdade.
	
	C
	O Estado é uma instituição que, em determinado território, de forma legítima monopoliza o instrumental de coação física (a violência legítima).
	
	D
	O Estado é aparelho de dominação tradicional do proletariado e do lumpemproletariado.
	
	E
	O Estado é um estado hipotético em que cada um é completamente livre para fazer o que quer.

Outros materiais