Buscar

AV. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Ser Social - [dp] - Responsabilidade Social e Ambiental
1) Os movimentos que mais destacam na atualidade são os ambientais, esse assunto remonta dos idos de 1970 quando as leis ambientais foram pauta de discussões mundiais. É importante considerar que o movimento ambientalista surgiu de forma desordenada em seus primeiros movimentos que se constitui por grupos esporádicos levantando-se conta as ameaças à natureza. Possuindo representantes em quase todo o mundo, os movimentos incorporam o desejo de corrigir a intervenção humana abrupta no meio ambiente. Tendo em vista que os movimentos se tornaram importantes na sociedade, principalmente em razão do lixo, como exemplo, o caso da decomposição difícil do plástico nos aterros e os efeitos disso, a relação homem-natureza e os movimentos passaram a ser além de ambientais também sociais.É correto afirmar que por esses movimentos:
Alternativas:
d)Nasceram as ONGs expressivamente atuantes em nosso país, como por exemplo, a SOS Mata Atlântica, criada em 1986.
2) O interesse político se refere, assim como o interesse público, ao bem geral e está no poder de administrar recursos lançando mão, inclusive, de acordos internacionais para abastecer o mercado. Quase todos os indivíduos defendem que ajudar o bem-estar geral é positivo, mas existe uma certa confusão sobre o que constitui exatamente o interesse público. Contudo, há um consenso contemporâneo de que o interesse público está diretamente ligado aos Direitos Humanos, ao bem comum que se retrata pelos benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas pertencentes a um determinado coletivo ou comunidade.
Dentro desse contexto, no que se refere aos interesse políticos e econômicos, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)O interesse econômico e político é o interesse de uma nação, ou seja, o interesse de uma sociedade determinada, sendo que o interesse econômico diz respeito aos recursos escassos e abundantes e a administração deles.
3) O meio ambiente, por ser de interesse global, promove muitos movimentos internacionais dando ensejo a encontros, congressos, conferências e promove a formulação de compromissos entre os países para a sua melhoria. Os pactos são exemplos. Em 2002, em Johannesburgo, por meio do Plano de Implementação, a Agenda 21 tornou-se mais sólida, no Rio+10 foram assinados e aprovados a Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, essa tem como principal objetivo pedir anistia das dívidas adquiridas pelos países pobres, pois muitas vezes as desigualdades são provenientes dos esforços em pagar os débitos, dessa forma impossibilita a implantação efetiva de um desenvolvimento sustentável. Diante da afirmativa assinale a alternativa correta:
Alternativas:
c)Em 1948, na França, em Fontainebleau, foi fundada a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e seus Recursos. Hoje com sede na Suíça, tem como diferencial ser composta por entidades públicas e governos além das pessoas jurídicas de direito privado, o que não é nada comum, haja vista que as ONGs não têm a participação direta no Estado como membro.
4) A Proclamação da República, em 1889, foi uma reivindicação popular que desencadeou a mudança de regime no Brasil, que passou de monarquia para República. A Geração caras-pintadas levou à renúncia do Presidente Collor pela reivindicação popular de impeachment em 1992. Além desses dois exemplos, temos um terceiro, que se refere ao protesto contra a mineração imprudente que causa danos irreversíveis ao meio ambiente, fauna e flora, na Malásia e na Romênia, dentre outros países que sofrem com essa prática. Essa reivindicação tem sido cada vez mais frequente.
Dentro desse contexto e a partir do conteúdo estudado sobre os movimentos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
c)Os dois primeiros exemplos retratam movimentos sociais em favor da cidadania e o último, trata-se de movimento socioambiental.
5) Qualquer prática da indústria tem que levar em conta a preservação e a conservação do meio ambiente, além do lucro. Empresas, como as montadoras de automóveis, se expandiram no Brasil em razão dos recursos naturais abundantes para esse tipo de empreendimento. Há anos essa indústria vem crescendo e se desenvolvendo e, inclusive, os produtos são produzidos no menor tempo possível, contudo, essa atividade não pode ser desenvolvida as custas do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de lucro:
Alternativas:
d)Vantagem ou benefício que pode ser material, intelectual ou moral obtido de alguma coisa. Também, é conhecido como ganho auferido em operação comercial ou exercício de uma atividade econômica.
Av2 - Ser Social - [dp] - Responsabilidade Social e Ambiental
1) Trata-se de uma metodologia adotada para os processos de mudança para a melhora das condições humanas. Engloba desde a concepção e decisão à avaliação, indo até a execução, direção e acompanhamento que irá implicar na confirmação da cidadania de forma ampla e plena.Assinale a alternativa correta que corresponde a definição acima:
Alternativas:
d)Desenvolvimento Participativo.
2) Os indicadores foram criados para traçar um modelo de realidade para avaliar as condições e as tendências, bem como comparar as situações e os lugares, metas, objetivos e até mesmo antecipar tendências ou vislumbrar condições e no caso dos indicadores de sustentabilidade é importante que integrem as informações, ações e práticas sociais, econômicas e ambientais dando a cada um deles a importância que tem, possibilitando com isso a averiguação do alcance do desenvolvimento estabelecido pelas políticas públicas.Dentro desse contexto, assinale a alternativa correta em relação aos indicadores de sustentabilidade:
Alternativas:
b)São meios de mensuração e operacionalização do desenvolvimento sustentável.
3 )A gestão ambiental objetiva mitigar impactos ambientais das atividades empresariais e busca contínua melhoria da qualidade ambiental de seus produtos, extensiva aos serviços e ambiente laboral.
Dentro desse contexto, assinale a alternativa correta em relação ao papel da tecnologia na gestão ambiental:
Alternativas:
c)A tecnologia deve integrar o sistema de administração empresarial às práticas e aos métodos para que aja a redução do impacto ao meio ambiente pelas atividades empresariais desenvolvidas.
4) O consumo consciente é uma das propostas do Ministério do Meio Ambiente brasileiro, que introduziu o Princípio dos 3R’s como componente desse tipo de consumo. O Instituto Akatu acrescentou mais um “R” a este princípio. Assinale a alternativa que se refere ao quarto “R”:
Alternativas:
a)Repensar.
5) O mundo despertou sobre a importância do meio ambiente tendo em vista a exploração equivocada dos recursos naturais pelo descontrole humano em face da natureza. Por isso, o mundo se une a fim de obter formas que venham ao menos colocar um freio na degradação, procurando alternativas socioambientais. Assinale a alternativa que trás corretamente às alternativas socioambientais disponíveis nos dias atuais:
Alternativas:
a)A economia solidária, colaborativa e criativa, a educação ambiental, a responsabilidade socioambiental e o consumo consciente.

Outros materiais