Buscar

resenha basquete

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA
Aluna
Disciplina: Educação Física Bacharel Docente: prof° Aylton
Período: 2°/2015
INICIAÇÃO ESPORTIVA AO BASQUETE: NAS SÉRIES INICIAIS
ANA PAULA JOBIM
LEIDA COSTA PUREZA
LUCIANO LEAL LOUREIRO
Segundo os autores, é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da educação física escolar.
Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o “movimento é o principal meio e fim da educação física”. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico, embora isso possa ocorrer como um subproduto da prática motora.
Para a abordagem desenvolvimentista, a educação física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos. O basquetebol é um esporte coletivo disputado entre duas equipes que tem um único objetivo que é o de sobrepujar a equipe adversária marcando o maior número de pontos possíveis.
Tendo como tema a iniciação ao basquetebol e seus fundamentos básicos dentro de um esporte coletivo através das habilidades locomotoras, o motivo de realizar a docência do basquetebol.
Objetivos: Oferecer a aprendizagem dos movimentos básicos do basquetebol (passe, recepção, arremesso, condução de bola, drible e finta), além de desenvolver as habilidades locomotoras para que possam ser realizadas as atividades de ensino e iniciação ao esporte, visando também à interação entre os alunos.
No basquetebol o técnico influencia diretamente no desempenho dos atletas, podendo promovê – lós com talentos esportivos.
 Portanto acredito que, na iniciação esportiva o objetivo principal é oferecer a criança uma prática desportiva, sempre respeitando os limites do publica alvo, iniciação pode ser dada na forma de brincadeiras lúdicas, de jogos adaptados, sempre pensando na pluralidade de movimentos e na diversificação de esportes para um maior repertório motor, tendo como parâmetro o desenvolvimento psicomotor da criança. A partir dos 13 ou 14 anos a criança já pode se especializar no basquetebol. Por tanto, deve-se valorizar a participação dos jovens no esporte,desde a infância.

Outros materiais