Prova Online   METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 1
7 pág.

Prova Online METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 1


DisciplinaMetodologia Científica52.578 materiais1.047.079 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Online
Disciplina: 100774 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
As publicações periódicas são a forma mais importante de disseminação dos novos conhecimentos produzidos. O periódico científico permite formalizar e tornar pública a pesquisa, especialmente entre a comunidade científica. (KLEINA, 2016)
Sobre a publicação dos artigos científicos, é correto afirmar:
I - Há 2 formas em que o artigo pode ser publicado: na forma impressa ou na forma eletrônica. Diversos periódicos optaram pelo meio eletrônico pela facilidade de acesso ao conteúdo.
II - São considerados critérios para determinar a qualidade do periódico em que o artigo será publicado: existência de conselho editorial e a revisão e avaliação feita por especialistas da área.
III - É recomendável publicar o artigo em blogs ou em meios mais simples de divulgação, pois isso facilita a aprovação da publicação do artigo em periódicos mais exigentes.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II
 
b )
 I e II
c )
 I, II e III
d )
 I e III
e )
 II e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
"As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio". (SEVERINO, 2007, p. 174)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Quanto à formatação das citações inseridas no trabalho acadêmico, classifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A citação direta curta é a transcrição literal de parte da obra do autor consultado, com até 3 linhas. Deve ser incorporada ao texto mantendo o mesmo tamanho da fonte, o mesmo espaçamento entre linhas e entre aspas duplas.
( ) A citação direta longa é a transcrição literal de parte da obra do autor consultado, com mais de 3 linhas, escrita em parágrafo distinto: recuo de 4cm da margem esquerda, fonte tamanho 12 e entre aspas duplas.
( ) A citação indireta é o texto baseado na obra do autor consultado, consistindo na reprodução do conteúdo do documento original de acordo com a interpretação do pesquisador. Utiliza-se a expressão apud para informar a fonte consultada.
( ) A citação de citação caracteriza-se pela utilização de um texto em que não se teve acesso ao original. Pode ser uma citação direta ou indireta.
Assinale a alternativa que corresponde a sua análise:
a )
 V, V, V, V.
b )
 V, V, F, F.
 
c )
 V, F, F, V.
d )
 F, F, V, V.
e )
 F, F, F, V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
"Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e não só contribuírem para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecerem subsídios para outros trabalhos". (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 216)
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
O pesquisador, além de se preocupar com a metodologia a ser adotada e a qualidade das fontes de dados, precisa também se preocupar com a redação do seu trabalho.
Quanto à escrita do texto científico e o encadeamento dos conceitos apresentados, analise cada sentença, classificando-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) O referencial teórico, geralmente, é a parte mais extensa do trabalho, por isso, indica-se que seja organizado em seções e subseções (capítulos e subcapítulos).
( ) O conteúdo apresentado no texto deve ser organizado de forma lógica, iniciando com assuntos específicos e depois generalizando-os.
( ) É recomendado iniciar cada seção com um parágrafo de abertura, apresentando e contextualizando o conteúdo que será exposto.
( ) Um texto científico deve explicitar ao leitor a ligação entre os diversos parágrafos, e as considerações do autor com as ideias dos outros autores pesquisados.
A sequência que corresponde à sua análise é:
a )
 V, F, F, V.
b )
 V, V, F, F.
c )
 V, V, V, V.
 
d )
 V, F, V, V. 
e )
 F, F, V, V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A elaboração do referencial teórico de uma pesquisa científica é a parte mais importante, a qual o pesquisador deve dedicar especial atenção. A escolha correta e adequada de autores e obras, sites da internet, documentos específicos contribuem de maneira significativa para a realização de uma pesquisa de qualidade.
Quanto à escolha e utilização de diversos materiais para a elaboração do referencial teórico da pesquisa científica, analise as questões a seguir e assinale a correta:
a )
 O fichamento é recurso que facilita a organização dos materiais consultados na internet.
 
b )
 Os documentos não devem ser utilizados na elaboração do referencial teórico. Estes devem apenas ser anexados ao final do trabalho. 
c )
 É importante a consulta aos sites da internet, principalmente os blogs que são atualizados com mais frequência.
d )
 A internet pode ser uma ótima ferramenta de busca de informação, porém, se o pesquisador não souber selecionar os sites de consulta, essa ferramenta pode ser prejudicial à sua pesquisa. 
e )
 Os livros, considerados como fonte de dados primária, devem ser selecionados de acordo com o tema da pesquisa e sua problematização.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
De acordo com a NBR 14724, a apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos deve seguir as orientações:
I. O texto deve ser impresso em espaço simples (1,0) entre as linhas.
II. As referências devem ser digitadas em espaço 1,5 entre as linhas, deixando uma linha em branco entre as obras.
III. O texto deve ser impresso em espaço 1,5 entre as linhas, e nas citações longas com espaçamento 1,0 entre as linhas.
IV. As notas de rodapé devem ser digitadas em espaço simples entre as linhas, com fonte tamanho 10.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, II e IV.
b )
 I e III.
c )
 I e IV.
d )
 III e IV.
 
e )
 II e III.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Os artigos científicos são geralmente "utilizados como publicações em revistas especializadas, a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, ou ainda contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação controvertida". (SANTOS, 2015, p. 33)
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Os artigos são compostos por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. São considerados elementos pós-textuais obrigatórios:
I - conclusão
II - referências
III - apêndice
IV - anexo
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I, II, III e IV
b )
 II
 
c )
 II, III e IV
d )
 I e II
e )
 II e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A seguinte definição refere-se a qual parte de um trabalho acadêmico?
"Elemento não elaborado pelo autor, que complementa a pesquisa e serve como fundamentação, comprovação ou ilustração. Não é um elemento obrigatório e só deve ser incluído caso haja a necessidade de juntar algum documento que venha esclarecer o texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa". (KLEINA, 2016)
a )
 Prefácio
b )
 Apêndice
c )
 Epígrafe
 
d )
 Anexo
e )
 Glossário
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A NBR 6023 é a norma técnica que orienta e padroniza a elaboração das referências de um trabalho acadêmico. Tal documento determina quais são as informações obrigatórias e a ordem em que devem ser apresentadas para a correta identificação das obras.
Analise as referências abaixo:
I - NASCIMENTO, Dinalva Melo do. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2008.
II - MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Claudia
Moiza
Moiza fez um comentário
esta em branco
1 aprovações
Carregar mais